Chove em Brasília após 75 dias de estiagem

bernadetealves.com
Catedral de Brasília emoldurada pelos pingos de chuva na noite do dia 30 de agosto de 2021

O anoitecer de segunda-feira, dia 30, foi especial. A baixa umidade do ar, calor e a seca que castigam Brasília no inverno foram amenizadas com uma preciosa chuva com direito a nuvens carregadas e até raios.

bernadetealves.com
Nuvens carregadas registradas na Esplanada dos Ministérios anunciam a chegada de chuva em Brasília

Fazia 75 dias que não chovia no Distrito Federal. A última chuva em Brasília foi registrada no dia 15 de junho. Brasilienses registraram a precipitação de água no Plano Piloto, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Sudoeste, no Guará I, em Águas Claras, Brazlândia.

bernadetealves.com
Raios anunciam chuva em Brasília após 75 dias de estiagem

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por volta das 18h30, caiu 0,8mm de chuva e ela continuou mansamente por mais de 30 minutos. Amanhã dia 31 ela vai voltar. São esperadas rajadas moderadas de vento que vem da Região Norte e chega ao Centro-Oste aumentando a umidade e gerando condições de chuva em áreas centrais do Brasil, como aqui em Brasília.

bernadetealves.com
Chuva em Brasília registrada na Rodoviária do Plano Piloto na noite do dia 30 de agosto de 2021

“É provável que o tempo permaneça assim até quarta-feira. Temos chance de chuva, mas está sendo muito pontual. Tivemos um pouco de incremento de umidade na atmosfera, com algumas nuvens mais carregadas. É só uma entrada de umidade associada ao calor que nós tivemos”, diz o meteorologista Olívio Bahia.


O mês de setembro deve ser de tempo seco com calor e baixa umidade do ar. Chuva em Brasília somente na segunda quinzena de outubro, segundo o Inmet.


Fotos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil e Reprodução