Brasília perde Roberto Stuckert: o mestre do fotojornalismo

bernadetealves.com
Roberto Stuckert: ícone do fotojornalismo em Brasília

É com muita tristeza que registro o falecimento do repórter fotográfico Roberto Stuckert, conhecido como Stukão, aos 78 anos, por insuficiência cardíaca, nesta segunda-feira, dia 23 de agosto.


A lenda da fotografia nacional colecionava histórias que vão além das imagens que registrou. Bastidores mostram como o retratista era valente e respeitado. Stuckert é um sobrenome que marca uma geração de fotógrafos que iniciou com Eduardo, passou para Roberto e este para os filhos Ricardo e Roberto. Uma imagem construída com muito profissionalismo e respeitabilidade.

O falecimento do ícone do fotojornalismo, com grande relevância não só em Brasília, como no Brasil causou começou nos familiares, amigos e pupilos de Stukão, o mestre dos mestres que sabia eternizar a história com alegria e arte. Ele trabalhou em importantes publicações brasileiras como Manchete, Jornal Diário Carioca, Jornal do Brasil, Jornal de Brasília e Associated Press.


O fotojornalista foi fotógrafo oficial de João Batista de Oliveira Figueiredo
, último general presidente do Brasil. Seus dois filhos também seguiram a profissão do pai e trabalharam no Palácio do Planalto. Ricardo Stuckert foi fotógrafo oficial da Presidência da República, no governo de Luis Inácio Lula da Silva, e Roberto Filho no governo Dilma Rousseff.

bernadetealves.com
Roberto Stuckert com os filhos Roberto e Ricardo Stuckert, fotógrafos oficiais da Presidência da República


Roberto Stuckert passou três ensinamentos aos filhos. O fotógrafo presidencial não pode ouvir, ver ou falar. “Nosso manual é o mesmo daqueles macaquinhos”, brincava Stuckão.

Ricardo homenageou o pai Roberto no Instagram.


“Hoje meu pai partiu. Ele sempre foi esta pessoa, feliz, alegre, com um sorriso no rosto e um contador de histórias. Desde pequeno, eu sempre sempre fui encantado por ele. Admirava o profissionalismo, a dedicação, a devoção à família. E foi com ele que aprendi a fotografar. Um dos primeiros presentes que ganhei dele, ainda criança, foi uma máquina fotográfica. Ele me entregou e disse ‘Rico’, aqui tem a minha vida e você vai aprender a olhar o mundo por este visor”, declarou Ricardo.

bernadetealves.com
Roberto Stuckert com o filho Ricardo Stuckert, tradição de fotógrafos no Palácio do Planalto

Nossa solidariedade aos familiares deste ser humano incrível, de alegria contagiante, de voz altiva, de coração gigante que cumpriu com honra sua missão.


Tive o privilégio de conhecer o super Stuckert, e conviver com ele em muitos eventos profissionais da capital do país. Ele era o “cara”. Agora será clicado junto com as estrelas do firmamento.

Você que iluminou tantos corações siga agora na Luz Divina e que Deus o acolha querido cidadão e exemplar profissional. Você que eternizou a história e a vida de milhares de pessoas com as lentes de seu coração, agora ficará eternizado em nosso coração.

Fotos: Ricardo Stuckert e Reprodução