Jeff Bezos: homem mais rico do mundo viaja ao espaço sem pilotagem humana

O fundador da Amazon e homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, se tornou nesta terça-feira, 20 de julho, o primeiro a viajar ao espaço com recursos próprios e sem piloto. Um feito histórico.
Jeff Bezos, 57 anos, embarcou por volta das 10h (horário de Brasília) a bordo de uma nave construída por sua própria empresa a Blue Origin, voltada ao setor aeroespacial.


O homem mais rico do mundo decolou direto do solo, em um deserto no oeste do Texas, Estados Unidos, a bordo de um foguete a uma velocidade superior a 3600 quilômetros por hora, para além de Kármán, a linha imaginária a 100 quilômetros de altitude que separa a atmosfera do espaço sideral.

O foguete foi batizado de New Shepard, em homenagem a Alan Shepard, primeiro americano a fazer um voo suborbital, em maio de 1961. É autônomo e dispensa pilotagem humana. A cápsula com os tripulantes se separou do foguete antes dele atingir 100 quilômetros de altitude, e flutuou no vácuo até retorno seguro ao solo por meio de paraquedas, de forma autônoma, enquanto o foguete desceu em outro ponto do deserto para ser reutilizado em futuras missões.

Jeff estava acompanhado do irmão Mark Bezos, de 51 anos, da aviadora pioneira Wally Funk, 82 anos, que fez parte do Mercury 13, grupo de astronautas mulheres recrutado e treinado pela Nasa em 1961 e que nunca tinha voado para o espaço e do holandês Oliver Daemen, de 18 anos, que ganhou a passagem de seu pai, um milionário gestor de patrimônio.



A capsula da Blue Origin aterrissou com sucesso no deserto do oeste do estado norte-americano do Texas depois do voo de 11 minutos no espaço. Jeff Bezos e tripulação foram recepcionados por familiares e a equipe da Blue Origin.


A viagem ao espaço ocorreu uma semana depois da feita pelo também bilionário Richard Branson, 71 anos, no dia 11, pela sua empresa Virgin Galactic. Os dois pretendem explorar o mercado do turismo espacial.

Fotos: Reprodução e Handout / AFP / BLUE ORIGIN