Agricultura Familiar: a força de quem alimenta o Brasil mesmo na adversidade

bernadetealves.com
Agricultura familiar beneficia o meio ambiente por adotar práticas mais sustentáveis

A agricultura familiar é um exemplo de como o campo conseguiu se reinventar durante a pandemia de covid-19 para continuar levando alimentos à população e, ao mesmo tempo, garantir a sobrevivência dos pequenos produtores.


Essa atividade ocupa lugar de destaque quando se trata da alimentação das famílias brasileiras. É responsável pela grande diversidade de alimentos e especiarias produzidas e disponibilizadas ao consumidor final de alimentos. A terra é a principal fonte de renda da família, como também moradia e local de trabalho.

bernadetealves.com
Agricultura familiar beneficia o meio ambiente por adotar práticas mais sustentáveis


A pandemia do coronavirus trouxe uma crise sem precedentes que mudou cenários e alterou as formas de produção, comercialização e de distribuição de produtos. daqui para a frente. Para enfrentar as contingências emergenciais os agricultores familiares foram auxiliados de forma eficaz por instituições como o Sistema CNA/Senar, Conab, Emater, Contag, Contar, universidades federais e Embrapa.

Dentre as estratégias de comercialização adotadas neste período, a venda de cestas de produtos organizados por meio de redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp, e grupos de mensagens para divulgar e comercializar produtos para entrega em domicílio foram eficazes e devem se tornar permanentes.

bernadetealves.com
As mãos de quem planta e produz também preservam o meio ambiente

Estudos demonstram que as políticas públicas federais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram imprescindíveis nesse processo e garantiram a manutenção da produção e da renda em tempos de pandemia sanitária.

bernadetealves.com
Agricultura Familiar: a força de quem alimenta o Brasil mesmo na adversidade

Como esta atividade é de suma importância é importante colocar em prática ações no sentido de ampliar a capacidade produtiva da agricultura familiar, não apenas em momentos emergenciais. É necessário realizar investimentos para melhorar a infraestrutura rural (estradas, energia elétrica e acesso à internet); melhorar a orientação técnica e financeira ao produtor para facilitar o acesso ao crédito; e desenvolver ações e programas que favoreçam a inclusão digital do agricultor familiar.

bernadetealves.com
Agricultura familiar beneficia o meio ambiente por adotar práticas mais sustentáveis

A agricultura familiar é responsável pela produção de mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira e a 8ª maior produtora de alimentos do planeta, segundo dados do Censo Agropecuário e do Banco Mundial. São 15 milhões de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares que contribuem com a soberania e segurança alimentar e nutricional dos brasileiros e brasileiras, produzindo alimentos saudáveis, de forma sustentável, com mais sabor, potencial nutritivo e preservando os hábitos alimentares locais, o meio ambiente e a cultura local.

bernadetealves.com
As mãos de quem planta e produz também preservam o meio ambiente e promovem sustentabilidade

Todo esse potencial e protagonismo dos povos do campo, da floresta e das águas é protegido pela Lei da Agricultura Familiar (11.326 de 24 de julho de 2006), que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Para dar ainda mais visibilidade a este importante setor, foi aprovada em 2018 a Lei 13.776, que instituiu a Semana Nacional da Agricultura Familiar.

bernadetealves.com
Semana da Agricultura Familiar de 19 a 24 de Julho debate os desafios dos pequenos produtores


Em 2021 a Semana da Agricultura Familiar acontece de 19 a 24 de julho, com a realização de diversas atividades, como eventos regionais e nacional por plataforma virtual, divulgação de materiais de divulgação, lançamento do Comitê Nacional da Agricultura Familiar, entre outras ações. A CONTAG também está incentivando a realização de ações nos estados e municípios durante esse período.

bernadetealves.com
Aristides dos Santos, presidente da Contag

“Será uma semana com várias atividades, debates e ações que visam dar visibilidade ao setor, articulada à agenda da Década da Agricultura Familiar. A CONTAG reafirma o seu compromisso para fortalecer a agricultura familiar e para dar visibilidade aos homens e mulheres que alimentam o Brasil”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.


Confira a agenda dos eventos regionais e do encontro nacional – realização pela plataforma Zoom com transmissão no Facebook e Portal da CONTAG:

Norte19/07, às 15 horas (horário de Brasília)
Sul20/07, às 10 horas (horário de Brasília)
Centro-Oeste20/07, às 15 horas (horário de Brasília)
Sudeste 21/07, às 10 horas (horário de Brasília)
Nordeste21/07, às 14 horas (horário de Brasília)
Nacional 22/07, às 14 horas (horário de Brasília)

bernadetealves.com
Agricultura Familiar: a força de quem alimenta o Brasil

Viva a Agricultura Familiar. As mãos de quem planta e produz também preservam o meio ambiente e garantem sustentabilidade.


Fotos: Contag, Fundação Itesp e Embrapa