Psicólogo: encurta distâncias e conecta vidas

Nesta sexta-feira, 27 de agosto, celebra-se o Dia do Psicólogo, o profissional que escuta e acolhe a dor do outro sem misturar as suas próprias dores. Que estuda o que não se pode ver ou tocar, e que usa a empatia como instrumento.
Neste mês a categoria completa 59 anos de existência no Brasil. A Lei 4.119, que estabelece a profissão foi sancionada em 27 de agosto de 1962, no governo do presidente da República, João Goulart.

O profissional de Psicologia, atua para compreender a complexidade das subjetividades e suas relações com o mundo, a sociedade e a cultura. Alinhando a ciência e a profissão. Vai além do que dizem as palavras e os silêncios.
Uma função de extrema importância e de grande responsabilidade. Um profissional que domina a arte de ouvir, compreender e auxiliar o outro a suavizar as próprias dores e dilemas. O psicólogo é aquele que nos ajuda a olhar para dentro e “acordar”.

O símbolo da psicologia é o psi (Ψ) a vigésima terceira letra do alfabeto grego. Com sua evolução e o passar do tempo, os romanos passaram a nomear a letra de “psique”. O significado da palavra era inicialmente de sopro, brisa, respiração, mas com o passar do tempo passou a ter a conotação de alma, ânimo e espírito.

Um conceito estabelecido sobre a profissão diz que: “A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano, o profissional de psicologia por sua vez é alguém que busca compreender as funções e comportamentos da mente humana através de estudos que possibilitam auxiliar no tratamento e prevenção de doenças mentais, na compreensão e enfrentamento das questões emocionais e na busca por equilíbrio e qualidade de vida”.
Nossa homenagem a quem cuida, escuta e aconselha, nos ensinamentos dos mestres.

“Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer”. Sigmund Freud
“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho normal”. Albert Einstein
“Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com as trevas das outras pessoas.” Carl Gustav Jung.

Feliz Dia do Psicólogo.
Fotos: Reprodução