Advogado Beto Simonetti assume a presidência da OAB Nacional

bernadetealves.com
Beto Simonetti presta juramento como presidente da OAB Nacional para triênio 2022 – 2025

O advogado criminalista Beto Simonetti, de 43 anos, tomou posse no dia 1º de fevereiro, como presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para mandato de três anos. Ele substitui o atual presidente Felipe Santa Cruz. Simonetti recebeu 77 dos 80 votos válidos, sendo dois brancos e um nulo, na eleição que ocorreu na sede da entidade, em Brasília, no dia 31 de janeiro.

bernadetealves.com
Felipe Santa Cruz encerra mandato e passa comando da OAB Nacional para Beto Simonetti
bernadetealves.com
Advogado Beto Simonetti recebe botton como novo presidente da OAB Nacional
bernadetealves.com
Felipe Santa Cruz preside cerimônia de posse da nova Diretoria e Conselho da OAB Nacional


A nova direção da OAB Nacional ficou assim constituída:


José Alberto Simonetti, presidente (Amazonas)
Rafael de Assis Horn, vice-presidente (Santa Catarina)
Sayury Silva de Otoni, secretária-geral
Milena da Gama Fernandes Canto, secretária-geral adjunta
Leonardo Pio da Silva Campos, tesoureiro

bernadetealves.com
Felipe Santa Cruz empossa o advogado Beto Simonetti na presidência da OAB Nacional para mandato de três anos


O presidente Felipe Santa Cruz, exaltou a democracia interna da Ordem e cumprimentou a nova diretoria e as autoridades presentes na cerimônia de posse de Beto Simonetti. “Esse é mais um feliz dia para a democracia, da democracia da Ordem dos Advogados, a posse da nova diretoria eleita por estrondosa maioria. Hoje é um dia feliz para mim também, pois entrego a presidência da OAB em boas mãos.”

bernadetealves.com
Advogado Felipe Santa Cruz encerra mandato e passa comando da OAB Nacional

Beto Simonetti é conselheiro federal da entidade pelo estado do Amazonas e foi apoiado por 26 seccionais e, por isso, foi candidato único. O principal requisito para qualquer advogada ou advogado disputar a presidência nacional da Ordem é ter o apoio de, no mínimo, seis seccionais estaduais.


O novo presidente afirmou que a nova gestão não atuará como base nem como oposição a governos e a partidos, e que seu maior propósito é unir a classe novamente em torno da Advocacia e da Constituição Federal.


“A OAB terá as portas abertas e a manutenção de suas pontes construídas para defender os interesses de nossa profissão junto a qualquer autoridade legítima. A OAB terá diálogo com todos os Poderes, com todas as instituições da República. Por causa de nossa história, de nossa participação ativa na construção da democracia, somos sempre chamados a participar das grandes questões do País. Neste ano eleitoral, certamente, não será diferente”.

bernadetealves.com
Beto Simonetti toma posse como novo presidente da OAB Nacional

Dentre os temas abordados no discurso de posse de Beto Simonetti, estão a independência política da Ordem, o foco da entidade na defesa da democracia e em pautas da advocacia, como a defesa das prerrogativas e dos honorários, a valorização da profissão em regiões distantes e o oferecimento de capacitações para as pessoas inscritas na OAB. Além disso, o novo presidente elogiou implementação da paridade de gênero na Ordem e afirmou que fará uma gestão em busca de unir a classe. “O partido da OAB é a própria OAB e sua ideologia é a Constituição”.

bernadetealves.com
Beto Simonetti toma posse como presidente da OAB Nacional exaltando a democracia e garantindo pacificação social


Faremos uma gestão da Advocacia para a Advocacia. Isso implica olhar para todo o território, inclusive para as localidades mais distantes. Trabalharemos para levar às localidades remotas ações relacionadas a temas como prerrogativas, jovem advocacia, mulher advogada, direitos humanos, honorários, defesa da democracia e outras ações e estruturas que beneficiem diretamente os colegas”, disse o novo presidente.


Simonetti disse que o maior avanço que a OAB conquistou para a profissão, que é a criminalização das violações das prerrogativas da Advocacia, foi um esforço de várias gestões. “Agradeço aos presidentes Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Claudio Lamachia e, mais uma vez, Felipe Santa Cruz. Todos se empenharam diuturnamente para que essa conquista fosse nossa”.

bernadetealves.com
Advogado Beto Simonetti ,presidente da OAB Nacional diz que “O partido da OAB é a própria OAB e sua ideologia é a Constituição”.

“Precisamos dar condições dignas de trabalho, desde os advogados do sertão e dos brejos aos advogados das modernas avenidas dos grandes centros. Que os advogados mais humildes tenham a mesma condição de trabalho dos que estão na Faria Lima, na Barra e no Lago Sul”, declarou Simionetti, em referência à avenida de São Paulo, ao bairro do Rio de Janeiro e a região administrativa do Distrito Federal, respectivamente.

Simonetti finalizou o discurso clamando pela união da classe. “A nova ordem é união. Porque a união constrói, a união salva, a união educa e a união é o único modo de que nós possamos trazer a Ordem dos Advogados do Brasil à pacificação social”, afirmou Simonetti.


Beto inicia a gestão como presidente nacional da OAB e o quinto mandato como conselheiro federal pelo Amazonas. Ao longo desse período, desempenhou funções relevantes dentro do sistema OAB, como diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Ele também atuou, dentro da OAB nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade.


Este engajamento com a Ordem dos Advogados vem de família. Ele é filho de Alberto Simonetti Cabral Filho, quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas, e irmão de Alberto Simonetti Cabral Neto, conselheiro federal e também presidente da seccional.


O novo presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, conhecido como Beto Simonetti desde que começou na profissão de advogado, em 2001, é formado em direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em direito penal e processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ele será o segundo amazonense a assumir o posto de presidente da OAB em 92 anos.


Sua atuação na advocacia é voltada principalmente para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça.

bernadetealves.com
Rafael de Assis Horn, conselheiro federal da OAB/SC, toma posse como vice-presidente da OAB Nacional

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, é Conselheiro Federal por Santa Catarina. É uma grande honra ser o primeiro advogado catarinense a estar na vice-presidência da OAB Nacional, e uma enorme responsabilidade representar, ao lado de Beto Simonetti, a advocacia nacional neste momento no qual precisamos de uma OAB forte, apartidária, que esteja conectada com a classe e, principalmente, com a sociedade civil”, afirma Horn.

bernadetealves.com
Presidente da OAB Nacional Beto Simonetti empossa Francisco Caputo da OAB/DF como Conselheiro Federal


Também tomaram posse os Conselheiros Federais das 27 seccionais do Conselho Federal da OAB. Pelo Distrito Federal tomaram posse: Francisco Queiroz Caputo Neto, Cristiane Damasceno Leite, Ticiano Figueiredo de Oliveira, José Cardoso Dutra Júnior, Nicole Carvalho Goulart e Maria Dionne De Araujo Felipe.

bernadetealves.com
Presidente da OAB Nacional Beto Simonetti empossa Nicole Carvalho Goulart da OAB/DF, presidida por Délio Lins, como Conselheira Federal
bernadetealves.com
Presidente da OAB Nacional Beto Simonetti empossa Cristiane Damasceno Leite da OAB/DF como Conselheira Federal


Dentre as autoridades presentes estava o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva e o governador do DF, Ibaneis Rocha, que já presidiu a OAB/DF no triênio 2013-2015, Conselheiro Federal, diretor do Conselho Federal e corregedor nacional da Ordem dos Advogados do Brasil.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha com o presidente da OAB Nacional Beto Simonetti

“Fui advogado por 26 anos, atuando de forma muito presente na OAB. Tenho uma alma de advogado que não vou conseguir arrancar de mim tão cedo”, declarou Ibaneis Rocha. “Tenho uma amizade profunda pelo presidente que tomou posse hoje, e tenho muita confiança no trabalho que a Ordem tem para desenvolver pelo Brasil em prol da democracia, em prol da sociedade, na defesa dos direitos daqueles que mais precisam”, disse o governador Ibaneis Rocha.

bernadetealves.com
Délio Lins e Silva, presidente da OAB-DF (C) com Rafael Martins, Cristiane Damasceno, Francisco Caputo, Nicole Carvalho Goulart, Dionne Felipe, Ticiano Figueiredo de Oliveira e José Cardoso Dutra Júnior

Fotos: Eugênio Novaes/OAB Nacional e Divulgação OAB/DF