Boticário reúne especialistas para mostrar oportunidades da conexão entre turismo e natureza

A Fundação Grupo Boticário está promovendo o evento on-line “Destino Natureza – Turismo em Unidades de Conservação”. O evento tem como principal objetivo promover o diálogo entre o setor do turismo e unidades de conservação, contribuindo com a conservação da biodiversidade, promovendo o desenvolvimento das comunidades de entorno e retomada no pós-pandemia.
A iniciativa gratuita e aberta ao público teve inicio no dia 03 e vai até o dia 05 deste mês. Das 10h às 12h, especialistas de várias áreas estarão reunidos virtualmente para promover o diálogo entre diferentes setores para alavancar o turismo de natureza como meio de proteção do meio ambiente e de desenvolvimento socioeconômico.
Dia 04 de novembro, Quinta-feira

A professora Jaqueline Gil, da Universidade de Brasília, CEO da Amplia Mundo, que atua com políticas públicas e cooperação internacional, no Brasil e no exterior, vai falar sobre “Estratégias de investimento em negócios do turismo de natureza”.
A Secretária Nacional de Atração de Investimento, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Débora Moraes da Cunha Gonçalves, participa da discussão sobre “A estratégia de investimento do Ministério do Turismo com possibilidades futuras”.
A Pesquisadora do Centro de Estudos em Turismo e Desenvolvimento Social – CETES/ECA-USP, Luciana Sagi, participa do debate sobre “Negócios e parcerias para o desenvolvimento do turismo em UC e em seu entorno no Estado de São Paulo: inspirações e potenciais”.
Maria Cecilia Wey de Brito, do Instituto Ekos Brasil, fala sobre “Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – ideias e desafios para a sustentabilidade financeira de Unidades de Conservação”.
Dia 5 DE Novembro, Sexta-feira

10h – Concessões de uso em Unidades de Conservação e a atuação do Ministério Público: uma visão sobre o desenvolvimento territorial. Moderadora: Silvia Capelli, Procuradora de Justiça Criminal do Ministério Público do Rio Grande do Sul e Diretora do Instituto O Direito por um Planeta Verde e Diretora da Escola da ABRAMPA (Associação Brasileira do Membros do Ministério Público de Meio Ambiente).
A estratégia de investimento do BNDES no Programa de Concessão de Unidades de Conservação, com possibilidades futuras, com Camila Costa, Chefe de Departamento para Estruturação de Projetos de Concessões Socioambientais do BNDES.
Planejamento territorial, concessões e destinação de recursos para as Unidades de Conservação no sul da Bahia, com Aline Archangelo Salvador – Ministério Público da Bahia.
O trabalho do Ministério Público de Minas Gerais na preservação das Unidades de Conservação, com Marcelo Maffra.
Campos de Altitude, Áreas Protegidas e Turismo: a preservação como impulso ao desenvolvimento e a questão das concessões de Unidades de conservação, com Alexandre Gaio – Ministério Público do Paraná.

Os especialistas em diferentes áreas vão mostrar o potencial transformador do turismo de natureza, concessões e mecanismos de investimento para aprimorar serviços e instalações de unidades de conservação.
Destino Natureza é voltado a gestores de unidades de conservação, empreendedores de serviços e produtos de turismo, investidores, poder público, comunidades de entorno, promotores de Justiça, academia, organizações da sociedade civil, entre outros.
Inscrições e informações: https://bit.ly/2ZgRjtU

A Fundação Grupo Boticário está de parabéns pela iniciativa e pela escolhas dos especialistas para este importante encontro gratuito e on-line. O turismo de natureza é uma atividade essencial na retomada do setor após o período de pandemia.
A Fundação Grupo Boticário, com 30 anos de história, é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera e já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país.
A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas.
Fotos: Fundação Grupo Boticário e Ze Paiva, Vista Imagens