Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021 destaca enfrentamento da pandemia

bernadetealves.com
Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ, mestre de cerimônias da cerimônia de entrega do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021

Com o intuito de destacar a importância do jornalismo e da cooperação entre as empresas jornalísticas e seus profissionais no enfrentamento da pandemia no país, a Associação Nacional de Jornais entregou o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021.


O Consórcio de Veículos de Imprensa e o Projeto Comprova foram os vencedores da edição 2021. A cerimônia de entrega foi feita de forma híbrida em função da crise de saúde. O diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, foi o mestre de cerimônias e o vice-presidente da ANJ, Francisco Mesquita Neto, responsável pelo Comitê de Liberdade de Imprensa, pela entrega do prêmio.


O presidente da ANJ, Marcelo Rech, falou por vídeo, por estar no exterior. Rech disse que mentira e desinformação “matam” e destacou a relevância do trabalho dos dois grupos vencedores.

bernadetealves.com
Jornalista Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais

“Ao dividirmos o prêmio entre o Comprova e o Consórcio estamos destacando para o país que as empresas jornalísticas e seus profissionais vêm cumprindo com grande eficiência a missão de trazer a público o que interessa aos cidadãos. Num momento de tanta desinformação, o jornalismo ganha relevância como antídoto contra a manipulação dos fatos com objetivos autoritários e obscurantistas”, falou o presidente da ANJ.

Para o jornalista Marcelo Rech, presidente da ANJ, a atuação da comunicação profissional na pandemia é mais uma das tantas evidências de que liberdade de imprensa não é um princípio que diz respeito a jornalistas e veículos: é antes de tudo o direito de a sociedade receber informações verdadeiras e opiniões plurais.


Como vemos, enquanto a mentira e a desinformação matam, o jornalismo profissional, responsável, comprometido com a ética e a ciência, protege”. Segundo Rech, a premiação ao Consórcio e ao Comprova são iniciativas que ajudam decisivamente a combater as mentiras – “mas esse prêmio é também, e sobretudo, um tributo à verdade e à defesa da vida”.


Francisco Mesquita Neto, vice-presidente da ANJ, defendeu a liberdade de imprensa como um valor essencial a cidadania: “se costuma dizer que a liberdade é como o ar que respiramos, só quando nos falta demos a devida importância”.


Para o vice-presidente da ANJ, a sociedade vive em um processo de desinformação deliberada do qual surgiram o Comprova e o Consórcio. Sobre o Projeto Comprova, Neto parabenizou o esforço da checagem de informação no brasil “papel relevante nas eleições, combateu uma avalanche de mentiras com a melhor arma do jornalismo profissional ao trazer a apuração e checagem rigorosa e divulgação da verdade”.

bernadetealves.com
Jornalista Flávia Faria, recebendo o Prêmio em nome do Consórcio de Imprensa, do vice-presidente da ANJ Francisco Mesquita Neto e diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira

A jornalista Flávia Faria, da Folha de S.Paulo, representou o Consórcio de Veículos de Imprensa, formado pelo g1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.


[O consórcio] é uma parceria que nasceu em um momento em que nos vimos diante da ameaça do governo federal de restringir o acesso aos números diários da pandemia. E não custa lembrar que sonegar informações à imprensa é omitir informação à sociedade”, disse Flávia Faria, jornalista da Folha de S.Paulo que representou o consórcio de veículos de imprensa no evento.


“O jornalismo reagiu, somou forças e vem trabalhando desde então para entregar para a população um retrato mais fiel e preciso do que acontece no país. Frente aos arroubos de autoritarismo do governo federal, a imprensa se fez união. Que a iniciativa brasileira de cooperação possa inspirar gerações. Do lado de cá, nós seguimos na missão de informar o cidadão, lutar por transparência e defender a democracia”, afirmou Flávia Faria.

bernadetealves.com
Jornalista Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Projeto Comprova, Francisco Mesquita Neto, vice-presidente da ANJ e a jornalista Flávia Faria, da Folha de S.Paulo, recebendo o Prêmio ANJ em nome do Consórcio de Veículos


O jornalista Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Projeto Comprova e coordenador de cursos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), foi quem recebeu a distinção oferecida pela Associação Nacional de Jornais.


O diretor do Comprova, Sérgio Lüdtke, reforçou que garantir o acesso de informações corretas para a população é fundamental. “Temos que evitar que as pessoas tomem posicionamento em cima de informações falsas”.

bernadetealves.com
Jornalista Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Projeto Comprova recebendo o Prêmio de Francisco Mesquita Neto, vice-presidente da ANJ

Na visão Lüdtke, o Comprova vem servido ao jornalismo, valorizando as metodologias, exercendo a transparência, acelerando a formação dos profissionais de comunicação e um exemplo vivo da importância do trabalho colaborativo no jornalismo.

bernadetealves.com
Veículos de comunicação parceiros do Comprova, ganhador do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021


O Projeto Comprova nasceu durante as fake news nas eleições de 2018. Realiza trabalho de checagem de fatos como forma de combater a desinformação. Reúne dezenas de jornalistas de mais de 30 veículos de todo o país. Dentre eles o UOL, SBT e SBT News, Band, Veja, Exame, Correio Braziliense, Crusoé, Tribuna do Norte, Agência Alma Preta, O Liberal, Grupo Sinos, O Popular, Poder 360, Revista Piaui, Correio do Povo, Estado de Minas, Folha de S.Paulo, Metro Brasil, O Estado de S.Paulo, dentre outros.


O projeto Comprova tem como objetivo engajar pessoas no combate à desinformação. O público pode denunciar conteúdos falsos pelo WhatsApp (11)97795-0022 ou pelo site projetocomprova.com.br

Fotos: Thiago Reis/g1 e Divulgação