GDF promove “Dia D” de Vacinação contra a Covid- 19

O “Dia D” de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal teve início às 9h deste sábado, 20 de novembro, em 28 locais preparados para imunizar a população com a vacina da Pfizer. A campanha vai até 17h.
Segundo a Secretaria de Saúde, 248 mil moradores de Brasília ainda não fizeram a primeira aplicação do imunizante. Para alcançar essas pessoas, 14 pontos estratégicos, com grande circulação de público – como feiras e a Rodoviária do Plano Piloto – terão espaços de vacinação no “Dia D”.

A vacina contra a Covid para os adolescentes, a segunda dose para o público em geral e a dose de reforço serão oferecidas em 16 endereços. São 13 UBSs, uma policlínica, um ponto na Feira dos Importados e outro na Igreja do Sol Nascente.

O Governador Ibaneis Rocha acompanhou parte da imunização contra a Covid e alertou sobre importância da adesão de pessoas para vacinação contra a covid-19. “É um momento muito importante porque precisamos concluir o ciclo vacinal da população. Nós temos ainda muita gente que deixou de se vacinar e um contingente muito grande que não tomou a segunda dose. É importante colocarmos toda a força da secretaria e do ministério para que a gente possa fechar esse ciclo vacinal e evoluir na qualidade de vida e na retomada da vida da população”.

O público-alvo do GDF nesta campanha são as mais de 200 mil pessoas que não tomaram a primeira dose do imunizante, assim como as 300 mil que não concluíram o ciclo de imunização com a segunda dose.
Ibaneis disse que a retomada da normalidade depende da vacinação de todos. “Estamos a todo custo tentando retomar a vida dentro da normalidade, mas temos a consciência de que isso só vai acontecer com o avanço da vacinação. Muitos de vocês (imprensa) me questionam sobre a retomada de outras atividades que ainda estão restritas, mas isso só vai acontecer com o avanço da vacinação”, afirmou.

A expectativa da Secretaria de Saúde é de vacinar cerca de 200 mil pessoas no Distrito Federal. “O GDF e a Secretaria de Saúde estarão fazendo uma busca ativa das pessoas que ainda não se vacinaram. Nosso esforço será com a primeira dose para quem tem mais de 18 anos. Vamos levar o imunizante mais perto das pessoas”, assegurou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

Pafiadache explicou que o governo estuda outros mutirões de vacinação para o Distrito Federal. “Vamos fazer outras campanhas como esta. Nós queremos a cobertura de 100%, que todo mundo tenha a oportunidade de ser vacinado”, completou.
Rodrigo Cruz, secretário-executivo do Ministério da Saúde, citou que a campanha foca em completar a vacinação dos adultos que ainda não receberam o imunizante no braço.
“A campanha chama a atenção para que a gente consiga completar a imunização daqueles adultos que ainda não tomaram a primeira dose, e reforçar a importância de voltar para tomar a segunda dose. Temos números altos, interessantes, mas é importante que a gente atinja um número ainda maior”, diz Rodrigo Cruz.

Diga Sim a megavacinação contra a Covid-19. Vacinas salvam e nós só vamos vencer a pandemia se todo mundo se vacinar.
Fotos: Renato Alves/Agência Brasília e Secretaria de Saúde do DF/ Divulgação