Gre-Nal é adiado após ataque a ônibus e jogador do Grêmio ficar ferido

bernadetealves.com
Ônibus do Grêmio é apedrejado ao chegar ao Beira Rio para Gre-Nal 435

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou que o Gre-Nal 435, válido pela 9ª rodada do Gauchão, não será disputado neste sábado, dia 26. A medida foi tomada após o ônibus do Grêmio ser atingido por pedras e barras de ferro, por volta das 17h30, na chegada ao Estádio Beira-Rio, onde ocorreria o clássico. Três jogadores do Tricolor ficaram feridos.


De acordo com o presidente da FGF, Luciano Hocsman, ainda não há nova data para a realização do jogo. A definição deve ocorrer nas próximas horas.

bernadetealves.com
Mathías Villasanti foi atingido por um bloco de concreto e teve concussão cerebral, escoriações no rosto e trauma no quadril

Conforme imagens divulgadas pelo clube, o volante Mathías Villasanti foi atingido por um bloco de concreto e outros jogadores foram alvejados por estilhaços de vidro, o que motivou a presidência do clube a anunciar a desistência da disputa do clássico Gre-Nal.


O paraguaio precisou passar por atendimento médico e foi levado ao hospital Moinhos de Vento por uma ambulância. Conforme nota divulgada pelo clube, ele teve concussão cerebral, escoriações no rosto e trauma no quadril. O jogador passa bem. Os jogadores Thiago Santos e Campaz, tiveram escoriações pelos estilhaços.

bernadetealves.com
O volante Mathías Villasanti foi atingido por um bloco de concreto na cabeça


“A delegação vinha no comboio quando fomos surpreendidos por cerca de 100 torcedores identificados com a camisa do Internacional. Saíram do parque (Marinha do Brasil), atingiram a esquina e começaram a jogar uma série de objetos, sendo uma pedra e um pedaço de pau, quebraram um vidro do ônibus e lesionaram nosso atleta”, relatou o CEO Carlos Amodeo.

bernadetealves.com
Ônibus do Grêmio é apedrejado ao chegar ao Beira Rio para Gre-Nal 435 e jogadores ficam feridos


Clubes brasileiros divulgaram mensagens de apoio ao Grêmio na noite deste sábado após o ônibus tricolor ser apedrejado no caminho para o Gre-Nal, que seria disputado às 19h no Estádio Beira-Rio.


Flamengo: “Mais um dia lamentável para o futebol brasileiro. Nossa solidariedade aos jogadores do Grêmio agredidos. Chega de violência! Não podemos mais tolerar!”


O Santos Futebol Clube lamenta mais uma vez um episódio de violência no futebol e presta toda a solidariedade ao Grêmio FBPA pelo atendado sofrido no ônibus da equipe na chegada ao Beira-Rio. “Desejamos uma boa recuperação ao atleta Villasanti, que acabou sendo acertado por uma pedra no rosto e aos outros profissionais da delegação que também, infelizmente, foram atingidos. A nação santista está com vocês!”


O Cruzeiro se solidariza com o @Gremio e todos os profissionais envolvidos pelo atentado sofrido na chegada da equipe ao estádio. Atos como esses são apenas estorvos para o espetáculo que representa o futebol.

Zé Rafael, meio-campista do Palmeiras, fez publicações cobrando mudanças no futebol brasileiro depois de o ônibus do Grêmio ser atacado neste sábado antes do clássico com o Internacional.


“Bizarro e preocupante, que em uma mesma semana, dois casos muito parecidos de violência, sejam tão ‘normais’ no meio do nosso esporte. Medidas de segurança devem ser tomadas! Quando as coisas vão mudar? Não apoiem ou façam piada com esse tipo de situação, o problema é muito grave! “
, escreveu o jogador, lembrando do ataque sofrido pela delegação do Bahia, na quinta.


“Rivalidade, zoeiras, piadas, tudo isso sempre fez parte do nosso futebol! Agora o que eu não consigo entender é o motivo de colocar a integridade física de uma pessoa, seja ela quem for, por conta de uma ‘paixão’ ou ‘rivalidade’ do esporte! O próximo passo é uma tragédia…” concluiu Zé Rafael.

O presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, condenou o episódio e afirmou que irá ajudar na identificação dos culpados. “O Inter vem manifestar com veemência a sua contrariedade a essa violência, que vem acontecendo de forma constante. Não concordamos, é lamentável. Vamos contribuir para que seja identificado aqueles que fizeram isso. Temos que acabar com isso no futebol brasileiro”, disse à imprensa.


A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que os suspeitos de atirarem blocos de concreto e barra de ferro estavam na Avenida Edvaldo Pereira Paiva próximo à rua Nestor Ludwig, no entorno do Beira-Rio, em Porto Alegre e que dois foram detidos.

A violência não irá vencer a paz e o amor pelo futebol.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA