Dia da Infância – momento de refletir, agir e proteger

bernadetealves.com
24 de agosto celebra-se o Dia da Infância, data criada pela Unicef

Neste 24 de agosto, celebra-se o Dia da Infância, data criada pelo Unicef para promover uma reflexão sobre as condições de vida dos pequenos ao redor do mundo e defender que todos tenham acesso aos devidos cuidados e a tudo aquilo que necessitam para um desenvolvimento pleno e harmonioso – nisto se inclui os direitos básicos de alimentação, moradia, formação social, saúde e lazer.

A data também é um convite para a compreensão da importância desse período de vida e para que as pessoas lutem pelos direitos das crianças.

bernadetealves.com
Criança merece uma infância feliz e saudável

É um tempo, sem dúvida, de celebrar as belezas e a magia de uma etapa tão especial da vida pois a criança antes de falar, canta; antes de andar, dança e antes de escrever, desenha. É abençoada desde cedo com uma capacidade incrível de talento, de criatividade e de expressão.


Desde o nascimento, a criança conhece o mundo pelos atos dos pais, age desse ou daquele modo com base em quem é referência para ela. Por isso é importante darmos bons exemplos pois eles terão impacto por toda a vida de nossos filhos e afetarão inclusive a educação escolar e o respeito ao meio ambiente.

bernadetealves.com
A natureza pelos olhos e coração de uma criança

Para que desenvolva estas habilidades com segurança e saúde e se torne um adulto capaz, brilhante e responsável, sem nunca perder o espírito de criança, depende da ajuda da família, sociedade e governantes.

É tempo de lutar pelas crianças em situação de vulnerabilidade, que não possuem o mínimo para se desenvolver plenamente. Em todo o mundo, elas são milhões – inclusive, no Brasil. Toda criança merece uma infância feliz, daí a importância do cuidado.

A importância da Primeira Infância

bernadetealves.com
Abençoadas sejam as crianças

Investir nos primeiros anos de vida das crianças é crucial para a formação dos indivíduos. Os primeiros mil dias de vida – da gestação até os dois anos de idade – é uma janela única de oportunidades para o desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional das crianças. Infelizmente, apesar de todos os marcos legais, projetos públicos e datas especiais, muitas crianças não gozam desses direitos. Isso é o que mostram algumas pesquisas recentes.

O que é a infância?

bernadetealves.com
Infância saudável proporciona desenvolvimento pleno e harmonioso

Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a carta magna internacional assinada pelo Brasil em 1990, entende-se por infância o período de vida de todo indivíduo com menos de dezoito anos de idade, “salvo se, em virtude da lei que lhe seja aplicável, tenha atingido antes a maioridade”.

bernadetealves.com
Criança e natureza devem ser protegidas sempre

Nesta data dedicada à infância precisamos reafirmar nosso compromisso de proteger e lutar pelos direitos das crianças. A criança tem direito a creche e escolas de qualidade, alimentação completa e de qualidade, cuidado com a saúde física e mental, oportunidade para sonhar com seu futuro e poder transformar este sonho em realidade.


O mundo infantil pertence às crianças e nele deve haver sempre alegria, brincadeira e inocência.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

Fotos:Jamie Grill/Getty Images, Reprodução e Bernadete Alves