Chuva forte em Brasília derruba árvores, causa alagamentos e assusta motoristas

A chuva forte que caiu na tarde deste domingo, 10 de outubro, causou alagamentos, quedas de árvores e acidentes de trânsito no Distrito Federal. A enxurrada atingiu a Estação Central do Metrô causando pânico nos usuários.
Em nota o Metrô informa que a equipe de manutenção foi acionada imediatamente. “O serviço de limpeza e desentupimento das grelhas foi realizado e a água escoada”.
A tesourinha da 102/202 Norte ficou alagada assustando motoqueiros e condutores de carros que tiveram dificuldades para atravessar a enxurrada. Diversos pontos da Asa Norte e Asa Sul ficaram alagados.
No viaduto que liga a L4 e a L2 Sul, próximo ao Setor de Autarquias, na Asa Sul, um carro ficou submerso com água na altura dos vidros, com o motorista e duas crianças. Segundo os Bombeiros o condutor conseguiu retirar as duas crianças sem ferimentos.

Na L2 Norte, na altura da quadra 602, sentido Asa Sul, uma árvore de grande porte caiu e interditou a via. Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para cortar os galhos e liberar a via.
A quadra comercial da 201 Norte foi tomada por uma enxurrada assim como outros estacionamentos e tesourinhas do Plano Piloto. No Lago Paranoá uma embarcação precisou ser socorrida pelos Bombeiros.

Durante as chuvas, acidentes de trânsito foram registrados em diversos pontos. Na BR-040, no viaduto próximo à Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta capotou e ficou pendurada. Na BR-020, houve outra capotagem. Os bombeiros não informaram se houve feridos.

Devido às chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade. Ventos podem chegar a 100 km/h. Segundo Inmet, “há risco de corte de energia elétrica, estrago em plantações, queda de árvores e alagamentos”
Recomendações dos Bombeiros e da Defesa Civil

- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descarga elétrica
- Não estacione veículos próximo à torres de transmissão e placas de propaganda
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
- Acione o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou a Defesa Civil, pelo número 199, em casos de emergência
Fotos: CBMDF/Divulgação