Paulo Octávio recebe ministro Augusto Nardes para debater os Desafios do Desenvolvimento

O empreendedor Paulo Octávio, presidente do LIDE Brasília, recebeu nesta quinta-feira, dia 12, o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes e convidados com almoço seguido de palestra no Brasília Palace.
O encontro que reuniu representantes do setor produtivo, políticos e autoridades do governo local e federal, tem por meta promover e incentivar as relações empresariais e a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público.

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, foi fundado em junho de 2003 por João Dória, atual governador de São Paulo. É uma organização de caráter privado, que reúne empresários em nove países e quatro continentes. Em Brasília é presidido pelo empreendedor Paulo Octávio Pereira. Atualmente tem 1.300 empresas filiadas (com as unidades nacionais e internacionais), que representam 49% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil e no exterior, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários.

Paulo Octávio Pereira, presidente do grupo de líderes empresariais em Brasília, agradeceu a presença dos empresários e autoridades e falou da brilhante trajetória política do gaúcho de Santo Ângelo, Augusto Nardes, fundador da Rede Governança Brasil, e ex-presidente do Tribunal de Contas da União.
“O LIDE o recebe ministro Augusto Nardes, com muito entusiasmo dentre todas as autoridades presentes pelo momento da retomada do Brasil, nessa fase pós-Covid, onde temos que ter uma grande integração entre setor produtivo e governo, com diálogo e sintonia dos poderes”, disse o presidente do LIDE Brasília Paulo Octávio.

O ministro Augusto Nardes, falou aos empresários e políticos sobre os caminhos da governança na retomada do crescimento e defendeu a rigidez e a necessidade de um plano sólido para que os planos nacionais já em andamento não sejam descartados a cada novo governo.
Nardes demonstrou que somente a governança é o único caminho para poder viabilizar o país para uma recuperação econômica. Segundo ele “a governança dá condições de eficiência, e entrega resultados. Sem governança, não adianta, o país fica atacando em vários setores e não prioriza os pilares da Nação. Temos que ter política de Estado, políticas permanentes no país”.

O ministro traçou metas para mostrar como tornar o Estado mais eficiente. “Vemos que os empresários são os que sofrem mais e que chegam até a ir à falência, ao contrário do Estado. Eu fui buscar o exemplo dos empresários na governança corporativa para implantar a governança pública no TCU”, comentou o ministro. A mudança começou com um trabalho preventivo para que o papel do tribunal não seja apenas punir, e assim criar facilidades para o empreendedorismo e geração de emprego no País.
Nardes relatou que alguns estados brasileiros já implementaram os princípios da governança e, com isso, o País enfrenta hoje uma disparidade entre os projetos e as execuções, o que acaba acarretando desvios de verba pública. Segundo levantamentos do TCU, o Brasil tem cerca de 14 mil obras públicas paradas, com um valor de investimento de R$ 155 bilhões, que foram praticamente desperdiçados.

De acordo com o ministro Nardes, o Brasil precisa implementar a governança em todos os seus municípios, pois somente desta maneira terá o crescimento que necessita. A Rede Governança Brasil produziu uma cartilha para os prefeitos entenderem a importância e, juntamente, com os governadores e o governo federal, pretende definir um plano para que o Brasil siga um fluxo geral, mesmo com novos governantes a cada eleição.
“Um dos principais pontos do nosso trabalho é que tenhamos projetos de médios e longos prazos para os pilares da Segurança, Educação, Saúde e Infraestrutura. Agora estamos fazendo mentoria com os prefeitos, para que no início de seus mandatos haja prioridades estabelecidas”, disse Augusto Nardes.

O ministro do Tribunal de Contas da União declarou que, sem governança, não há produtividade e nem como entregar resultados para a sociedade.
O empreendedor Paulo Octávio Pereira, acompanhado de seu filho André Octávio, encerrou mais um brilhante e prestigiado encontro do Lide Brasília, no icônico hotel Brasília Palace.
Fotos: Divulgação Lide e Reprodução