Mayara Noronha Rocha entrega reforma do Ensino Fundamental Caseb

bernadetealves.com
Mayara Noronha Rocha, Ibaneis Rocha e Paulo Octávio Pereira, durante entrega da reforma do Ensino Fundamental Caseb

O Centro de Ensino Fundamental Caseb, na 909 Sul, sinônimo de pioneirismo e de inovação, ganhou projeto de paisagismo e obras de jardinagem, pintura, troca de piso, manutenção elétrica e reforma nas quadras esportivas, dentre outras benfeitorias. Esta revitalização foi possivel graças ao projeto “Adote uma Escola”, idealizado pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, ex-aluna da primeira escola de Brasília.

bernadetealves.com
Governo Ibaneis Rocha entrega revitalização do Caseb em parceria com programa “Adote uma Escola”

A cerimônia de entrega das obras aconteceu no sábado, 2 de outubro, com a presença do governador Ibaneis Rocha, ex-governador Paulo Octávio Pereira, Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto, secretário Severino Cajazeiras, secretária Hélvia Paranaguá, secretário José Humberto Pires, secretário de Projetos Especiais Roberto de Andrade, professora Angelita Amarante, diretora do Caseb e a presidente da AMA Brasília Cosete Gebrim,que foi aluna da primeira turma do Caseb.

bernadetealves.com
Governo Ibaneis Rocha entrega reforma do Ensino Fundamental Caseb

A Comissão de Administração do Sistema Educacional do Brasil (Caseb) foi instituída por decreto de 1959, assinado pelo então presidente, Juscelino Kubitschek, e pelo ministro da Educação, Clóvis Salgado, com o objetivo de construir a rede física e manter o sistema de ensino da nova capital. A inauguração ocorreu em 16 de maio e as aulas tiveram início dias depois, em 19 de maio. Os primeiros professores foram selecionados em concurso público aplicado em todo o país. Os alunos eram filhos de parlamentares e de candangos.

bernadetealves.com
Governo Ibaneis Rocha entrega revitalização do Caseb por meio do programa “Adote uma Escola”

O Caseb possui uma área de 55 mil metros quadrados e tem dez blocos, sendo um administrativo, com 20 salas de aula; um laboratório de informática; um auditório; um ginásio poliesportivo; uma sala de leitura; um refeitório; quatro quadras poliesportivas; um galpão multiuso; um bloco de laboratórios; e um pátio multiuso coberto.Em 2019 acabou sendo parcialmente consumido por um incêndio.


A revitalização foi a primeira ação no âmbito do programa envolvendo uma escola pública e o setor privado. O empresário Paulo Octávio Pereira, que assim como Mayara Noronha, estudou no Caseb doou materiais para a realização da reforma da parte externa da escola.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha, durante entrega da reforma do Ensino Fundamental Caseb, na 909 Sul

“Os resultados positivos provam que a união do público com privado pode dar certo. E resultados como os vistos aqui hoje nos prova que estamos indo no caminho certo”, declarou Ibaneis.“A gente espera exatamente que essa reforma tenha ficado a contento da comunidade que trabalha e estuda no Caseb”, concluiu o governador Ibaneis Rocha.

bernadetealves.com
Diretora do Caseb, Angelita Amarante, agradece Mayara Noronha Rocha pela reforma do colégio

Emocionada, Mayara Noronha Rocha, contou que usufruiu de todos os espaços da escola. “Eu vivi esse dia a dia. Todas as dificuldades para chegar aqui. Essa instituição tem um simbolismo muito grande na minha vida por ser a primeira escola e por ser a minha escola. E quando eu vim visitá-la no dia dos professores, no ano passado, encontrei uma escola totalmente depreciada, teto caindo, piso cheio de buracos e sem luz. Precisávamos mudar isso, mas quando se envolve só a máquina pública tudo demora e a burocracia é muito maior. Já tinha sido lançado o Adote uma Praça, então vim com o Adote uma Escola. Foi feito o convite e os ex alunos abraçaram a causa”, disse a primeira-dama do DF.

bernadetealves.com
Centro de Ensino Fundamental Caseb, na 909 Sul recebeu benfeitorias por meio do projeto “Adote uma Escola”

Ex-vice governador do DF, o empresário Paulo Octavio, que também estudou no Caseb, doou 1,2 mil litros de tinta para pintura de todo o espaço. “O que estamos vendo é a escola que é uma marca na cidade. Aqui aprendi muito, moldei minha personalidade e fui muito feliz”, declarou ele.

bernadetealves.com

Hélvia Paranaguá,secretária de Educação, lembrou a importância de pessoas que fazem parte do governo hoje e que passaram pelo ensino público. “Por isso somos obstinados a dar prosseguimento a esse sistema de ensino de qualidade no Distrito Federal.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília