Igreja mais antiga de Brasília celebra 63 anos

Inaugurada em 1959 como paróquia Sagrado Coração de Jesus, por autorização do então arcebispo de Goiânia, Dom Fernando, para receber os pioneiros e candangos que chegaram para construir Brasília, completou no dia 02 de fevereiro, 63 anos de fundação.
A igreja que fica na L2 Sul, SGAS 615, foi palco de centenas de celebrações sacramentais: casamentos, crismas, batizados, novenas. Uma infinidade de eventos que trouxeram conforto espirital e permitiram o mais genuíno exercício da fé cristã. Com a saída dos padres missionários em 1989 para Minas Gerais, Dom Falcão com o intuito de tornar conhecida a devoção a nossa senhora das Mercês no planalto central, ofereceu aos padres mercedários a administração da paróquia.


A construção do atual templo foi um desafio vencido pelos mercedários com o apoio e o compromisso da comunidade. Em 17 de outubro de 1993, foi realizada a dedicação do templo e o acréscimo do nome de Maria ao nome original da paróquia. A partir de então passou a se chamar Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês.
Conhecida por ser uma paróquia acolhedora, com um trabalho social consistente, a igreja faz parte da memória afetiva de muitos moradores do Distrito Federal.

Os 63 anos foram celebrados com uma missa solene pelo pároco e reuniu toda a comunidade e integrantes das diversas pastorais e movimentos que garantem o funcionamento longevo e reconhecido da Igreja.
“Por meio de orações, da acolhida e das muitas transmissões, conseguimos fazer da nossa igreja um bálsamo para aqueles que estavam com medo, inseguros e tensos com as limitações que a covid-19 impôs às cidades”, diz o pároco.


Nossa Senhora das Mercês, é um dos títulos da Virgem Maria e significa “misericórdia”, devoção que remonta ao século XIII, quando a Virgem Maria apareceu a São Pedro Nolasco e o encorajou a seguir libertando os cristãos escravizados. Mercê é uma palavra do português arcaico e significa Favor, graça, benefício, perdão, indulto. Este último significado é relevante a história de Nossa Senhora das Mercês, pois significa libertação. Assim, entendemos que Nossa Senhora das Mercês veio para libertar da escravidão. Na época, tratava-se da escravidão real feita pelos muçulmanos. Hoje, podemos falar da escravidão moral à qual muitos estão submetidos, ficando presos a vícios e pecados que escravizam e tiram a liberdade.
Oração a Nossa Senhora das Mercês

Mãe querida das Mercês, com a simples confiança de filhos, recorremos a Ti. Vimos aos Teus pés de Rainha e Mãe de misericórdia, suplicando o Teu poderoso auxílio. O nosso mundo vive aprisionado em tantas formas de escravidão e opressão. Nosso tempo não é menos atribulado que aquele em que Tu, compadecida da Terra, inspiraste a fundação de uma ordem religiosa, destinada à redenção dos cativos cristãos. Novas formas de escravidão social, política ou psicológica que derivam, em última instância, da corrupção do pecado surgem a cada dia. Aqui nos tens, ó Mãe das Mercês, lutando para livrar-nos de tantas cadeias e opressões do nosso mundo. Ajuda-nos com a Tua misericórdia para que possamos recuperar a feliz liberdade dos filhos de Deus. Amém.
Viva a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, a igreja mais antiga de Brasília.
Fotos: Divulgação