Festa do Morango é atração do final de semana em Brasília

A Morangolândia está de volta para a alegria dos produtores da fruta e também dos apaixonados pelo moranguinho in natura e seus derivados. A Festa do Morango está pronta, bonita e segura para receber os visitantes.
A abertura da 25ª Festa do Morango de Brasília acontece nesta sexta-feira, dia 03, às 19h, na sede da Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), Incra 6, BR-080, Km 13, em Brazlândia com acesso gratuito.

Em 2020, devido à Covid-19, o evento aconteceu no modelo remoto. Mas este ano, com algumas modificações na programação, como a retirada dos shows, o uso obrigatório de máscara e controle do número de visitantes na Morangolândia, é possível retomar a festa presencial.


O presidente da Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão, Shoji Saiki, um dos responsáveis pelo evento,diz que foi um desafio organizar a festa devido à incerteza, por causa da pandemia mas que é necessária para dar visibilidade ao produto e evitar perdas do moranguinho.”Mesmo com o público reduzido, esperamos receber entre cinco e oito mil visitantes por dia”.

Brazlândia é conhecida como a “república do morango”, pois concentra 98% da produção da fruta no Distrito Federal. A 50 km da área central de Brasília, o asfalto dá lugar às plantações rasteiras de morangos, ocupando mais de 150 hectares. O morango produzido por 226 agricultores movimenta aproximadamente R$ 50 milhões, por ano e é consumido quase todo em Brasília, segundo a Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).
Adriana Nascimento, gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Emater-DF, conta que a empresa ajuda os produtores desde o plantio até a colheita. “Fornecemos o trabalho do agrônomo, auxiliamos no processo de produção, disponibilizamos nutricionista e economista domésticas e auxílio na pós-colheita e comercialização. Ou seja, em toda a cadeia estamos presentes”.
Benefícios do Morango

Estudos comprovam que o morango é fonte abundante de vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infecções e ainda fortalece os dentes e ossos. Possui antocianina (substancia que dá sua cor) e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose.
O potássio e magnésio presentes nos moranguinhos são saudáveis ao coração e podem ajudar a regular a pressão arterial e também diminuem os efeitos negativos do sal.
Morangos também são ricos em água e em fibras, que são muito importantes para uma digestão saudável. Problemas que podem surgir da falta de fibras incluem constipação e diverticulite – uma inflamação do intestino que afeta cerca de 50% das pessoas com mais de 60 anos. As fibras também podem ajudar no combate a diabetes tipo 2, atrasando a absorção de açúcares, isto é, glicose no sangue. Como resultado, os adultos com diabetes podem desfrutar dos morangos com moderação na sua dieta.
Propriedades do Morango


- Excelente fonte de vitamina C e manganês.
- Contém vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio.
- Contém vários açúcares, incluindo frutose e principalmente levulose.
- Elimina toxinas do corpo, assim, pode ser considerada uma fruta depurativa.
- Alcaliniza o sangue e reforça a imunidade.
- Pode ser considerado diurético e laxativo, por suas propriedades laxantes encontradas nas fibras e sais minerais, estimulando o intestino.
- Possui pouco valor calórico (5 morangos de tamanho médio têm cerca de 24 calorias).
- Possui fisestina (substancia que estimula o cérebro e melhora a memória).
- Contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica especialmente para as mulheres.
- Com relação aos fitonutrientes, eles possuem compostos dos grupos das antocianinas, dos flavonoides, dos ácidos hidroxicinâmicos e hidroxibenzóicos, exemplares de taninos e estilbenos.
Melhor forma de consumir a fruta

O morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Se for cortar os morangos, consuma imediatamente, pois quando seu interior entra em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do morango se perdem.
O morango pode ser consumido em saladas, sobremesas ou sucos. Para o suco o ideal é bebê-lo imediatamente, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão ali. Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C se perde.

O morango não tem contraindicação, mas se consumido em excesso pode piorar os casos de pedra nos rins, devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais. Por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango pode causar irritação no intestino e piorar o quadro de pacientes que sofrem com este tipo de problema.
Fotos: Divulgação, Letícia Carvalho/G1 e Valter Campanato/Agência Brasil