As cores do Congresso Nacional

O Congresso Nacional, obra de Oscar Niemeyer, também chamado de Parlamento ou “Casa do Povo”, é o grande centro de exercício do Poder Legislativo em nível Federal. O órgão constitucional é composto pelo Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

O Palácio do Congresso Nacional abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. A concha voltada para baixo, implica nos intentos do entes federativos representados pelos senadores. Já a concha voltada para cima, materializa o sentimento de clamor popular representado pelos deputados federais.

Inspirado em outras estruturas como o Capitólio dos EUA em Washington, DC, ou a Basílica de São Pedro em Roma, a cúpula sobre a câmara do Senado tem a forma de uma abóbada parabólica rasa. Em contraste, para a Câmara dos Deputados maior, Niemeyer inverteu a cúpula simbólica, criando a forma de uma tigela.


Atrás do edifício principal e entre as duas cúpulas se encontram duas torres de 28 andares: uma delas pertence à Câmara e a outra ao Senado. A distância entre os anexos I do Senado e da Câmara dos Deputados é de 4,8m, tornando impraticável a passagem de aeronaves.


As torres do Congresso Nacional, em Brasília, servem de palco de iluminação especial e projeções em defesa da vida, saúde e meio ambiente. O cartão postal da capital e sede do Poder Legislativo reflete um arco-iris de cores e cada uma com significado especial.


Mais que uma atração para os brasilienses e turistas as pautas representam um exercício de cidadania e promove a conscientização da sociedade brasileira.


Os parlamentares ressaltaram a importância das campanhas como “Junho Verde 2021”, em defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. A instituição de datas dedicadas ao engajamento da sociedade para discutir e priorizar agendas ambientais é, portanto, parte de nosso ordenamento jurídico.


Verde, vermelho, rosa, azul, amarelo, laranja, roxo, branco,arco-íris, são cores símbolos de luta em prol da saúde, qualidade de vida e de proteção à vida.



#NossaVidaImporta, #OutubroRosa, #MaioAmarelo, #NovembroAzul, #VidasImportam, #RestaureMeioAmbiente, #DefesadosPovosIndígenas,#DoeSangue, #CidadesVerdes, #LutaContraAids, #Nãoaviolência, #JunhoVerde.




Fotos: Pedro França e Roque de Sá/Agência Senado e Sérgio Lima/Poder360