Marinha do Brasil festeja Dia do Marinheiro com entrega do Mérito Tamandaré

O Clube dos Fuzileiros Navais em Brasília foi palco das comemorações do Dia do Marinheiro e da entrega da Medalha Almirante Tamandaré, na manhã desta segunda-feira, dia 13 de dezembro, dia de nascimento do almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil.



A cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, com imposição da Medalha Mérito Tamandaré, foi presidida pelo Vice-Presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão, que contou com a presença do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Heleno Ribeiro Pereira, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; dos Ministros do Superior Tribunal Militar: o vice-presidente Ministro Dr. Péricles Aurélio Lima de Queiroz e o Ministro Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, o governador do DF Ibaneis Rocha, dentre outras importantes autoridades.

A Marinha do Brasil é a maior da América do Sul e da América Latina. Nas Américas, fica atrás apenas da Marinha dos Estados Unidos. Além de defender a pátria brasileira, proporciona segurança na navegação interna e externa. Como o Brasil é um país de extensa área aquática, tendo uma fronteira com mais de 8.500km, é evidente a importância da Marinha para a segurança do País. Tudo isso é protegido pelos valorosos marinheiros sob a liderança segura e o dinamismo do Almirante Almir Garnier Santos, Comandante da Marinha do Brasil.

O Comandante da Marinha do Brasil Almirante de Esquadra, Almir Garnier Santos, lembrou que a independência do Brasil foi consolidada pelo mar, onde muitos brasileiros sacrificaram suas vidas em nome da liberdade dos demais.
“É por essas águas que escoam 95% de nosso comércio exterior, águas em que possuímos grandes reservas de recursos naturais e de biodiversidade e também onde se assentam mais de 90% das reservas de petróleo e de gás natural”, disse o comandante da Marinha. “Por isso, nesta data, devemos por dever citar os valores deste grande brasileiro que é o almirante Tamandaré”, concluiu o Almirante Garnier.
Criada pelo decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Almirante Tamandaré destina-se a agraciar autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.


Entre os quesitos para merecer essa homenagem, destacam-se qualidades morais e profissionais, comprovada competência e esmero no cumprimento do dever. Entre os civis, de um modo geral, considera-se a ação destacada e eficaz em prol dos interesses e do bom nome da Marinha do Brasil.

O Comandante da Marinha cumprimentou todos os honrados com a Medalha Mérito Tamandaré. “Continuaremos juntos no mesmo ‘Barco’, seguindo como disseminadores das belas tradições da Marinha do Brasil e da importância da ‘Amazônia Azul’ para a soberania e a prosperidade de nosso País e de todos os brasileiros”, disse o Almirante de Esquadra, Almir Garnier Santos.

Reverenciando o Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, foram executados, sequencialmente, o exórdio do Patrono da Marinha e uma salva de 19 tiros.



Dentre os agraciados o Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o Comando do Material de Fuzileiros Navais, o Centro de Inteligência do Exército,os ministros da Justiça e Cidadania, Anderson Torres, e das Cidades, João Roma; o Comandante da Força Nacional, coronel Aginaldo, o governador do DF, Ibaneis Rocha, a procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Oliveira Barreto, além de outras autoridades e personalidades civis e militares.

O Chefe do GABAER, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, expressou o seu agradecimento e o orgulho em receber a homenagem. “Essa distinta condecoração do Comando da Marinha reforça todos os laços entre as três Forças Armadas, a nossa interoperabilidade, fraternidade e grande vocação de trabalharmos sempre juntos, na certeza de que assim seremos mais fortes”, destacou o Oficial-General.

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília, Felipe Viegas/Agência Força Aérea