CBA celebra 60 anos com a entrega do Capacete de Ouro 25 anos

Brasília foi palco da festa de comemoração dos 60 anos da Confederação Brasileira de Automobilismo e dos 25 anos do Capacete de Ouro, no dia 4 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

A premiação teve sua primeira edição em 1997, e desde então, os principais pilotos do País, seja de categorias brasileiras ou do exterior, passaram pelo palco e receberam o troféu mais cobiçado do esporte a motor nacional.

O presidente da CBA, Giovanni Guerra, disse que o aniversário foi em setembro de 2021 e a festa foi adiada em razão da pandemia. A comemoração agora marca a retomada de uma tradição criada na Gestão Paulo Scaglione, e premia todos os pilotos campeões e vice-campeões da temporada 2021, dos campeonatos nacionais e interestaduais sob a alçada da CBA.

“Viemos de um período desafiador para todo o esporte a motor mas a CBA uniu esforços com federações, promotores, categorias e pilotos não apenas para encontrar soluções, visando uma retomada ainda mais forte, como também a ampliar a abrangência e importância do automobilismo brasileiro”, disse o presidente.
“É um prazer celebrar os 60 anos da CBA em conjunto com o Capacete de Ouro, uma premiação tão importante e que completou 25 anos. Nós da CBA temos o dever de apoiar todas as ações voltadas a incentivar o automobilismo brasileiro, como o Capacete de Ouro, uma premiação que sempre destacou a todas as categorias, do asfalto ao rali, do kart as competições de arrancada e de drift”, disse Giovanni Guerra, presidente da CBA.

Giovanni Guerra, agradeceu o apoio imprescindível do Banco BRB ao automobilismo brasileiro e elogiou o trabalho do presidente Paulo Henrique Costa, frente à instituição bancária. “Ele é um expert na área dele e estamos honrados e felizes por o Banco BRB ter usado a nossa família de sobrenome Automobilismo, CBA, para que ele pudesse incrementar esse cartão. Não só como gestor, ou a pessoa extremamente inteligente e perspicaz que ele é, mas também pelo outro lado que a gente sabe, que é o piloto. O piloto Paulo Henrique sentiu na pele a dificuldade de seguir carreira. Ele oportuniza caminhos para que piloto, promotor, fornecedor, mecânico, dono de loja, que faz parte desse “sindicato” do automobilismo, possa crescer, possa ir avante com o cartão de crédito e a cédula desportiva do BRB / CBA”.
Foram destacados também os profissionais envolvidos com as corridas no país, como equipes, jornalistas, inovações em tecnologias, em fiscalização e em segurança das pistas, com uma abrangência ainda maior em prol do esporte a motor.
Além das homenagens e celebrações o evento também promoveu o networking entre pessoas, o automobilismo e as grandes marcas envolvidas, o público, os amantes das corridas, os promotores, engenheiros, chefes de equipe, mecânicos e imprensa.

A festa contou o apoio do GDF e com o patrocínio do Banco BRB, presidido por Paulo Henrique Costa, com a presença do Vice-governador Paco Britto e sua esposa Ana Paula Hoff e a filha Catarina Britto.
“O Capacete de Ouro é conhecido como o ‘Oscar do automobilismo’. Um grande momento de coroação, celebração, premiação, de reconhecimento de todos aqueles que se destacaram. E o BRB, que participou da temporada inteira, precisava estar nesse fechamento”, diz Paulo Henrique Costa.

A noite foi de festa e também de emoção com a participação de estrelas do passado, que fizeram a história do automobilismo no Distrito Federal, além de grandes nomes do esporte a motor mundial, como o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, Wilson Fittipaldi Júnior, ex-piloto brasileiro de Fórmula 1, o piloto Felipe Massa, vice-campeão mundial de Fórmula 1; o ex-piloto britânico Bernie Ecclestone,CEO da Formula One Management, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed bin Sulayem dentre outras personalidades.

Entre os pilotos agraciados com o troféu, estão desde nomes experientes, como Helio Castroneves, quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e dono das últimas duas vitórias nas 24 Horas de Daytona, até pilotos mais novos, como Gabriel Casagrande, que levou o prêmio na categoria Stock Car.

“O Capacete de Ouro está consolidado como o mais importante prêmio do automobilismo brasileiro, e é muito especial receber estes grandes nomes do esporte em nosso palco mais uma vez. Isso não seria possível sem o apoio de toda a comunidade do esporte a motor. Ainda comemoramos os 60 anos da CBA, que tem se preocupado também em valorizar cada vez mais nossos pilotos. Agradeço também ao BRB, por confiar em nosso evento e acreditar no automobilismo brasileiro”, diz Isabel Reis, presidente da MotorMídia, empresa responsável por RACING.
Capacete de Ouro 25 anos – CBA 60 anos

Paulo Henrique Costa, Alan Mosca, Giovanni Guerra e Isabel Reis, na celebração dos 60 anos da CBA
Vencedores Capacete de Ouro 25 anos – CBA 60 anos

Off-Road – Cristian Baumgart e Beco Andreotti
Kart Revelação: Bernardo Leal
Kart: Gabriel Gomez
Rally: Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut
Internacional Top: Felipe Nasr e Pipo Derani
Turismo Nacional: Gustavo Magnabosco
Stock Light: Felipe Baptista
Stock Car: Gabriel Casagrande
Nacional: André Marques
Fórmula Top: Helio Castroneves
Arrancada: Fabricio Trifone
Drift: Matheus Sartor
Autocross: Ricardo Basso
Kartcross: Alan Synthes
VNT: Alexandre Camargo
Internacional: Kiko Porto
Regional: Julio Campos e Leo Torres


“Foi uma noite importante e feliz, pra mim, minha família, equipe e todos os que acompanham minha carreira nas pistas. Ser reconhecido pelo nosso trabalho dá um gás a mais pra gente continuar fazendo o que ama. Agradeço à Revista Racing e à CBA pela premiação”, disse o piloto Bernardo Leal, revelação do Kart.

Vencedores do prêmio da CBA

Campeonato do Nordeste de Kart
Cadete: Alexandre Freitas Leal Filho
F4 Graduados A: Diogo Oliveira Moscato
F4 Graduados B: Pedro de Moura Silva Júnior
F4 Graduados B: Carlos Felipe Pinto Andrade (vice)
F4 Super Senior: Paulo Roberto Galleas
Graduados B: João Victor Daniel Lopes Bomfim (vice)
Super Sênior: Carlos Benedito Lima Franco dos Santos
Super Sênior: Nilton Luiz Roza (vice)
Copa Brasil de Kart
Júnior Menor: Enzo Brustello Ranieri
Mirim: Bernardo Leal
Super Sênior: Alessandro Ramalho
Campeonato Brasileiro de Kart

F4 Graduados: Diego Said
F4 Júnior: Rafael Vasco
F4 Sênior: Roberto Júnior
F4 Super Sênior Master: Luiz Fernando Armani
Júnior Menor: Gabriel Sano
Júnior Menor: Enzo Nienkotter (vice)
KZ Graduado: Pedro Piquet
Mirim: Bernardo Leal
Sênior A: Leonardo Nienkotter
Sênior B: Gustavo Kalinowski
Super Sênior: Rodrigo Piquet
Super Sênior Master: Amilcar Mugnaini
Super Sênior Master: Euvaldo Luz

Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country

Jeferson Teixeira/Paulo Roberto de Góes
Cristina Bordini/Alessandro Tozoni
Igor de Carvalho/Luiz Fernando Carqueijo
Fred da Silva/Adroaldo Weisheimer
Igor Carvalho/Luiz Fernando Carqueijo
Rally de Regularidade Centro-Oeste
Daniel Oliveira/Luiz Fernando Ferreira
Renan Alvarez/Rodrigo Tolezano
Rally de Regularidade Nordeste
Antonio Miranda Filho

Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
Marcelo Dalmut/Ulysses Bertholdo
Rafael Túlio e Juliano Gracioli
Evandro Carbonera
Felipe Augusto/Tiago Luiz
Mitsubishi Cup
João Victor Alves/Andrey de Castro
Ricardo Feltre/Elaine Ribeiro
Fabrício Zanella
Alessandro Tozoni
Mitsubishi Motorsport
Ernesto Kabashima
Copa Shell HB20
Daniel Nino
Marcelo Giaretta
Gustavo Magnabosco
Enzo Gianfratti
Porsche Cup

Renan Pizii
Lucas Salles
Nelson Monteiro
Enzo Elias
Jeff Giassi
Nelson Monteiro
Lucas Salles
Paulo Totaro
Stock Car
Gabriel Casagrande
Endurance Brasil
Emilio Padron
Marcelo Viana
Ricardo Baptista
Ricardo Mendes
Nelson Monteiro
João Pedro Maia
Turismo 1.4
Guto Rotta
Artur Gama
João Carlos Neto
Daniel Nino
Copa Truck:
André Marques
José Augusto Dias
Wellington Cirino
Copa Norte/Nordeste de Arrancada
Yuri Baptista
Fabrício Trifoni
Campeonato Brasileiro de Drift
Márcio Vieira Júnior
Márcio Vieira
Velocidade na Terra
Ricardo Basso
Rafael Bortoli
Alan Synthes
Felipe de Nadal
Alexandre Camargo
Luiz Antonio Santini

A entrega do Capacete de Ouro é a maior celebração do automobilismo brasileiro.
Fotos: Jaqueline Husni/Agência Brasília e Rafael Gagliano CBA