Acácia: simbolo solar e de virtude com propriedades terapêuticas

Também conhecida como cássia-imperial e chuva-de-ouro tem perfume muito agradável. A acácia é uma árvore que era considerada sagrada já para os antigos hebreus. Tanto é assim que Moisés, segundo conta a Bíblia, utilizou a madeira dessa árvore para construir a Arca da Aliança e o sagrado tabernáculo. Cristãos acreditam que foi com uma espécie desta árvore que a coroa de espinhos colocada em Jesus Cristo foi confeccionada assim com a Cruz do Sacrifício de Jesus teria sido feita do tronco da Acácia. A planta também é símbolo solar e de virtude pelos povos antigos.

Originária da Ásia, a acácia-amarela tem sementes tão perfumadas quanto suas flores — há quem diga que o cheiro lembra o de alcaçuz. De setembro a fevereiro, seus galhos se enchem de cachos amarelos, o que lhe rendeu outro nome popular ainda mais impactante, chuva-de-ouro.

Na medicina natural, a acácia-amarela é considerada uma árvore de muitos benefícios. Suas flores têm ação laxante; as folhas agem contra problemas de pele; os frutos servem em casos de reumatismo e picada de cobra. Todas as partes da planta devem ser usadas sob supervisão médica, já que a espécie é considerada tóxica.

A espécie exótica é utilizada como planta ornamental em várias cidades brasileiras. A floração em cachos pendurados com até 30 centímetros de comprimento em tom amarelo-dourado é tão intenso que toma conta da espécie. Com até 15 metros de altura, tem madeira dura e resistente.
Os frutos são do tipo vagem, roliços e de cor escura, podendo medir até um metro de comprimento. Nele ficam guardadas as sementes achatadas e castanhas. As vagens e sementes são perfumadas.
Gosta de sol, exige pouca água e prefere solo rico em matéria orgânica – terra vegetal e húmus de minhoca em partes iguais é uma mistura certeira para o plantio. As sementes germinam com facilidade.Vagens secas e abertas de acácia-amarela, espalhadas pela casa longe de crianças e animais, em pouco tempo perfumam o ambiente todo.

A melhor época para o plantio é na primavera, quando o clima está mais ameno e acácia-amarela corre menos risco de desidratação. É uma árvore sensível a transplante, é bom escolher o local definitivo.

Fotos: Reprodução