Rede pública do DF começa o ano letivo de 2022 com 100% das atividades presenciais

bernadetealves.com
Escola pública do Distrito Federal abre as portas para o ano letivo 2022

A segunda-feira, dia 14, é especial para cerca de 470 mil estudantes da rede pública do Distrito Federal. É que começa o ano letivo de 2022 com 100% das atividades presenciais nas mais de 680 escolas.


Para evitar que os números da pandemia avancem ainda mais, as secretarias de Saúde e de Educação estabeleceram algumas medidas que devem ser seguidas pelas escolas.


O GDF preparou um protocolo que detalha os principais cuidados sanitários a serem tomados. O documento conta com informações e orientações baseadas nas diretrizes atualizadas das áreas técnicas da Secretaria de Saúde.Um dos principais focos é intensificar a vacinação entre crianças e adolescentes em idade escolar.

bernadetealves.com
Escolas públicas do DF reabrem as portas em 2022 com 100% das atividades presenciais

Segundo o protocolo de volta às aulas no DF, “as unidades escolares devem realizar a vigilância ativa sobre casos suspeitos e confirmados de Covid-19”. Os casos suspeitos ou confirmados devem ser afastados do local de forma imediata. “Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde para avaliação clínica e permanecer em isolamento até a confirmação ou descarte do diagnóstico”, diz o documento.

bernadetealves.com
Escola pública do Distrito Federal começa ano letivo 2022 com 100% das atividades presenciais

Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal, estudantes que apresentem sintomas dentro das escolas devem ser isolados, até o comparecimento do responsável. Já os profissionais da instituição devem procurar o serviço de saúde.


Os locais que as pessoas com suspeita de infecção frequentaram devem ter a higienização intensificada. A secretaria recomenda ainda que as famílias sejam orientadas pela instituição de ensino quanto à necessidade de isolamento.

bernadetealves.com
Teste de Covid realizado em Brasília
  • Infectado deve ser isolado por 10 dias, a partir da data de início dos sintomas
  • Instituição de ensino deve notificar a ocorrência do caso suspeito e/ou confirmado em até 24 horas no sistema Monitora Escola
  • A partir da notificação, equipes da Secretaria de Saúde acompanham situação.


Segundo os especialistas, além de usar máscara (trocada a cada 3 horas) e higienizar mãos, as crianças devem manter distanciamento dos colegas na sala e evitar interação com outras turmas.. ‘Pais precisam conversar e dar responsabilidades aos filhos’, orienta infectologista.

bernadetealves.com
Higienização das mãos

Medidas para minimizar risco de contágio nas escolas

  • Uso obrigatório e permanente de máscara cobrindo nariz e boca
  • Distanciamento social
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca
  • Fazer higienização constante das mãos com água e sabão ou uso de álcool gel 70%
  • Manter ambientes bem ventilados
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal
  • Organizar horários de entrada/saída de estudantes, intervalo e lanche para evitar aglomerações.


Fotos: GDF e Reprodução