Délio Lins e Silva Júnior é reeleito presidente da OAB-DF

O advogado Délio Lins e Silva Júnior, de 44 anos, foi reeleito presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, no Distrito Federal (OAB-DF), com 12.328 votos. A chapa “Avança Mais OAB” recebeu 41% do total dos votos válidos. O resultado foi divulgado às 18h34 deste domingo, dia 21 de novembro.
“Obrigado de coração a toda a advocacia do DF pelos 12.328 votos. Garanto que a nossa Ordem se manterá atenta aos impactos e continuará assumindo a linha de frente para atingir ações objetivas em defesa da sociedade e da advocacia, visando fortalecer o papel da entidade na luta pela garantia de direitos e de acesso à Justiça. Juntos, daremos novos passos e seguiremos imbatíveis”, declarou Délio.
Em 2018, quando foi eleito pela primeira vez, Délio Lins recebeu 9.805 votos.Com o resultado das eleições de 2021, o advogado criminalista ficará mais três anos à frente da OAB-DF.
Délio Lins e Silva Júnior nasceu em Brasília e cursou Direito no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), onde graduou-se em 2000. Pós-graduado em direito penal econômico, ele é mestre e doutorando em ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. Lançou livros na área de atuação e foi professor universitário e, na OAB-DF, Délio participou de duas comissões: a de apoio ao advogado Iniciante e a de direitos humanos.
O advogado estava licenciado da função de presidente para concorrer às eleições e será reconduzido ao cargo caso não haja impugnação do resultado.
Esta é a primeira vez, em 61 anos, que a eleição da OAB é virtual. Segundo a entidade, foram computados 29.572 mil votos. Ao todo, 35 mil advogados estavam aptos a participar do processo de escolha do novo presidente da Ordem.

Na vice-presidência, foi eleita a advogada Lenda Tariana, diretora da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil (ABPC). “A advocacia sai fortalecida com a vitória de hoje! Uma vitória muito importante para toda nossa categoria, que tem muito a ganhar com essa representação. Obrigada pelo apoio de cada advogada e de cada advogado”,disse Lenda.
Nova formação da Diretoria da OAB/DF para triênio 2022 à 2024
Presidente: Délio Fortes Lins e Silva Júnior
Vice-presidente: Lenda Tariana
Secretário-geral: Paulo Maurício Braz Siqueira
Secretária-geral adjunta: Roberta Batista de Queiroz
Diretor tesoureiro: Rafael Teixeira Martins
Diretora de comunicação: Raquel Bezerra Cândido
Diretora de igualdade racial: Lívia Caldas Brito
Diretor de prerrogativas: Newton Rubens de Oliveira
Diretor de tecnologia: Fernando Teixeira Abdala
Para o Conselho Federal foram eleitos:
- Francisco Queiroz Caputo Neto
- Cristiane Damasceno Leite
- Ticiano Figueiredo de Oliveira
- José Cardoso Dutra Júnior
- Nicole Carvalho Goulart
- Maria Dione de Araújo Felipe
Na OAB/DF a votação é obrigatória sob pena de multa equivalente a 20% da anuidade integral em vigor. Quem não votou, deve justificar por escrito e submeter para análise da diretoria da OAB/DF, pela internet.
Além da eleição virtual, quatro postos presenciais ficaram abertos ao longo do dia para quem teve dificuldades de votar pela internet. Os advogados que optaram pela votação presencial o fizeram nos seguintes endereços: o IDP, na 607 Sul; a Quadra 14 do Setor de Expansão Econômica de Sobradinho; a Quadra 1 do Setor Norte do Gama; e a QI 10 do Setor de Indústria de Taguatinga Norte. Para ter direito, o advogado precisava estar com a inscrição ativa e em dia com as contas da entidade.

A Chapa 20 recebeu 41% dos votos contabilizados, e o resultado da eleição define os representantes que comandarão a entidade pelo triênio 2022—2024. Apesar do resultado, os cinco grupos inscritos para concorrer seguem em estado sub judice. A condição ficou definida após pedidos de avaliação da situação de candidatos que se autodeclararam pardos ou negros.
A estreia do pleito virtual foi um sucesso e muito importante para a democracia. Nós advogados exercemos nosso direito ao voto na tranquilidade de nossas casas.
Parabéns a Comissão Eleitoral da OAB-DF e aos eleitos.
Fotos: Reprodução