Viva a ciência e pesquisadores pelas conquistas diante da pandemia de Covid-19

bernadetealves.com

O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, comemorados em 8 de julho, tem um sentido maior porque em meio ao cenário caótico da pandemia do novo coronavírus, o conhecimento se multiplicou e milhares de vidas foram salvas. Por isso toda a nossa homenagem aqueles que desenvolveram a vacina contra Covid-19.


A ciência conseguiu respostas em tempo recorde e os progressos conquistados pela dedicação, entusiasmo, espírito de renovação e resiliência dos pesquisadores diante da pandemia de coronavírus, a maior das últimas décadas, surpreendeu.

Médicos e comunidade científica desenvolveram estudos com foco em diagnóstico, prevenção, tratamento e cura. Uma luta incansável para encontrar respostas seguras e baseadas no rigor científico. Os dedicados profissionais continuam buscando antever manifestações de doenças em larga escala. Graças a eles as pessoas têm possibilidade de fazer diagnósticos precoces e serem tratadas com medicamentos que têm menos efeitos colaterais.


Foi em meio a essa luta que surgiram vacinas para evitar que mais vidas sejam ceifadas. Por isso a importância de acreditar na Ciência, investir e valorizar os pesquisadores científicos. A solução para vencer a pandemia de Covid-19 está nas mãos desses valorosos e abnegados profissionais.

bernadetealves.com
Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico


O progresso da medicina só é possível graças ao desenvolvimento de pesquisas e a participação de voluntários nas pesquisas.

Neste dia dedicado a Ciência rendo minhas homenagens também ao SUS que se adaptou rapidamente para oferecer atendimento ambulatorial e de internação para milhares de pessoas. Obrigada por tantas e tantas vidas salvas.


O Dia Nacional da Ciência foi criado em 2001, pela Lei 10.221. Em 2008 foi criado o Dia Nacional do Pesquisador, pela Lei 11.807. A data 8 de julho foi escolhida porque foi o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), organização sem fins lucrativos fundada em 1948.

A ciência é tão importante que está em toda parte: nos foguetes aeroespaciais, nas vacinas e inclusive nos texto da internet. Apostar na ciência e nos nossos pesquisadores garante mais desenvolvimento.


O Instituto Butantan, responsável pela vacina CoronaVac e também a vacina contra o vírus Influenza, lançou no dia de hoje a série “Ser Cientista É” para que o público acompanhe o dia a dia de pesquisadores científicos do Instituto.

Fotos: Reprodução