Chove em Brasília após 75 dias de estiagem

O anoitecer de segunda-feira, dia 30, foi especial. A baixa umidade do ar, calor e a seca que castigam Brasília no inverno foram amenizadas com uma preciosa chuva com direito a nuvens carregadas e até raios.

Fazia 75 dias que não chovia no Distrito Federal. A última chuva em Brasília foi registrada no dia 15 de junho. Brasilienses registraram a precipitação de água no Plano Piloto, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Sudoeste, no Guará I, em Águas Claras, Brazlândia.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por volta das 18h30, caiu 0,8mm de chuva e ela continuou mansamente por mais de 30 minutos. Amanhã dia 31 ela vai voltar. São esperadas rajadas moderadas de vento que vem da Região Norte e chega ao Centro-Oste aumentando a umidade e gerando condições de chuva em áreas centrais do Brasil, como aqui em Brasília.

“É provável que o tempo permaneça assim até quarta-feira. Temos chance de chuva, mas está sendo muito pontual. Tivemos um pouco de incremento de umidade na atmosfera, com algumas nuvens mais carregadas. É só uma entrada de umidade associada ao calor que nós tivemos”, diz o meteorologista Olívio Bahia.
O mês de setembro deve ser de tempo seco com calor e baixa umidade do ar. Chuva em Brasília somente na segunda quinzena de outubro, segundo o Inmet.
Fotos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil e Reprodução