Instituto Palavra Aberta lança projeto de educação midiática para maiores de 60 anos

bernadetealves.com
Instituto Palavra Aberta lança EducaMídia 60+, programa que promove cidadania para pessoas da terceira idade

A internet e as redes sociais mudaram totalmente a maneira como nos comunicamos.O mundo agora é digital e não é mais uma opção. O que fazíamos antes fisicamente agora é pelo celular e por isso a gente tem que fazer parte deste mundo de maneira responsável e civilizada.


Todos os dias estamos sujeitos a receber, por diferentes e diversas mídias, inúmeras informações, de boa ou má qualidade. Na internet, há informações para muitas dúvidas e questões do dia a dia. Mas como encontrá-las? Como identificar se o que recebemos via WhatsApp, Facebook ou YouTube, por exemplo, é confiável?


Para aproveitar tudo o que este vasto universo da informação pode proporcionar o Instituto Palavra Aberta criou o EducaMídia 60+,um programa para que pessoas com mais de 60 anos de idade, um grupo tão significativo da população brasileira, desenvolvam as habilidades necessárias para participar plenamente da sociedade conectada.

bernadetealves.com
EducaMídia 60+ promove cidadania para pessoas da terceira idade

Um guia básico com dicas e materiais para que as pessoas com mais de 60 anos naveguem com segurança pela internet, aproveitando todas as oportunidades de comunicação e conexão que a tecnologia nos oferece e para avaliar os resultados encontrados.


O EducaMídia 60+ ensina como realizar buscas de informações e como filtrar os resultados encontrados. Ressalta a importância de checar os conteúdos antes de sair compartilhando informações e notícias recebidas. É um convite à reflexão sobre a responsabilidade de cada no mundo conectado.


O Instituto Palavra Aberta oferece um Guia básico sobre o funcionamento das principais plataformas, dos diferentes tipos de conteúdo que encontramos na internet (e fora dela), com dicas para distinguir fato de opinião, sátira e anúncio publicitário. Uma aula completa sobre desinformação e suas nuances, além de dicas práticas e simples sobre como combater esse fenômeno.


O EducaMídia 60+ disponibiliza uma coleção de materiais gratuitos, como guias, cartilhas digitais e outros recursos pedagógicos que podem auxiliar, além dos idosos, profissionais que estejam interessados em organizar oficinas e cursos de educação midiática para esse público. Os conteúdos são divididos em cinco módulos temáticos, que podem ser utilizados em sequência ou de forma independente:

bernadetealves.com
EducaMídia 60+ promove cidadania para pessoas da terceira idade

Módulo 1 | Introdução ao mundo conectado neste módulo, o EducaMídia 60+ apresenta um guia básico de navegação pela internet, com dicas práticas de como buscar informações e avaliar os resultados encontrados.


Módulo 2 | O universo da informação – o segundo módulo auxilia o leitor a identificar os diversos tipos de conteúdo disponíveis nas redes ou recebidos por amigos e familiares. Este módulo auxilia o público a compreender qual é o propósito de cada conteúdo, a partir de uma leitura crítica e reflexiva.


Módulo 3 | Muito além das Fake News –
aqui, o EducaMídia 60+ conta um pouco da história da desinformação, mostra os perigos reais que uma informação falsa pode representar para a sociedade e apresenta uma série de dicas simples de como evitar cair em armadilhas na internet. Também provoca a reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo nas redes sociais.


Módulo 4 | Quem sou eu nas redes sociais – no quarto módulo, o programa apresenta as principais redes sociais e convida o leitor a refletir sobre como usá-las de maneira mais segura e fortalecedora, a fim de minimizar os riscos e aproveitar os benefícios das redes.


Módulo 5 | Golpes – no último módulo, o EducaMídia 60+ traz orientações sobre como pessoas acima de 60 anos podem se proteger de crimes financeiros na internet e orienta sobre os canais mais adequados para denunciar golpes.

bernadetealves.com
Instituto Palavra Aberta lança EducaMídia 60+, programa que promove cidadania para pessoas da terceira idade

O material está disponível do site: https://60mais.educamidia.org.br/

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e opiniões. A partir de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Desde 2019, desenvolve o EducaMídia, programa de educação midiática criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.


Fotos: Divulgação