Cientistas ensinam como livrar esponjas de bactérias

As esponjas, itens básicos para lavar louça, criam um ambiente favorável para desenvolvimento de bactérias por causa da umidade e restos de alimentos. Cuidar da higiene da pia e da esponja é essencial para garantir a saúde e evitar diarreia, febre e até mesmo problemas pulmonares.
Estudo publicado no periódico Scientific Reports, da Nature, mostra que a cozinha hospeda mais micróbios do que o banheiro, e os cientistas acreditam que isso acontece por conta das esponjas de cozinha.
Roberto Figueiredo, biomédico e microbiologista mais conhecido como Dr. Bactéria, explica que as bactérias gostam de lugares com água, esconderijos e alimentos à disposição.
A primeira dica científica para deixar as esponjas livres de bactérias é respeitar o prazo de troca delas. Segundo o biomédico, elas duram uma semana e não devem ser reutilizadas por mais tempo.
Manter a esponja seca

Depois que lavar a louça, enxágue bem a esponja para remover todo o excesso de detergente e espuma.
Torça bem e guarde em um local seco e de uma maneira que os restos de água possam escorrer.
- Nunca a deixe dentro da pia ou sobre o sabão.
- Recomenda-se sempre deixá-la secar no escorredor de louça.
- Limpeza diária evita riscos à saúde.
Formas de higienizar a esponja de cozinha
Sal e Limão

Entre os diversos métodos para higienizar as esponjas usadas na cozinha, o sal e limão é eficaz. Coloque água fervente em uma bacia, até a metade. Adicione suco de um limão e uma colher (sopa) de sal fino. Em seguida, mergulhe a esponja na bacia e deixe de molho durante duas horas. Enxágue e deixe secar.
O limão é um dos desinfetantes naturais mais eficientes para usar na cozinha. A composição ácida do limão faz com que seu sumo seja ótimo para remover sujeiras difíceis, como gorduras e limo, e também para clarear manchas. Além disso, seu odor cítrico é bastante agradável e deixa a casa com cheirinho de limpeza. Ao aplicar na esponja, além de remover as manchas escuras, irá eliminar os germes e bactérias.
Vinagre

Lave bem a esponja com água morna e detergente para remover os resíduos de sujeira ou gordura. Em seguida, coloque um pouco de vinagre branco em uma tigela e deixe a esponja de molho por no mínimo duas horas. Depois enxágue e deixe secar.
O vinagre branco não deixa resíduos e limpa sem deixar cheiro. Após essa técnica, a esponja está limpa, desinfetada e pronta para o uso.
Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um composto químico formado por carbono, oxigênio, hidrogênio e sódio. A característica básica da substância e seu alto poder de liberação de gases, faz com que seja um produto levemente abrasivo, ótimo para remover manchas difíceis e coibir a proliferação de bactérias e fungos.
Mergulhe suas esponjas de lavar louça em uma solução concentrada de bicarbonato de sódio (4 colheres de sopa) para se livrar do cheiro rançoso. Deixe agir por 20 minutos.
Limpeza com vinagre, sal e limão ou bicarbonato de sódio são práticas eficientes, econômicas e sustentáveis.
Limpeza com água sanitária
Um outro procedimento bastante utilizado para desinfecção é deixar de molho a esponja com água sanitária. “O hipoclorito (água sanitária) também tem grande capacidade de matar os microrganismos da esponja”, ressalta Rodrigues. Ele explica que é preciso colocar um litro de água, duas colheres de água sanitária e deixar a esponja imersa por 10 minutos para fazer o efeito.
Esterilizar a esponja na panela ou no micro-ondas
O professor Fábio Rodrigues, doutor do departamento de química fundamental do Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo), explica que esse tipo de procedimento é semelhante à esterilização de material de uso hospitalar em uma autoclave, uma espécie de panela de pressão que leva a um aquecimento a 121º C, garantindo a destruição das células de todos os microrganismos, incluindo fungos, que são mais resistentes.
“O aquecimento da esponja em uma panela aberta ou micro-ondas chegará a uma temperatura mais baixa (próxima de 100ºC) e mata grande parte desses microrganismos. Para uso em cozinha, esse procedimento já faz a desinfecção quase total das bactérias que podem ficar acumuladas na esponja”, explica Rodrigues, que ressalta que não há como garantir a desinfecção total.
Já no micro-ondas, é preciso deixar a esponja úmida, envolvê-la em um papel toalha e colocar sobre um pires para esquentar no eletrodoméstico. “Você pode deixá-la no micro-ondas até 2 minutos, pois mais do que isso corre o risco de ela pegar fogo”, afirma Figueiredo.

É só escolher um desses métodos de desinfecção para realizar diariamente. Assim, evita a proliferação de microrganismos e a contaminação cruzada, que pode acontecer por conta da limpeza de itens como as tábuas de carne que podem levar bactérias para outros utensílios, como pratos, talheres e copos.
Segundo os especialistas a mesma esponja não pode ser utilizada em diferentes limpezas. O ideal é ter uma bucha para a cozinha, outra para a área de serviço e outra para a área de serviço.
Cuidados extras:

Deixe sempre a esponja limpa, sem restos de alimentos: esses restos facilitam a multiplicação dos microrganismos. Mantenha-a seca: o excesso de umidade também é um fator essencial para a proliferação deles. Após a limpeza deixe-a escorrendo para secar o mais rápido possível. Não guarde a bucha sobre o sabão em barra ou sabonete.
Fotos: Divulgação e reprodução