Congresso faz homenagem aos 113 anos da imigração japonesa ao Brasil

bernadetealves.com
Congresso faz homenagem aos 113 anos da imigração japonesa ao Brasil ao cair da noite de 18 de junho de 2021


Para celebrar a chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos (SP), em 18 de junho de 1908, que trouxe o primeiro grupo de imigrantes japoneses ao país,o Congresso Nacional foi iluminado de vermelho no entardecer desta sexta-feira.


O movimento de imigrantes japoneses para o Brasil teve início em 1908 com a chegada de 165 famílias japonesas. Eram, na sua maioria, camponeses de regiões pobres do Japão, que vieram para trabalhar nas fazendas de café do estado de São Paulo.

Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil, sendo que esse número aumentou muito com o início da Primeira Guerra Mundial. Registros históricos indicam que no período de 1918 a 1940, cerca de 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras. Grande parte dessas pessoas ia para São Paulo, onde se formaram bairros, e até mesmo colônias, com um grande número de japoneses.

bernadetealves.com
Navio Kasato Maru, Porto de Santos (SP), em 18 de junho de 1908, trouxe primeiro grupo de 165 imigrantes japoneses ao Brasil

Segundo a Embaixada do Japão, o feito é uma comemoração do “vínculo de amizade entre o Japão e o Brasil”. Atualmente o Brasil tem a maior comunidade Nikkei (japonesa) do mundo fora do Japão: são mais de 2 milhões de japoneses.

A primeira-secretária e chefe do Departamento Político da Embaixada do Japão, Kinuka Shibamura, ressalta a importância da comemoração. “A data é de extrema importância para a comunidade nipônica e para as relações bilaterais Japão-Brasil. Devido à atual situação da pandemia mundial, não serão realizados os tradicionais eventos comemorativos. Dessa forma, a iluminação representará essa celebração de forma simbólica”.

bernadetealves.com
Brasil celebra os 113 anos da imigração japonesa ao Brasil

Para celebrar a data aconteceu nesta sexta-feira uma entrevista com a Hello Kitty feita pelo embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, no programa Café com o Embaixador. A Hello Kitty é uma das personagens mais famosas do país e considerada um elemento essencial para a cultura japonesa. Criada em 1960 pela empresa Sanrio, a boneca era apenas um brinquedo, mas se tornou sucesso de vendas em artigos de papelaria, roupas, objetos pessoais e produções audiovisuais.

bernadetealves.com
Embaixador Akira Yamada com Hello Kitty na celebração dos 113 anos da imigração japonesa ao Brasil


O encontro on-line foi publicado nas redes sociais da Embaixada do Japão no Brasil.


O orgulho de ser brasileiro e, ao mesmo tempo, o amor e respeito pelas raízes são parte da formação das identidades dos descendentes de japoneses que moram no Distrito Federal.

Fotos: Waldemir Barreto/Agência Senado, Marcos Correa/PR e Reprodução