Amigo a gente não procura, o coração é quem encontra

Uma das mentes mais versáteis da Roma antiga, Marcus Túlio Cícero, que era também filósofo, escritor, advogado e político da República Romana, é apreciado até hoje principalmente pelo seu humanismo e trabalhos filosóficos e políticos. Cícero dizia que “Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade”.
E ele tinha razão. A vida fica mais fácil quando se pode contar com o amigo certo nas horas incertas. O amigo ama em todos os momentos, é um irmão na adversidade. São mimos de Deus.
Nesta terça-feira, dia 20 de julho, Dia do Amigo, vamos comemorar a existência daquele que, mesmo não sendo da família, é capaz de construir um vínculo forte e duradouro. Vamos celebrar os companheiros de vida em quem podemos confiar e desenvolver em nós mesmos as qualidades que admiramos em nossos amigos. Vamos viver para que nossa falta seja sentida e nossos exemplos seguidos.


Em tempos de pandemia, quando os amigos estão cada vez menos presentes e mais necessários, podemos declarar nossa amizade mesmo que à distância. Como é bom receber mensagens de incentivo, para nos sentirmos amados, lembrados e queridos. Mensagens de solidariedade e esperança podem ser traduzidas com flores, bombons e telefonemas. Ter um amigo alivia o sofrimento e o estresse para superar os efeitos de uma pandemia tão devastadora como esta.
Como não somos seres solitários, amizade verdadeira eleva nossa autoestima e faz bem para a saúde mental. Isso acontece quando atribuímos valor a vida de outra pessoa. Assim como nossos amigos transformam nossa vida, vamos retribuir apoiando causas para transformar a vida de outras pessoas.

O Dia do Amigo, foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, dentista, professor de psicologia e músico. Ele se inspirou na chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo.

Ao todo, o professor teria escrito mais de 1000 cartas sugerindo a celebração do Dia do Amigo, especificamente no dia 20 de julho. Dessa forma, a própria Argentina, o Brasil, o Chile, o Uruguai e a Espanha aderiram à data no calendário.
Em cidades brasileiras como o Rio de Janeiro, por exemplo, o Dia do Amigo está entre as datas comemorativas oficiais, criado por uma lei estadual de 2008. Em alguns países, o Dia do Amigo é comemorado em 30 de julho.


Não importa a data, um amigo deve ser reverenciado todos os dias, pois a vida fica mais leve quando podemos contar com um ombro amigo. Amigo é força, certeza da mão estendida. Uma cumplicidade que não se explica e que faz a alma pulsar.
Fotos: Reprodução