Paulo Octávio recebe ministro Augusto Nardes para debater os Desafios do Desenvolvimento

bernadetealves.com
Empresário Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília com o ministro do TCU Augusto Nardes

O empreendedor Paulo Octávio, presidente do LIDE Brasília, recebeu nesta quinta-feira, dia 12, o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes e convidados com almoço seguido de palestra no Brasília Palace.


O encontro que reuniu representantes do setor produtivo, políticos e autoridades do governo local e federal
, tem por meta promover e incentivar as relações empresariais e a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público.

bernadetealves.com
Edison Brito Garcia, Marcos Koenigkan e Jacoby Fernandes, no almoço do Lide Brasília promovido por Paulo Octávio


O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, foi fundado em junho de 2003 por João Dória, atual governador de São Paulo. É uma organização de caráter privado, que reúne empresários em nove países e quatro continentes. Em Brasília é presidido pelo empreendedor Paulo Octávio Pereira. Atualmente tem 1.300 empresas filiadas (com as unidades nacionais e internacionais), que representam 49% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil e no exterior, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários.

bernadetealves.com
Ivonice Campos, presidente da Fibra Jamal Bittar e Laura Oliveira no almoço promovido por Paulo Octávio

Paulo Octávio Pereira, presidente do grupo de líderes empresariais em Brasília, agradeceu a presença dos empresários e autoridades e falou da brilhante trajetória política do gaúcho de Santo Ângelo, Augusto Nardes, fundador da Rede Governança Brasil, e ex-presidente do Tribunal de Contas da União.

“O LIDE o recebe ministro Augusto Nardes, com muito entusiasmo dentre todas as autoridades presentes pelo momento da retomada do Brasil, nessa fase pós-Covid, onde temos que ter uma grande integração entre setor produtivo e governo, com diálogo e sintonia dos poderes”, disse o presidente do LIDE Brasília Paulo Octávio.

bernadetealves.com
Empresário Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília, com o ministro do TCU Augusto Nardes

O ministro Augusto Nardes, falou aos empresários e políticos sobre os caminhos da governança na retomada do crescimento e defendeu a rigidez e a necessidade de um plano sólido para que os planos nacionais já em andamento não sejam descartados a cada novo governo.


Nardes demonstrou que somente a governança é o único caminho para poder viabilizar o país para uma recuperação econômica. Segundo ele “a governança dá condições de eficiência, e entrega resultados. Sem governança, não adianta, o país fica atacando em vários setores e não prioriza os pilares da Nação. Temos que ter política de Estado, políticas permanentes no país”.

bernadetealves.com
Ministro Augusto Nardes fala sobre Governança em almoço promovido por Paulo Octávio, no Brasília Palace


O ministro traçou metas para mostrar como tornar o Estado mais eficiente. “Vemos que os empresários são os que sofrem mais e que chegam até a ir à falência, ao contrário do Estado. Eu fui buscar o exemplo dos empresários na governança corporativa para implantar a governança pública no TCU”, comentou o ministro. A mudança começou com um trabalho preventivo para que o papel do tribunal não seja apenas punir, e assim criar facilidades para o empreendedorismo e geração de emprego no País.


Nardes relatou que alguns estados brasileiros
já implementaram os princípios da governança e, com isso, o País enfrenta hoje uma disparidade entre os projetos e as execuções, o que acaba acarretando desvios de verba pública. Segundo levantamentos do TCU, o Brasil tem cerca de 14 mil obras públicas paradas, com um valor de investimento de R$ 155 bilhões, que foram praticamente desperdiçados.

bernadetealves.com
Ministro Augusto Nardes fala sobre Governança em almoço promovido por Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília

De acordo com o ministro Nardes, o Brasil precisa implementar a governança em todos os seus municípios, pois somente desta maneira terá o crescimento que necessita. A Rede Governança Brasil produziu uma cartilha para os prefeitos entenderem a importância e, juntamente, com os governadores e o governo federal, pretende definir um plano para que o Brasil siga um fluxo geral, mesmo com novos governantes a cada eleição.


Um dos principais pontos do nosso trabalho é que tenhamos projetos de médios e longos prazos para os pilares da Segurança, Educação, Saúde e Infraestrutura. Agora estamos fazendo mentoria com os prefeitos, para que no início de seus mandatos haja prioridades estabelecidas”, disse Augusto Nardes.

bernadetealves.com
Luiz Afonso Costa Medeiros, Sandra Rodrigues e o empresário pioneiro Antônio Matias, no almoço do Lide Brasília, promovido por Paulo Octávio no Brasília Palace

O ministro do Tribunal de Contas da União declarou que, sem governança, não há produtividade e nem como entregar resultados para a sociedade.

O empreendedor Paulo Octávio Pereira, acompanhado de seu filho André Octávio, encerrou mais um brilhante e prestigiado encontro do Lide Brasília, no icônico hotel Brasília Palace.


Fotos: Divulgação Lide e Reprodução