Leonardo Bessa toma posse como desembargador do TJDFT

O procurador de Justiça Leonardo Roscoe Bessa tomou posse nesta sexta-feira, dia 02, em solenidade online, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), em virtude da aposentadoria da Desembargadora Nídia Corrêa Lima.
A cerimônia foi acompanhada pelo presidente do TJDFT, desembargador Romeu Gonzaga Neiva; pela procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa; pelo secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha; pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), entre outras autoridades.
O desembargador Romeu Gonzaga Neiva, presidente do Tribunal, deu as boas-vindas e falou sobre a qualificação do novo desembargador. “O perfil que traçamos de Vossa Excelência, cujos predicados são inteiramente conhecidos, atesta que o cidadão brasiliense pode ficar tranquilo, pois os poderes e instrumentos legais agora enfeixados nas mãos do desembargador Leonardo serão usados com segurança e inteligência, sempre visam o bem comum na entrega da prestação jurisdicional”.
Durante a breve solenidade o novo desembargador recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, símbolo do cargo de desembargador das mãos de seu primogênito Leonardo Henrique Bessa. Momento de muita emoção.
Posse do Dr. Leonardo Bessa como Desembargador do TJDFT
Leonardo Bessa é Doutor em Direito Civil, mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB) e é autor de nove livros sobre a temática do Direito do Consumidor.
Ingressou na carreira de promotor de Justiça do MPDFT em 05 de dezembro de 1991,aos 24 anos, com atuação nas áreas de família, sucessões, criminal, Tribunal Júri, crime organizado e consumidor.
Nessa mesma data, em 2014, Bessa tomou posse como procurador-geral de Justiça do DF, nomeado pela então presidenta da República Dilma Rousseff.
Em 2016, no mesmo dia, Bessa iniciou o segundo mandato como chefe do MPDFT, reconduzido ao cargo pelo então presidente Michel Temer.
Durante quase 30 anos, como promotor de Justiça, Leonardo Bessa atuou em diversas áreas, mas se especializou em direito do consumidor.
Desde 2019 é procurador de Justiça na 2ª Procuradoria de Justiça Criminal Especializada e na Coordenadoria de Recursos Constitucionais, conselheiro do Conselho Superior do MPDFT e secretário Executivo do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC) do Conselho Nacional de Procuradores-gerais do Ministério Público da União (CNPG).
Em 2021 foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro ao cargo de desembargador do TJDFT pelo quinto constitucional do Ministério Público.O decreto com a nomeação aconteceu no dia 8 de junho e publicado no Diário Oficial da União no dia 09.
O desembargador Leonardo Bessa vai integrar uma das turmas cíveis do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Fotos: Reprodução