Clea Caputo Bastos, economista e pioneira de Brasília, morre aos 84 anos

É com pesar que registro o falecimento de Clea Caputo Bastos, economista e pioneira de Brasília, ocorrido no dia 18 de fevereiro em decorrência de uma parada cardíaca. Ela lutava contra uma leucemia há seis anos e, recentemente, teve uma complicação no quadro de saúde.
Clea Caputo Bastos chegou na cidade em 1972. Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, ao chegar na capital do país concluiu o segundo grau e fez faculdade de Economia. Ela e o marido Maurício de Campos Bastos ficaram juntos por 64 anos e tiveram 9 filhos, 24 netos e nove bisnetos.
Clea Caputo e Maurício Bastos foram protagonistas de uma história irretocável e de uma família de prestígio.
Dona Clea Caputo Bastos deixa nove filhos. Pela ordem cronológica: Carlos Eduardo, Sérgio Maurício, Guilherme Augusto, Adriana, Gustavo Henrique, Denise, Eveline, Liliane e Francisco. Dos nove filhos, cinco seguiram a profissão do pai Maurício de Campos Bastos, no Direito.
São eles: Carlos Eduardo Caputo Bastos, foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2004 e 2008; Guilherme Augusto Caputo Bastos é ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 2007, Francisco Caputo Bastos, foi presidente da OAB/DF no triênio 2009/2011 e é atual Conselheiro Federal da OAB Nacional. Gustavo Henrique é advogado assim como Eveline Caputo, que atualmente é servidora aposentada do TST.

Maurício Campos Bastos, que trabalhava desde 1962 em Juiz de Fora, na antiga Junta de Conciliação e Julgamento, depois chamada Vara do Trabalho, como magistrado veio para o planalto central para consolidar a Justiça Trabalhista no Distrito Federal. O decreto de nomeação foi assinado pelo então presidente João Goulart, em novembro de 1972.
Em junho de 1917 quando recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília demonstrou seu amor e agradecimento a esposa Clea. “É uma enorme honra receber tão importante reconhecimento da cidade que escolhi viver e trabalhar. Quero repartir tudo isso com minha esposa, que é mais credora que eu, um exemplo de mulher”, declarou Dr. Maurício naquela ocasião.

Dona Clea, também, deixa netos que escolheram o Direito como profissão. Entre eles, a atual conselheira seccional Ana Carolina Caputo e o ex-conselheiro e ex-presidente da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante (CAJI), Caio Caputo.
Clea Caputo Bastos era a base e sustentação da família Caputo Bastos. Uma mulher amorosa, amiga, conselheira, de garra, determinação e cuidado. Uma mãe exemplar e uma mulher digna.
Siga em paz, Dona Clea Caputo Bastos. Seu exemplo como mãe ficará como legado para todas as mulheres que exercem essa sublime missão de gerar, cuidar e preparar os filhos para a vida. Tive o privilégio de privar da sua companhia e muito obrigada por dividir seus conhecimentos.
Nossa solidariedade à família Caputo Bastos. Que Deus em sua infinita bondade amenize a dor de todos os familiares da querida Clea Caputo.

Em suas redes sociais, o filho Francisco (Kiko) demonstrou todo o apreço por sua genitora. “Quanto amor! Quanto aprendizado! Quanta gratidão a Deus pela vida e obra da minha mãe, essa MULHER maiúscula que tem uma história e uma forma de encarar a vida que nos inspira muito! Te amo.”
“A minha mãe era aquela mulher sabia que a Bíblia descreve. Uma pessoa que cuidou da família e encaminhou todos os filhos, deu muita tranquilidade para o meu pai trabalhar, porque ele sabia que a retaguarda estava bem gerida”, diz o filho Kiko Caputo, Conselheiro Federal da OAB Nacional.

“Dona Clea tinha uma força extraordinária e sempre foi muito disciplinada. Ela tinha uma alegria de viver fora do comum e era positiva em relação à vida. Um ser humano exemplar. O grande projeto dela foi a família que ela construiu”, declara emocionado o filho Francisco Caputo.
O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, manifestou pesar pelo falecimento da sra. Clea Caputo Bastos, mãe do conselheiro federal Francisco Caputo e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Caputo Bastos, atual Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho e os advogados Gustavo Henrique Caputo Bastos e Carlos Eduardo Caputo Bastos.
“Dona Clea deixa um legado de paz e amor ao próximo. Esses são valores marcantes em sua família, que tem relevantes serviços prestados à advocacia brasileira e ao sistema de Justiça”, diz a nota da OAB Nacional.
O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr.,em Nota de Pesar, lamentou o falecimento de dona Clea Caputo Bastos e manifesta solidariedade à família Caputo Bastos: “Dona Clea deixa um legado para todos nós, de caráter, alegria e força.”
O TST divulgou em seu site Nota de Pesar. “O Tribunal Superior do Trabalho, em nome da Justiça Trabalhista brasileira, manifesta pesar pelo falecimento da senhora Clea Caputo Bastos, digníssima mãe do Corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o ministro Guilherme Caputo Bastos. Clea será lembrada pelo caráter prestativo, amoroso e sempre presente junto aos filhos, netos e bisnetos. Deixa ainda, um legado de paz e amor ao próximo, valores marcantes em sua família”
Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal