TST agracia personalidades com Mérito Judiciário do Trabalho 2021

O Tribunal Superior do Trabalho foi palco da entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2021 (OMJT). A homenagem é concedida às instituições e às personalidades que se destacam no exercício de suas profissões ou pelos serviços prestados à sociedade e à Justiça do Trabalho.

A solenidade, presidida pela presidente do TST Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, foi transmitida ao vivo pelo canal do TST no YouTube, ao cair da tarde do dia 1º de dezembro.

Para a presidente do TST, ministra Cristina Peduzzi, Grã-Mestra da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, foi uma alegria ter conseguido realizar a cerimônia presencial este ano. “Todos os agraciados estão aqui no TST e foram escolhidos porque desenvolvem, em suas especialidades, trabalhos muito relevantes para o Brasil. O prêmio é uma homenagem ao trabalho”.

O vice-presidente do Tribunal, ministro Vieira de Mello Filho, reforçou que todas as medidas sanitárias, como o uso de máscaras e o distanciamento entre as autoridades e os agraciados, foram tomadas para a realização da cerimônia. “Este evento marca o retorno à vida e à justiça presencial, que é o que a sociedade espera de nós”.

Na solenidade, foram agraciadas 38 personalidades. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, receberam a comenda no grau Grão-Colar.


“Para mim é uma grande honra receber essa medalha do Tribunal Superior do Trabalho, um Tribunal que preza pela excelência e pela eficiência na prestação jurisdicional ao trabalhador brasileiro”, disse o presidente do STF.




Com o grau Grã-Cruz, foram agraciados os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e do Superior Tribunal Militar (STM), Luís Carlos Gomes Mattos; o ministro do STF Nunes Marques; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal, os ministros de estado Anderson Torres (Ministério da Justiça e da Segurança Pública), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Tereza Cristina (Ministério da Agricultura) e Damares Alves (Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos) e ao governador do Ceará, Camilo Santana.


O governador do Ceará, Camilo Santana, disse que a Justiça do Trabalho cumpre papel fundamental na defesa das relações trabalhistas e em temas como o combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil. ” Tive a felicidade de ser homenageado hoje, em Brasília, com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau Grã-Cruz, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Agradeço à ministra cearense Kátia Magalhães Arruda pela indicação, e à presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi.“


A medalha no grau Grande Oficial foi entregue ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, à primeira-dama da República Federativa do Brasil, Michelle Bolsonaro, ao Senador Valenciano Vital do Rego,vice-presidente do Senado e o médico Roberto Kalil Filho.



O médico cardiologista e diretor clínico do Incor/SP, Roberto Kalil Filho,disse que foi uma verdadeira honra poder representar os trabalhadores da saúde, depois de tempos tão difíceis. “Temos vivido dois anos de muita luta, uma verdadeira guerra contra a covid-19, para salvar vidas. Estou muito feliz de receber essa homenagem e aqui lembrar toda a classe de profissionais de saúde”.


A Sociedade Beneficente de Senhoras- Hospital Sírio Libanês foi a instituição homenageada em 2021. Fundada em 28 de novembro de 1921, a entidade foi a principal responsável pela construção e pela fundação do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP).

A comenda foi recebida pelo médico Rafael Gadia, Coordenador Médico da Radioterapia do Hospital Sírio-Libanês Brasília, que destacou que a instituição, que é filantrópica, está completando 100 anos de existência no Brasil em 2021.
Ordem do Mérito

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT) é concedida anualmente em seis graus: Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As indicações dos agraciados são feitas pelos ministros do Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho da OMJT, que analisa os nomes indicados e define a lista anual.

O Conselho é formado pela presidente e pelo vice-presidente do TST, pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, pelo ministro decano e por mais dois ministros indicados pelo Órgão Especial.

Em 2020, a tradicional solenidade não foi realizada, em razão da suspensão das atividades presenciais no TST, como forma de combate à disseminação do coronavírus. No ano passado, a OMJT completou 50 anos de criação.

Fotos: Comunicação do TST