Distrito Federal registra manhã mais fria do ano com 6°C

bernadetealves.com
Distrito Federal registra manhã mais fria do ano com 6°C no dia 27 de junho

Nesta segunda-feira, 28 de junho, a temperatura mínima ficou entre 9°C e 11°C, e a máxima pode chegar a 25°C. Segundo o instituto previsão é que os termômetros permaneçam nesta mesma faixa durante os próximos dias, e que o frio fique ainda mais intenso no próximo fim de semana.

bernadetealves.com
Brasília amanhece com frio intenso


“Há uma quarta onda de frio aqui na região. E uma massa de ar polar, que agora está passando pela região Sul do Brasil, deve chegar ao Centro-oeste lá pelo final da semana”
, informa o meteorologista Cleber Souza.

bernadetealves.com
Instituto Nacional de Meteorologia, Brasília

O meteorologista explica que, no Distrito Federal, as baixas temperaturas desta época do ano são reflexo do clima seco. “A massa de ar seco não deixa formar nuvens no céu. E são as nuvens que seguram a temperatura. Sem elas, há uma perda de radiação muito grande. O calor do dia vai embora muito rápido quando anoitece.”

Cuidados com a saúde


Os cuidados com a saúde devem acontecer diariamente
. Hábitos saudáveis, boa alimentação, tempo para lazer, são importantes para todas as pessoas e proporcionam mais qualidade de vida e bem-estar.

No inverno, esses cuidados devem ser intensificados, a fim de ajudar o organismo a passar por essas mudanças do clima sem sequelas. Em baixas temperaturas é preciso estar atento às mudanças necessárias na rotina e cuidados com a saúde. Nessa época o organismo pode ficar mais propenso a gripes, resfriados e até pneumonias.


Variações bruscas na temperatura podem promover ou piorar dores de cabeça e baixas na imunidade, abrindo as portas para a instalação de gripes, resfriados e afins. Fora isso, o conforto térmico também é fundamental para enfrentar bem o período frio.

Durante essa época a pele fica desidratada e mais sensível pois transpiramos menos e usamos a água mais quente na hora do banho. A hidratação da pele é fundamental. Lábios também ressecam no inverno e podem causar feridas e rachaduras. Para se prevenir, o ideal é usar hidratantes específicos, sendo o mais comum a manteiga de cacau. Dermatologistas são os profissionais indicados para tratar destes desconfortos.


Quem sofre com alergias e doenças, como rinite, sinusite, bronquite e asma têm maiores chances de sofrer no período de frio.


É preciso reforçar o sistema de defesa do nosso corpo para enfrentar as temperaturas baixas. No inverno também é normal sentirmos mais fome e, por consequência, comer mais alimentos calóricos. No entanto, nutricionistas recomendam continuar com uma alimentação saudável mesmo nos dias mais frios, consumindo frutas, legumes e verduras, principalmente os ricos em vitamina C e ingerir bastante água. A alimentação saudável mantém o peso e nos livra das indesejadas gorduras corporais. O consumo de alimentos saudáveis ajuda a prevenir muitas doenças do frio e manter o sistema imunológico em dia.

bernadetealves.com
Tempo frio acende alerta para doenças respiratórias

A prática de exercícios físicos, mesmo nos dias mais frios, é outro hábito que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Especialistas dizem que praticar exercícios no inverno queima mais gordura que no verão. Além disso, ajuda a combater a preguiça e o mau humor, que também costumam ser bastante característicos nessa época do ano.


Mesmo com tempo frio e menos exposição ao sol, o protetor não deve ser abandonado porque raios nocivos existem o ano todo. A rotina no uso de bloqueadores solares deve ser contínua.


Renovar o ar em casa também é importante mesmo que o ambiente fique gelado. O ideal é circular bastante ar na casa assim como a entrada de sol nos cômodos. A concentração de poeira ajuda na proliferação de ácaros e bactérias, que ajudam a desencadear ou piorar problemas respiratórios.


Em tempos de pandemia do novo coronavírus todo cuidado é pouco. A rede pública de saúde disponibiliza a vacina da gripe para públicos específicos. Quem está de fora deste critério pode se vacinar na rede privada. A vacina contra a Influenza é indicada para todas as pessoas acima de 6 meses.


Cuidar da saúde é prova de amor.

Fotos: Divulgação