Brasil chega a 100 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra o coronavírus

A primeira vacina contra a covid-19 foi aplicada no Brasil em 17 de janeiro,em São Paulo, logo após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan.
Desde então, o país enfrentou desafios como paralisações na aplicação dos imunizantes, atraso no recebimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), necessário para produzir as vacinas no Brasil, entre outros empecilhos.
Neste 13 de outubro o Brasil alcançou a marca de 100 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra o novo coronavírus. Segundo dados do LocalizaSUS, 100.200.754 de brasileiros já receberam as duas doses da vacina ou o imunizante de dose única. Esse número corresponde o equivalente a 47,11% da população. Mais de 2,7 milhões tomaram a dose de reforço: 1,27%.
Os especialistas dizem que essa marca importante de 100 milhões de brasileiros completamente vacinados contra o coronavírus é para se comemorar, mas mantendo a cautela e os cuidados até que todos tenham a oportunidade de serem imunizados.


É um alívio tomar a segunda dose, mas ainda, assim, temos que manter o uso de máscara, o distanciamento, o álcool em gel, porque, infelizmente, a pandemia ainda não acabou, e é preciso ter paciência para nos liberarmos da máscara e voltarmos a normalidade.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco pediu nesta quarta-feira que todos os brasileiros se imunizem contra a Covid-19 para que o Brasil supere a pandemia.

“É muito importante a sociedade ter a compreensão de que a vacina é o método mais eficaz no combate ao coronavírus, tanto para preservar-se a si próprio, quanto para preservar a sociedade de uma proliferação da doença. Então, vacina é muito importante. Quem não tomou, por favor, tome. É muito importante para o Brasil para a gente superar essa fase de pandemia”, declarou o presidente do Congresso Nacional.
O Ministério da Saúde foca na campanha de dose de reforço de idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e pessoas imunossuprimidas. “Convido a todos os brasileiros que ainda não tomaram a segunda dose da vacina que voltem ao posto de vacinação para completar o esquema vacinal. Só vacinados venceremos o vírus e voltaremos ao nosso normal”,declarou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Fotos: Nelson Almeida/AFP, Andre Coelho/Getty Images, Agência/Brasília