Ibaneis autoriza construção de via para dar mais fluidez ao trânsito de Águas Claras

A cidade de Águas Claras fez 18 anos em maio de 2021 e foi projetada pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres, para proporcionar aos seus moradores conforto, harmonia visual e funcionalidade.
A cidade cresceu e os problemas começaram a surgir. O maior de todos é o trânsito. Para quem mora ou trabalha na cidade mais vertical do DF, os poucos acessos fizeram com que a cidade ficasse famosa pelos congestionamentos.
Para dar mais fluidez ao trânsito e devolver aos moradores a qualidade de vida o GDF autorizou a construção de um 3º acesso a cidade. A ordem de serviço para início dos trabalhos foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha, em evento com a presença do vice-governador Paco Britto, empresário Paulo Octávio Pereira, deputado federal Luiz Miranda, deputados distritais Júlia Lucy e Agaciel Maia, secretário de Governo José Humberto Pires, diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior, administrador regional de Águas Claras, André Queiroz, dentre outras autoridades.

A terceira via de acesso de Águas Claras começou a ser construída na quarta-feira, 1º de dezembro. A obra vai beneficiar mais de 150 mil moradores, gerar 300 empregos, aliviar o trânsito na cidade e criar uma nova ligação entre a rua das Carnaúbas e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
“Fico feliz em ver uma cidade tão nova como Águas Claras recebendo essa quantidade de obras”, declarou o governador. “Isso mostra o crescimento da cidade, das famílias. Está aí mais uma obra para colocarmos no nosso caderninho das 1.400 obras realizadas no DF. Divido essas 1.400 obras realizadas ou em andamento com a minha equipe”, disse Ibaneis Rocha, que definiu os gestores do seu governo como um time de soluções.

O 3º acesso a Águas Claras vai ligar o balão de interseção entre a Avenida Pitangueiras e a Avenida Parque Águas Claras nas proximidades da igreja Nossa Senhora de Assunção e seguirá até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Também estão previstas ciclovias e uma ponte para preservar o córrego de Águas Claras que nasce na região e abastece o Lago Paranoá.

O deputado federal Luis Miranda foi o autor da emenda parlamentar de R$ 6 milhões com recursos a serem empregados na obra de 3º acesso a Águas Claras
O parlamentar do DF elogiou o esforço do governo em tirar a terceira saída de Águas Claras do papel. “Parabenizo o governador Ibaneis Rocha por demonstrar que o importante para uma cidade é reformulá-la”, disse. “A população não para de crescer, de querer investir e crescer como pessoa, e a sua cidade tem que acompanhar”.

A nova pista passará por área doada pela Residência Oficial do GDF. Serão duas faixas de rolamento em cada sentido da pista e ciclovia ao longo de 1,8 km de via, além de uma ponte de 50 m de extensão.
A obra está a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER), os trabalhos começam pela topografia, marcação, terraplenagem e a construção da ponte.

O diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior, lembra que Águas Claras foi projetada para ter prédios e construções de um tamanho e acabou tomando uma proporção maior, o que reforça ainda mais a necessidade de uma terceira saída. “Águas Claras foi prevista para ter prédios de seis a oito andares, e temos prédios aqui de até 30 andares”, explicou.
“Com essa saída, vamos aumentar em 50% a viabilidade de entrada e saída da cidade. Será um grande alívio para Águas Claras, um ‘obrão’ para uma cidade grande que merece uma obra de qualidade”, disse Fauzi Nacfur .

O administrador de Águas Claras, André Queiroz, disse que o início das obras em dezembro é um presente de fim de ano e para a mobilidade da cidade. “Uma das grandes demandas da cidade é a mobilidade urbana. É uma cidade com densidade demográfica muito grande, e, com a terceira saída, tende a ter um fluxo melhorado”.

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília