Brasil ganha ouro inédito no Goalball com brasiliense melhor do mundo

bernadetealves.com
Seleção masculina de Goalball conquista ouro inédito nas Paralimpíadas de Tóquio

A Seleção masculina de goalball conquistou, nesta sexta-feira, dia 3 de setembro, o ouro inédito do país na modalidade, em Tóquio. Depois da prata em Londres e do bronze no Rio, o Brasil sobe no lugar mais alto do pódio nas Paralimpíadas de Tóquio.

bernadetealves.com
Brasil goleia a China e conquista ouro inédito no goalball em Tóquio


Os brasileiros, bicampeões mundiais (2014 e 2018), golearam a China por 7 a 2 no Centro de Convenções Makuhari Messe, na cidade de Chiba. Parazinho e o brasiliense Leomon Moreno, o atacante melhor do mundo, marcaram três vezes cada um, o que sacramentou a vitória verde-amarela no esporte criado para pessoas com deficiência visual.

bernadetealves.com
Seleção masculina de Goalball conquista ouro inédito para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio


Os três maiores protagonistas do título inédito no goalball masculino brasileiro nos Jogos Paralímpicos se abraçaram e vibrar com o ouro inédito. Era a consagração de uma história que começou no Parapan de Guadajalara. Romario e Leomon são duas lendas do goalball. Ao lado deles, Josemarcio Souza, o Parazinho, forma o trio titular com a responsabilidade, cumprida à risca, de manter o nível.


Romario Marques, capitão do time, traz na bagagem um recorde de quatro participações paralímpicas.


“Nós vinhamos com um propósito lá de 2011, em Guadalajara. Tínhamos de classificar no Parapan para participar dos Jogos de Londres. Ganhamos a prata e saímos de lá com o propósito de sermos campeões paralímpicos. Conseguimos ser tricampeões parapan-americanos e bicampeões mundiais. Em 2016 só conseguimos a medalha de bronze e agora com humildade e pés no chão, nós conseguimos. Não foi fácil, mas conseguimos. Um atleta tem de ter paciência. Traçar alguns objetivos, colocar metas. Acompanhar a evolução do goalball brasileiro e fazer parte de toda essa trajetória para mim é uma felicidade. Ver esses moleques jogando em alto nível junto comigo. Junta experiência com a renovação e torna-se uma equipe campeã”, declarou Romário.

bernadetealves.com
Romário pivô da defesa foi um gigante na conquista do ouro inédito no Goalball masculino em Tóquio


O brasiliense Leomon Moreno, considerado o maior jogador de goalball do mundo, disse que, para ele, a história do ouro começou ainda antes, em 2007, “quando eu entrei no goalball através dos meus irmãos Leandro e Leonardo, devo tudo a eles. Eles que me ensinaram tudo, sempre acreditaram em mim. Me deram muitos conselhos, às vezes, lá na adolescência, a gente precisava de um puxão de orelha, eles sempre me auxiliando, dando os caminhos das pedras. Devo muito a eles. Leandro e Leonardo, amo vocês e muito obrigado por tudo que fizeram por mim, na minha vida e carreira. Esse ouro é da família Moreno”, disse o brasiliense.

bernadetealves.com
O brasiliense Leoman Moreno marca 3 e garante o ouro inédito do Brasil no Goalball em Tóquio

O camisa 4 também agradeceu toda ajuda que recebeu até o ouro. “O professor Alex, lá de Brasília, que acreditou em mim desde o começo. Depois vieram só evoluções, agradeço a todos que fizeram parte da minha história e da minha carreira. A cada dia vinha sendo colocado um tijolinho aí nessa medalha de ouro. Passamos por títulos pan-americanos, mundiais, medalhas paralímpicas até esse ouro aqui que com certeza vai ser um marco para o Goalball brasileiro e mundial”, declarou Leomon Moreno.

bernadetealves.com
Leoman Moreno, o brasiliense melhor do mundo no Goalball paralímpico, fez 3 gols na conquista do ouro inédito


O atacante Leomon enaltece a defesa como pilar do título. “ O fundamento do goalball é a defesa, que vai mandar dentro de um jogo. Se fechar e ter uma defesa muito sólida, firme, acaba que os adversários perdem a cabeça, fazem penalidade, então a nossa pressão psicológica é a defesa”.

bernadetealves.com
Romário Marques,capitão do time, e o artilheiro Leomon Moreno, fizeram defesas espetaculares para a conquista do ouro inédito do Brasil no Goalball em Tóquio


O brasiliense Leomon lembrou a importância que uma medalha de ouro tem para a sociedade em geral e mais ainda para pessoas com deficiência. “A gente sabe que tem várias pessoas que às vezes estão em casa, sem nenhuma informação do que uma pessoa com deficiência é capaz, e esses Jogos Paralímpicos foram bem divulgados. Agradeço a todos os veículos de comunicação que nos deram essa oportunidade de chegar na casa de alguém, que com certeza vê uma esperança na sua vida, vendo a deficiência só como uma limitação, não como uma barreira“.

bernadetealves.com
Parazinho, camisa 5, artilheiro dos Jogos Paralímpicos com 26 gols no Goalball

Parazinho, artilheiro dos Jogos Paralímpicos com 26 gols, disse que Romário e Leomon são feras demais. “O Leomon é o melhor do mundo, então eu me inspiro muito nele. Tento me adaptar para me igualar a eles, aguentar o B.O. na ala direita. Graças a Deus posso dizer que estou chegando ao nível deles. Eu só tenho a agradecer, todos os atletas são de alto nível, pessoas espetaculares, não tenho palavras para descrever. A emoção é de dever cumprido, que a gente tem um com o outro”, disse o camisa 5.

bernadetealves.com
A comemoração de Romario, Leomon e Parazinho do ouro inédito no Goalball paralímpico em Tóquio

Alex, Zé Roberto e Emerson também foram elogiados pelo capitão Romário.“Nosso treinamento é muito intenso, a competitividade no dia a dia, a nossa força de vontade, garra, essa vontade de ganhar. No dia a dia, os meninos, o Alex, Zé Roberto, Emerson, é o que nos propicia isso, pra chegar todo mundo junto e conseguir os objetivos”, diz Romário.