Conjunção tripla entre Lua, Saturno e Júpiter proporcionou espetáculo no céu

O final de semana foi especial para os apaixonados pela Lua Cheia. O que seria das nossas noites se não tivesse a lua? O céu fica mais bonito e romântico e quando o reflexo bate na água é puro encantamento. A lua nos permite renascer, nos dá esperança e motivação para seguirmos nossos planos.
Ela se revelou majestosa no domingo, dia 22 de agosto, chamada Lua Azul. Apesar de o termo popularmente se referir a quando ocorre uma segunda lua cheia em um mesmo mês, o fenômeno na verdade se refere à terceira lua cheia de uma mesma estação do ano: é o caso da “Blue Moon” deste domingo.

A primeira lua cheia deste inverno ocorreu em 24 de junho, a segunda, em 23 de julho e a terceira em 22 de agosto. Além da beleza de se apreciar uma Lua Cheia ela ainda foi protagonista de mais um espetáculo no firmamento:conjunção com Saturno e Júpiter.
No sábado, dia 21, Saturno ficou visualmente acima da Lua e Júpiter, abaixo e a esquerda da Lua. Já no domingo, dia 22, a Lua foi vista abaixo de Júpiter e Saturno.
A conjunção celeste foi destaque no céu, com visualização mais clara em áreas rurais, uma vez que o excesso de luz não ofuscou o brilho dos objetos celestes.

O firmamento tem nos presenteado com lindos fenômenos lunares.
A Lua chegou em sua fase cheia e isso acontece pela segunda vez no mesmo mês de agosto. A diferença da Lua Azul deste domingo, que na verdade não muda de cor, é que se refere à terceira lua cheia de uma mesma estação do ano, conhecida também como “Blue Moon”.
Além da Lua Azul, vista no domingo, ela também se revela como Superlua e Lua de Sangue.
Lua Azul

Ela recebe este apelido por ser a segunda Lua cheia de um mesmo mês, ou originalmente, à terceira de uma estação. Na verdade, ela não muda de cor nem de aparência. Este evento raro só deve acontecer novamente em 19 de agosto de 2024, de acordo com a Nasa.
Às vezes a lua realmente parece azul, embora esse fenômeno seja incomum e ocorra apenas em condições específicas como quando a atmosfera acima de um determinado local é preenchida com cinzas ou partículas de poeira do tamanho certo.
Lua de Sangue
Ocorre quando durante um eclipse a Lua não desaparece totalmente da vista, mas adquire uma tonalidade avermelhada.
Eclipse Lunar
Ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra. Pode ser encoberta parcialmente ou totalmente, dependendo do alinhamento entre as órbitas do planeta e do satélite.
Fotos: Gary Seronik, e Reprodução/WhatsApp