Verão começa com chuva e ar abafado em quase todo o Brasil

A Terra atingiu a inclinação máxima em direção ao Sol às 12h59 desta terça-feira, 21/12/21, em países do Hemisfério Sul, como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O fenômeno caracterizado pela inclinação máxima da parte Sul da Terra em direção ao Sol, terá os dias mais longos, e as noites, mais curtas.
Este evento astronômico também é responsável pelo início do inverno. Logo, em dezembro quando é verão no Hemisfério Sul inicia-se o inverno no Hemisfério Norte.
O verão vai até as 12h33 do dia 20 de março, quando começa o outono.

Características do Solstício de verão
- dias mais longos do ano;
- temperaturas mais altas;
- aumento da umidade;
- chuvas constantes.
De acordo com o prognóstico climático divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas no verão serão acima da média na maior parte do país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste.
A nova estação traz muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora na maioria das áreas do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil. Muitas destas pancadas de chuva ocorrem com raios e podem ser fortes.

Alertas meteorológicos para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Belém, Macapá, Palmas, São Luis e Teresina, neste 21/12/21.
Confira previsão do tempo para Brasília

Segundo o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Distrito Federal, o verão será marcado por chuvas intensas com rajadas de vento, trovoadas, e em alguns momentos, também há a possibilidade de chuva de granizo. “O verão é a estação mais chuvosa aqui. Neste final de dezembro, as chuvas vão continuar ocorrendo e, em janeiro, a tendência é a mesma”, diz o meteorologista do Inmet.


De acordo com o Inmet, o índice de chuva do mês de dezembro, em Brasília, ultrapassou a média para o período. Até a segunda-feira, dia 20, choveu 295,8 milímetros (mm no Plano Piloto, o que significa 22% a mais que o esperado. A média para o mês é de 241 mm.
O Inmet afirma que o tempo chuvoso no Distrito Federal deve se manter até o fim desta semana.
Início do verão de 2022 a 2025

Para os próximos anos, o Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG/USP apresenta as seguintes datas e horários para o início da estação:
- O verão em 2022 começa em 21 de dezembro às 18h48 e termina em 20 de março;
- O verão em 2023 começa em 22 de dezembro às 00h27 e termina em 20 de março;
- O verão em 2024 começa em 21 de dezembro às 06h21 e termina em 20 de março;
- O verão em 2025 começa em 21 de dezembro às 12h03 e termina em 20 de março.
Fotos: Divulgação e Reprodução