Dia do pleno respeito a todos os direitos humanos

bernadetealves.com
Os direitos humanos são indivisíveis e interdependentes


O 10 de dezembro é uma excelente oportunidade de celebrar e promover o pleno respeito a todos os direitos humanos, por todos, para todos, e em todos os lugares.


Se hoje podemos andar livremente pela cidade, tomar um café, escutar a música favorita e realizar outras práticas corriqueiras do dia a dia, é porque temos esses direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado na data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi oficializada. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.


O documento é um marco na histórico que estabeleceu uma norma comum a todas as nações em proteção universal dos direitos e liberdades individuais e coletivas. Em seus trinta artigos, estão listados os direitos básicos independentemente de nacionalidade, cor, sexo e orientação sexual, política e religiosa.

bernadetealves.com
10 de Dezembro: Dia do pleno respeito a todos os direitos humanos, por todos, para todos, e em todos os lugares


A data serve para reforçar a necessidade de lutar
por ações concretas dos países e da sociedade no sentido de garantir os direitos civis, políticos, sociais e ambientais de toda a população mundial, e não apenas de algumas nações e sujeitos.


A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos

  • Os direitos humanos são fundados sobre o respeito pela dignidade e o valor de cada pessoa;
  • Os direitos humanos são universais, ou seja, devem ser aplicados de forma igual e sem discriminação a todas as pessoas;
  • Os direitos humanos são indivisíveis e interdependentes, já que não é suficiente respeitar alguns direitos humanos e outros não. Na prática, a violação de um direito vai afetar o respeito por muitos outros;
  • Todos os direitos humanos devem ser vistos como de igual importância, sendo igualmente essencial respeitar a dignidade e o valor de cada pessoa.
bernadetealves.com
10 de Dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos – nenhum direito a menos


Para a construção de uma sociedade mais justa e livre de preconceitos é preciso existirem mais ações educativas para a mudança de mentalidade com ações voltadas às minorias políticas, no qual trabalha o fortalecimento de identidades e atividades com a sociedade em geral com o objetivo de transformar o senso comum sobre o que são direitos humanos.


E, principalmente, colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como: “Redução de Desigualdades”, “Educação de Qualidade”, “Igualdade de Gênero”, e “Paz, Justiça e Instituições”.


Que nossa luta seja sempre a procura do respeito mútuo entre todos independente de raça, sexo, cor, riqueza ou religião.


Fotos: Reprodução