Dia da Caridade: virtude que coloca em movimento as forças da alma

bernadetealves.com
Dia da Caridade: virtude que coloca em movimento as forças da alma


A caridade é uma virtude que aprimora, enaltece e ilumina a vida das outras pessoas. E tudo começa com um pequeno gesto.


Quem pratica a caridade coloca em movimento as forças da alma, como assegurava Chico Xavier. Nós não viemos a este mundo só para usufruir, mas para praticar a empatia, respeito, compaixão, solidariedade e ser benevolente com quem está necessitado.


A caridade ou a solidariedade não se limita à doação de alimentos ou roupas porque nem sempre a necessidade do próximo está nas coisas materiais. Muitas vezes a pessoa necessita de uma mão amiga, de um olhar fraterno, de um sorriso, de atenção e respeito.

Vamos praticar a caridade no gesto, no coração e em todas as nossas atitudes. Que, neste 19 de julho, Dia da Caridade, data que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prática e difusão da solidariedade, como um meio para desenvolver um bom entendimento entre todos os seres humanos, Deus nos capacite para praticarmos diariamente esta virtude.

Nossa homenagem a todos que semeiam a caridade como a incansável missionária Madre Teresa de Calcutá, símbolo da caridade, que se dedicou incansavelmente aos pobres, marginalizados e doentes.

Para homenageá-la a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional da Caridade, em 5 de setembro, data de sua morte.

Fotos: Reprodução