Dubai sedia exposição universal futurista e monumental

bernadetealves.com
Vista aérea da Expo 2020, em Dubai, Emirados Árabes


A Expo 2020 Dubai
com obras arquitetônicas e inovações tecnológicas de mais de 190 países, promete ser o maior evento já visto no Oriente Médio, no ano que antecede a Copa do Mundo de futebol, que será celebrada em Catar.


A tradição de juntar os países num só lugar começou no século XIX. A primeira grande exposição foi em 1851, em Londres. Era exibida a última palavra em maquinário, num mundo ainda sob impacto da Revolução Industrial. A edição de 1922 foi no Brasil. Na ocasião, o Rio de Janeiro recebia os visitantes em pavilhões construídos à beira-mar, no bairro da Urca.

bernadetealves.com
Alif – The Mobility Pavilion na Expo 2020 Dubai


A Exposição Universal está organizada em três eixos temáticos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. Com o tema “Conectando Mentes e Criando o Futuro” (Connecting Minds, Creating the Future), quer deixar um impacto duradouro no caminho do progresso humano.


Agora, mais do que nunca, a humanidade precisa se unir, celebrar a vida e se inspirar nos exemplos de colaboração, inovação, cooperação e empatia.

bernadetealves.com
O pavilhão da Mobilidade, na Expo Dubai 2020


Adiada no ano passado por causa da pandemia de Covid-19, a exposição foi aberta ao público no dia 1º de outubro, em meio ao deserto nos arredores de Dubai, a cidade dos arranha-céus e do luxo e poderá ser vista nos próximos seis meses.

bernadetealves.com
Alteza Xeque Mohamed bin Rashid Al Maktum visita Expo 2020 Dubai


O príncipe-herdeiro de Dubai, Xeque Mohamed bin Rashid Al Maktum, inaugurou oficialmente o evento de US$ 7 bilhões. Pela primeira vez, uma exposição universal como esta é realizada no Oriente Médio. Sua Alteza Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice Presidente, Primeiro Ministro e Governador de Dubai, expressou seu orgulho em receber os representantes de 192 países participantes da Expo 2020 Dubai na terra da tolerância e das possibilidades, que pretendem se beneficiar do encontro global e propor soluções para os desafios baseados na cooperação internacional.

bernadetealves.com
Alteza Xeque Mohamed bin Rashid Al Maktum, Vice Presidente, Primeiro Ministro e Governador de Dubai

Provamos ao mundo que os EAU são uma árvore frutífera que pode acolher a todos que sonham com um futuro melhor para este planeta”. Aos visitantes de todo o mundo, enfatizou: “Os EAU são seu país, uma ponte de paz e tolerância para todas as comunidades. Esta é uma oportunidade para que todos se conectem no maior encontro humano de conhecimentos, idéias, culturas e realizações. Esta é a nossa oportunidade de explorar nossas semelhanças”. Durante o evento, teremos a oportunidade de perceber que a diversidade é uma vantagem que incentivará as interações humanas e promoverá os valores da doação e da cooperação, além de confirmar o fato de que a solidariedade humana superará todos os desafios. Esta é nossa oportunidade de estabelecer um sistema de cooperação internacional que irá beneficiar a todos, e este encontro é uma plataforma ideal para destacar a importância da solidariedade humana e da cooperação. Esta é a experiência sem precedentes que nosso mundo precisa”.

bernadetealves.com
Cerimônia de Abertura da Expo 2020 em Dubai

Projeções e efeitos luminosos iluminaram a praça Al Wasl, um recinto abobadado futurista, símbolo da arquitetura islâmica. Também houve concertos, entre eles os da famosa diva dos Emirados Ahlam, a cantora britânica Ellie Goulding, o pianista chinês Lang Lang, e Andrea Bocelli, que encerrou o espetáculo diante de dirigentes dos Emirados.


A Expo Dubai é um evento itinerante que ocorre a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. O evento vai de 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022, nos Emirados Árabes Unidos.

bernadetealves.com
Abertura da Expo 2020 em Dubai, com a participação do Brasil

Cada país participante terá um pavilhão para mostrar suas conquistas, tecnologias e cultura. A Exposição Universal contará com tecnologia de ponta, arte, ciência, cultura, criatividade, boa música, gastronomia e o saboroso café brasileiro.

bernadetealves.com
Apresentação tecnológica no pavilhão dos Estados Unidos, na Expo 2020, em Dubai

Dubai abre suas portas aos turistas estrangeiros, com a condição de que usem máscara e respeitem o distanciamento social.Todos os visitantes deverão estar vacinados ou, caso não estejam, devem apresentar um teste PCR negativo muito recente. São esperados 25 milhões de visitantes.

bernadetealves.com
Dubai sedia exposição universal futurista e monumental com 190 países

O Brasil participa da Exposição Universal desde a primeira edição em 1851 e sempre contribuiu com várias inovações de design e tecnologia. Nesta edição montou seu pavilhão no distrito da sustentabilidade. Composto por um imenso espelho d’água sob uma estrutura de aço e lona branca, com música e sons da natureza, o Pavilhão do Brasil na Expo 2020, projetado pelo arquiteto José Paulo Gouvêa, vencedor do concurso promovido pelo IAB/DF, oferece refresco para quem busca refúgio ao calor impiedoso de Dubai.

bernadetealves.com
Vice-presidente da República, Hamilton Mourão, inaugura pavilhão brasileiro na Expo 2020 Dubai


Raphael Nascimento, diretor do Pavilhão Brasil, diz que o espaço foi pensado para ser um local de reflexão, tranquilidade e brincadeira. O lago brasileiro em Dubai é democrático. Aceita de crianças – que pulam, correm e até mergulham – a adultos com suas roupas.


O país traz uma proposta imersiva aos visitantes, com sons e cheiros de vários ecossistemas garantindo experiências únicas. À noite, o pavilhão se converte numa enorme tela de projeção. Cento e vinte e cinco projetores de alta definição vão converter o pavilhão em uma viagem pelo Brasil.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com


Os visitantes “viajam” pelos patrimônios históricos, indústrias, agro e tudo que o Brasil tem a oferecer pro mundo. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participou da abertura da Expo 2020 Dubai.

bernadetealves.com
Dubai sedia exposição universal futurista e monumental – a Expo 2020 Dubai


A Expo 2020 revela as grandes ambições de Dubai, que acumula recordes para atrair a atenção midiática e principalmente os turistas. Sua torre Burj Khalifa, por exemplo, é a mais alta do mundo, com 828 metros. No dia 2 de dezembro será festejado o 50º aniversário de criação desta federação de sete emirados, cuja capital é Abu Dhabi.

bernadetealves.com
Exposição Universal 2020 em Dubai, Emirados Árabes

As Expos Mundiais são grandes exposições públicas realizadas em diferentes partes do mundo. A primeira ocorreu em 1851 em Londres, no Crystal Palace, uma estrutura criada para a ocasião. Idealizada pelo príncipe Albert, marido da rainha Victoria, a Expo foi pioneira em exibir produtos manufaturados, o que influenciou o desenvolvimento de várias esferas da sociedade, como arte, comércio e relações internacionais.

bernadetealves.com
Dubai sedia exposição universal futurista e monumental até 31 de março de 2022

O projeto do príncipe Albert foi crucial para o avanço da inovação e do discurso arquitetônico. Muitos dos monumentos mais conhecidos internacionalmente foram projetados nessas feiras. É o caso da Torre Eiffel, que tomou forma na Exposição Universal de 1889, e, até hoje, é um dos cartões postais mais icônicos do planeta.

bernadetealves.com
Pavilhão Cidade Modelo na Expo 2020 em Dubai

Um passeio pela Expo 2020 em Dubai, não é apenas uma volta ao mundo, já que 192 países estão representados com pavilhões, mas também uma oportunidade de fazer uma viagem pela arquitetura internacional. Uma experiência de encher os olhos.

bernadetealves.com
Pavilhão Canada na Expo 2020 Dubai

Fotos: Rula Rouhana/Reuters, Giuseppe Cacace / AFP, Suneesh Sudhakaran/Expo 2020 Dubai