Oscar 2022 consagra no ‘Ritmo do Coração’como melhor Filme e ‘Duna’ a mais premiada

A cerimônia do Oscar 2022 aconteceu na noite de domingo em Los Angeles. Foi apresentada pelas atrizes e comediantes Regina Hall, Wanda Sykes e Amy Schumer e teve show de Sebastián Yatra.

Uma das mudanças deste ano é que alguns prêmios foram entregues antes do início da cerimônia, e as imagens gravadas foram inseridas em flashes durante o ao vivo. A medida gerou polêmicas, mas segundo os organizadores foi para encurtar a cerimônia.

Os famosos desfilaram no tapete vermelho antes de chegar ao palco para receber o tão sonhado troféu.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deu ao longa “No Ritmo do Coração (CODA)”, de Sian Heder o prêmio de Melhor Filme, bem como os de Roteiro Adaptado e de Melhor Ator Coadjuvante, para Troy Kotsur, que se tornou o primeiro homem surdo a vencer um Oscar em uma categoria de atuação.

O filme, centrado na história de uma garota que é a única ouvinte em uma família de surdos, foi o primeiro filme de uma plataforma de streaming a vencer o Oscar, já que, nos Estados Unidos, ele foi distribuído pela Apple. Aqui no Brasil, o longa pode ser visto no Amazon Prime Video.

Em estatuetas, o grande vencedor da noite do Oscar foi Duna, com seis prêmios, todos em categorias técnicas: Melhor fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Som e Melhor Desin de Produção.

A surpresa da noite ficou por conta da reação de Will Smith , que momentos antes de ser declarado Melhor Ator, deu um tapa em Chris Rock durante a transmissão, após o comediante fazer uma piada ofensiva com um problema de saúde de sua esposa, Jada Pinkett Smith. Ao aceitar sua estatueta, Smith pediu desculpas à Academia e fez um discurso emocionado sobre o ocorrido.

Já passou da hora das pessoas pararem de fazer piada ridicularizando o outro, principalmente uma mulher que enfrenta problemas. Os comediantes fazem isso porque alguns ainda acham graça de debochar do outro. Essa não foi a primeira vez que o comediante Chris Rock, debochou do casal de atores Will Smith e Jada Pinkett . A primeira vez foi em 2016 quando apresentou o Oscar, depois em 2018 e assim por diante. Chris Rock é conhecido por fazer piadinhas ofensivas e sem graça e por perseguir os atores que aguentaram tantas provocações e insultos. Depois de todo este histórico é compreensível que Will tenha extravasado.
Devemos ser mais empáticos com nossos semelhantes. A Academia condenou o tapa, mas omitiu-se quanto as ofensas praticadas pelo comediante. Violência maior é falar dos problemas dos outros em público.
Vencedores do Oscar 2022

Melhor Filme – No Ritmo do Coração (CODA), de Sian Heder
Melhor Ator – Will Smith por “King Richard: criando campeãs”
Melhor Atriz – Jessica Chastain, por “Os Olhos de Tammy Faye”


Melhor Direção – Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
Melhor Roteiro Original – Kenneth Branagh, por “Belfast”
Melhor Roteiro Adaptado – Siân Heder, por “No Ritmo do Coração”

Melhor ator coadjuvante – Troy Kotsur por “No Ritmo do Coração”
Melhor atriz coadjuvante – Ariana DeBose por ‘Amor, Sublime Amor’
Melhor animação – Encanto (Jared Bush, Byron Howard, Yvett Merino, Clark Spencer)

Melhor fotografia – Grei Fraser por “Duna”
Melhor Trilha Sonora – Hans Zimmer, por “Duna”
Melhor Som – “Duna”
Melhor Edição – Joe Walker por “Duna”
Melhor Efeito Visual – “Duna”
Melhor Desin de produção – Patrick Vermette, por “Duna”

Melhor Canção Original – “No Time to Die” (007 – Sem Tempo Para Morrer)
Melhor Figurino – Jenny Beavan, por “Cruella”
Melhor Cabelo & Maquiagem – Os Olhos de Tammy Faye
Melhor Filme Internacional – Drive My Car (Japão)
Melhor Documentário em Longa Metragem – Summer of Soul (… ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada).
Melhor Documentário em Curta Metragem – “The Queen of Basketball”
Melhor Animação em Longa Metragem – Encanto
Melhor Animação em Curta Metragem – The Windshield Wiper
Melhor Curta Metragem em Live-Action – The Long Goodbye

Fotos: Getty Images