Posse dos membros da OAB/DF para triênio 2022-2024 foi inclusiva e em defesa da sociedade

O auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães foi palco, na noite de 28 de março, da posse festiva de todo o sistema da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) para o triênio 2022-2024.

Os 287 membros de todo sistema OAB, composto por Seccional; Subseções; Escola Superior de Advocacia (ESA); Caixa de Assistência dos Advogados do DF (CAADF); Clube da Advocacia; Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) e Conselheiros receberam os aplausos de autoridades, profissionais do Direito, diplomatas,acadêmicos e familiares que lotaram o espaço e se empolgaram com a positividade do momento.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti e prestigiada por representantes dos três poderes dos governos Federal e do Distrito Federal e transmitida, ao vivo, pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. A cerimônia foi marcada pela defesa intransigente da democracia e da sociedade.


Beto Simonetti enalteceu a gestão do presidente reeleito, Délio Lins e Silva Jr. “Ao ser reeleita, esta diretoria recebe uma missão: representar os interesses de quase 50 mil inscritos. A tarefa é desafiadora, mas as senhoras e os senhores já demonstraram estar à altura dessa missão.”

“Presidente Délio, ao longo dos últimos três anos, acompanhei de perto sua trajetória à frente da OAB/DF. Pude testemunhar a competência do seu trabalho. É um vanguardista da advocacia”, destacou Simonetti.

Simonetti lembrou que pela primeira vez na história em 61 anos, com a colaboração do Tribunal Superior Eleitoral, a eleição de 2021 foi virtual. “Um fato histórico, que muito nos orgulha e que, tenho certeza, dá início a uma nova era em que a tecnologia está a favor de uma maior inclusão e de assegurar a máxima participação em nossas eleições, com segurança e confiabilidade comprovadas”, disse o presidente da OAB Nacional.

Beto Simonetti disse que no Distrito Federal, advogados e advogadas serão guiados por um presidente que começou sua história na OAB participando de duas importantes comissões: a de Apoio ao Advogado Iniciante e a de Direitos Humanos. “Sintam-se seguros, pois vocês estarão sob os cuidados de alguém cuja sensibilidade e experiência conseguirá compreender as tarefas históricas do momento atual, que, para mim, estão mais que evidentes: a valorização da nossa classe e a defesa das prerrogativas.”

O presidente da OAB Nacional também elogiou o trabalho realizado pela Diretoria da OAB/DF na criação da Central de Atendimento Virtual da Advocacia, a luta pela modernização das regras de publicidade na advocacia, o trabalho no aperfeiçoamento dos serviços digitais por meio do programa OAB/DF Digital, e a importante medida de apoio financeiro concretizada no programa Recupera OAB/DF.

“Essas são ações concretas que confirmam o compromisso com as demandas da advocacia da região. Ampliar essas conquistas é a nossa meta principal. Contem conosco. A OAB Nacional está de portas abertas para o futuro e a parceria com as Seccionais é parte essencial deste novo momento. Contem conosco!”, disse o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti.

Délio Lins e Silva Jr. fez um balanço da gestão anterior, lembrou de grandes vitórias e embates do último triênio em que esteve à frente da Seccional do DF e garantiu que os próximos anos serão de muita luta em nome da advocacia, da democracia e da sociedade.

“Faremos isso, eu e esta diretoria que toma posse unida aqui hoje, usando as bases que construímos no último triênio. Aqui todos têm o direito de pensar de forma diferente sobre variados temas, mas conseguimos trabalhar em conjunto porque existe o respeito, o foco no bem comum e o espírito democrático que, em última análise, é a verdadeira essência e origem da Ordem dos Advogados do Brasil.”

Délio disse que o triênio anterior foi apenas o início da caminhada. “Fizemos uma chapa que, hoje, tenho a noção de que era histórica. Realmente paritária de gênero, com 50% de homens e 50% de mulheres. Esse trabalho fez com que nós conseguíssemos abraçar toda a advocacia do Distrito Federal. Um grupo eclético, um grupo plural, um grupo que realmente entendeu o que a advocacia precisava”.


O presidente reeleito da OAB/DF pregou a união da advocacia, a defesa intransigente da Constituição e da Democracia em prol da paz social e do Estado Democrático de Direito. “A gestão continuará a ser da advocacia, sem amarras políticas e focada na inclusão, pluralidade, paridade e defesa intransigente da sociedade e das prerrogativas da advocacia. Vamos juntos, sempre, advogadas e advogados independentes e unidos”.

O presidente Délio Lins prestou apoio ao povo ucraniano na pessoa do diplomata Ihor Torshyn, 3° secretário da Embaixada da Ucrânia no Brasil e imediatamente a plateia ficou de pé para prestar solidariedade.

“Quero agradecer a presença do Ihor Torshyn aqui conosco essa noite e esperamos que logo essa guerra acabe e os ucranianos possam reconstruir seu país e suas vidas. Deixo aqui o meu carinho e minha solidariedade. Leve o abraço do nosso país, que a energia positiva dessa noite sirva de algo”, disse Délio, interrompido pelos fortes aplausos da plateia. Momento de muita emoção.

Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF, lembrou emocionada da campanha que levou ela e toda a diretoria ao comando da advocacia do DF para o triênio 2022-2024. “Quero agradecer pela confiança e pela força, por todos deixarem claro que uma mulher gestante podia participar da direção de uma entidade como a OAB/DF, por mostrarem em gestos e em ações que a gravidez é uma coisa natural, e que jamais gerar uma nova vida pode ser vista como um problema, que nunca alguém ser mãe será um limitador”.

“Agradeço a todos que vieram antes, pois quando cheguei aqui encontrei uma Casa plural, com homens, mulheres, pretos, pretas, pardos, como temos aqui representados hoje.” A manifestação da vice-presidente da OAB/DF encerrou-se com seu marido, o advogado Alex Costa, subindo ao palco com sua bebezinha Maya, nascida no dia 18 de março.


A secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz, exaltou o protagonismo feminino na advocacia atual. “Estar aqui hoje falando em nome das mulheres mostra que nosso caminho é de muita coragem, então eu não poderia deixar de agradecer a todas as mulheres que lutaram para abrir esses espaços que nos trouxeram até aqui hoje, e também todas as mulheres que ainda lutam para que possamos ter cada dia mais espaços na advocacia e na sociedade”.

Graciela Slongo, presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, falou em nome de todas as subseções da OAB e enalteceu a força feminina e a paridade da nova gestão. “Esta gestão não tem as portas abertas para as mulheres, tem as portas escancaradas. Nós mulheres advogadas, que já somos mais de 50% da advocacia nacional e do DF, permaneceremos nos espaços que conquistamos e sendo ouvidas, mas sempre ao lado de homens e advogados valorosos, que diariamente apoiam e aplaudem os nossos esforços para que possamos alcançar essa igualdade tão necessária.”

A Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), braço assistencial do Sistema OAB, comandada por Eduardo Uchôa Athayde que também foi escolhido para presidir o Conselho das Caixas de Assistência da OAB Nacional, disse que estar na OAB Nacional é um “momento especial” para a advocacia.

Eduardo Uchôa Athayde, fez um balanço de sua gestão à frente da entidade assistencial da advocacia, ressaltando momentos importantes como o enfrentamento à pandemia; a doação de 63 toneladas de alimentos e a garantia de renda mínima a diversas famílias de advogados e advogadas; a vacinação contra a gripe e a posterior doação dos imunizantes ao governo do DF; as melhorias no sistema de saúde suplementar, entre outras medidas.

“Essa também é a primeira oportunidade em que falo diretamente à advocacia do DF após minha nomeação para a Coordenação Nacional das Caixas de Assistência. Mais do que uma vitória pessoal, o espaço que me foi disponibilizado representa uma conquista para todos nós. E, também, o reconhecimento dos resultados alcançados em Brasília na gestão do presidente Délio. Um projeto que atingiu resultados extraordinários exatamente porque foi construído por muitas mãos e todas elas apontado para a mesma direção. Os mais legítimos interesses da Advocacia do DF.”

“Nos próximos três anos, buscaremos insistentemente desenvolver políticas de bem-estar que sirvam para concretizar o compromisso de valorização pessoal e profissional de nossa categoria, agindo sempre em sintonia com a diretoria do Conselho Federal e com o nosso Colégio de Presidentes de Seccionais. Jamais nos afastando da premissa de alcançarmos mais resultados na medida em que trabalharmos todos juntos”, declarou Uchôa. “Uma gestão cujo olhar, para o momento de retomada, antevê a necessidade de chegar a todos os cantos desse enorme Brasil para atender os anseios de toda advocacia”, concluiu.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Reis, lembrou de seus anos atuando como advogado e da importância da profissão para a democracia.

“Fico muito feliz em voltar à OAB/DF, que foi a minha casa por 25 anos. Estou emprestado ao STJ, mas assim que terminar com minhas obrigações por lá pretendo voltar e exercer essa profissão por mais alguns anos. E vendo esse momento em que a sociedade brasileira tem tantos embates pela frente, pela igualdade, a garantia por uma estabilidade política, a garantia de um bom funcionamento de nossas instituições e tantas outras, fico satisfeito em ver que a OAB/DF está tão empenhada e tão dedicada nessa luta, e que está em boas mãos com essa nova diretoria”, declarou o ministro do STJ.

A Tribuna de Honra da solenidade de posse do Triênio 2022-2024 da OAB/DF foi composta pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Reis Júnior; o diretor jurídico do Senado, Luiz Cláudio da Silva Chaves; a procuradora-Geral do Distrito Federal Ludmila Lavocat Galvão; o decano do Conselho Federal e presidente do Fida, Felipe Sarmento; o advogado e ex-presidente da OAB/Alagoas Nabor Bulhões, detentor da Medalha Rui Barbosa; o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano; o desembargador do TRF-1 Luis Gustavo Soares Amorim, o presidente do TRT-10, Alexandre Nero Poletti; o senador Izalci Lucas; e a Deputada Federal Paula Belmonte.

Também fizeram parte da tribuna o membro honorário vitalício e coordenador da Procuradoria Constitucional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; os ex-presidentes da OAB/DF Juliano Costa Couto (2016 a 2018); Esdras Dantas de Souza (1991 a 1995) e Francisco C. N. de Lacerda Neto (1989 a 1991), e o ex-vice presidente Severino Cajazeiras (2013 a 2015); a ex-vice presidente Daniela Teixeira (2016-2018) presidentes de seccionais de outros estados, conselheiros federais, autoridades do meio jurídico, acadêmico e político.
Conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, disse aos jornalistas das expectativas elevadas em torno da nova gestão. “A gestão liderada pelo presidente Délio é inclusiva, agregadora e participativa. Aqui, as mulheres estão no centro das decisões. Muito se construiu a favor da advocacia do DF: acesso a prerrogativas, reforma e criação das novas subseções, reestruturação administrativa. Gestão comprometida com a advocacia do DF”.

Vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn recorda que foi presidente de seccional de Santa Catarina no mesmo período em que Délio Lins e Silva presidiu a seccional do Distrito Federal, no último triênio. “O presidente Délio é uma liderança, liderança para todos os presidentes seccionais. Ele inspira, ele mostra como fazer e essa gestão agora vai ser de grande valia para toda a advocacia do Distrito Federal, certamente com os projetos conectados com a OAB nacional, juntamente com o presidente Beto Simonetti estaremos juntos fazendo o melhor pela advocacia de todo o país.”

O decano do Conselho Federal e presidente do Fida, Felipe Sarmento, disse que a reeleição de Délio é uma confirmação do êxito do trabalho executado no triênio que se encerra. “E tenho certeza de que repetirá o sucesso que foi esses últimos três anos. Délio é um líder agregador, decidido, corajoso, que tem enfrentado as pautas importantes da advocacia, fazendo uma advocacia para a advocacia, que é exatamente o que faz hoje o grande líder Beto Simonetti”.

Gestão da OAB/DF 2022 – 2024

Presidente: Délio Fortes Lins e Silva Júnior
Vice-Presidente: Lenda Tariana Dib Faria Neves
Secretário-Geral: Paulo Maurício Braz Siqueira
Secretária-Geral Adjunta: Roberta Batista de Queiroz
Tesoureiro: Rafael Teixeira Martins

Presidente da CAA: Eduardo Uchôa Athayde
Vice-Presidente da CAA: Maria Bernadete Teixeira
Diretor de Tecnologia e Inovação: Fernando Abdala
Diretora de Comunicação: Raquel Cândido
Diretora de Igualdade Racial e Social: Livia Brito
Diretor de Prerrogativas: Newton Rubens


Conselho Federal – Titulares: Cristiane Damasceno Leite, Francisco Queiroz Caputo Neto e Ticiano Figueiredo de Oliveira
Conselho Federal – Suplentes: Maria Dionne de Araujo Felipe, Nicole Carvalho Goulart e José Cardoso Dutra Júnior
Fotos: Roberto Rodrigues