Lázaro Ramos debate questões sociais e mistura humor, drama e thriller em ‘Medida Provisória’

Lázaro Ramos apresenta o trailer oficial do seu primeiro longa de ficção ‘Medida Provisória’ com estreia prevista para 14 de abril nos cinemas brasileiros, com elenco estrelado que faz o público refletir sobre racismo por meio da emoção.
O filme tem como protagonistas Taís Araujo, Alfred Enoch e Seu Jorge e conta ainda com um grande elenco de 77 atores, entre eles Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Emicida, Flávio Bauraqui e Paulo Chun.

O talentoso ator Lázaro Ramos, ganhou destaque em 2002 ao dar vida no cinema ao polêmico transformista João Francisco dos Santos, mais conhecido como Madame Satã. Ao longo dos últimos 20 anos, o artista teve outros tantos papéis de destaque, caso do Foguinho, da novela “Cobras e Lagartos”, que rendeu a ele a indicação ao Emmy em 2007. Após o documentário “Bando, Um filme De:” e o especial “Falas Negras” exibido na Globo.

O sucesso crescente em diversos personagens na TV, no cinema e no teatro, fez Lázaro viver novos desafios, como o programa “Espelhos”, no Canal Brasil, escrevendo livros adultos e infantis e também atuando atrás das câmeras. Lázaro é casado com Taís Araújo há 17 anos e tem com ela dois filhos: João Vicente e Maria Antônia. Já atuaram juntos na série “Mister Brau” e na peça “O Topo da Montanha” e agora no filme ‘Medida Provisória’.

“Nos complementamos quando estamos trabalhando. Então, sempre temos planos de estar juntos contando histórias e explorando as possibilidades que essa dupla pode ter em vários trabalhos, inclusive em funções diferentes, atuando, dirigindo. O encontro sempre foi frutífero e espero que se mantenha assim”, diz Lázaro.
O enredo de ‘Medida Provisória’ mostra um futuro distópico, no qual o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a ‘voltarem’ à África como forma de reparar os tempos de escravidão. O advogado Antônio (Alfred Enoch), sua companheira, a médica Capitú (Taís Araujo), e seu primo, o jornalista André (Seu Jorge) decidem resistir, uns confinados em suas casas, outros no Afrobunker – movimento que vai lutar pelo direito de permanecerem em seu país.

‘Medida Provisória’ passou por diversos festivais internacionais, sempre com boa recepção da crítica especializada. Ainda em 2020, no Indie Memphis Film Festival, nos Estados Unidos, Medida Provisória recebeu o troféu de melhor roteiro para Lázaro Ramos e Lusa Silvestre e os corroteristas Aldri Anunciação e Elísio Lopes Jr. no Pan African Film, em Los Angeles, realizado em 2021, recebeu dois prêmios: de melhor direção e de melhor ator para Alfred Enoch. No Festival de Huelva, na Espanha, também recebeu os prêmios de direção e de melhor ator para Alfred Enoch, já no Festin Festival, ocorrido em Lisboa , Lázaro Ramos recebeu o prêmio de melhor realizador.

Para o diretor, o filme é um alerta sobre coisas que a gente não quer que aconteça e ele espera sensibilizar as pessoas com entretenimento, já que tem “momentos de humor e momentos de emoção que vão para além da compreensão racional política”. Sobre qualquer comparação com o cenário mundial, Lázaro diz: “É uma distopia assim como tantas outras do audiovisual, entre elas “The Handmaid’s Tale” e “Black Mirror”. É um texto que veio do teatro, em 2011, pensando um futuro impossível de acontecer. Infelizmente de lá pra cá muito se assemelha a pontos da história contemporânea e, aí, a ficção, mais uma vez, se confunde com a realidade”.


O enredo se passa num futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos de escravidão – a partir desse conflito e da história de amor vivida pelos personagens de Taís e Alfred, o filme debate questões sociais e mistura humor, drama e thriller.
O roteiro é baseado no sucesso teatral brasileiro “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação – que também integra o elenco como ator. Escrito originalmente em 2011, Lázaro se apaixonou pelo texto e o adaptou para o cinema em 2015, sendo ele filmado em 2019 em diversas locações na cidade do Rio de Janeiro.
Para além do elenco estelar, vale destacar a trilha sonora com direção musical assinada por Plínio Profeta, Rincon Sapiência e Kiko de Souza, que pinça para o espectador canções nas vozes de nomes como Elza Soares, Xênia França e Liniker – coube a Plínio trazer a carga cinematográfica necessária e a dupla Rincon e Kiko a busca por sonoridades do hip hop paulista contemporâneo.
O trailer mostra que o filme será aclamado por todas as classes sociais e convida a reflexão sobre a identidade afro-brasileira. ‘Medida Provisória’ dá protagonismo a personagens que, muitas vezes, são coadjuvantes em outras histórias e traz à tona questões relacionadas à importância da representatividade no meio artístico.
Fotos: Divulgação e Reprodução