Posse dos membros da OAB/DF para triênio 2022-2024 foi inclusiva e em defesa da sociedade

bernadetealves.com
Presidente da OAB Nacional Beto Simonetti, presidente da OAB-DF Délio Lins e Silva Jr. e secretário-geral Paulo Maurício Siqueira, durante solenidade de posse

O auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães foi palco, na noite de 28 de março, da posse festiva de todo o sistema da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) para o triênio 2022-2024.

bernadetealves.com
Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília

Os 287 membros de todo sistema OAB, composto por Seccional; Subseções; Escola Superior de Advocacia (ESA); Caixa de Assistência dos Advogados do DF (CAADF); Clube da Advocacia; Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) e Conselheiros receberam os aplausos de autoridades, profissionais do Direito, diplomatas,acadêmicos e familiares que lotaram o espaço e se empolgaram com a positividade do momento.

bernadetealves.com
Beto Simonetti, presidente da OAB Nacional, dá posse a Délio Lins e Silva Jr. para comandar a OAB/DF nos próximos 3 anos

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti e prestigiada por representantes dos três poderes dos governos Federal e do Distrito Federal e transmitida, ao vivo, pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. A cerimônia foi marcada pela defesa intransigente da democracia e da sociedade.

bernadetealves.com
Solenidade de posse dos membros de todo sistema OAB-DF para triênio 2022-2024
bernadetealves.com
Defesa da advocacia e da sociedade marcaram a posse da Gestão 2022-2024 da OAB/DF

Beto Simonetti enalteceu a gestão do presidente reeleito, Délio Lins e Silva Jr. “Ao ser reeleita, esta diretoria recebe uma missão: representar os interesses de quase 50 mil inscritos. A tarefa é desafiadora, mas as senhoras e os senhores já demonstraram estar à altura dessa missão.”

bernadetealves.com
Posse dos membros de todo sistema OAB-DF é marcada pela defesa da democracia e sociedade

Presidente Délio, ao longo dos últimos três anos, acompanhei de perto sua trajetória à frente da OAB/DF. Pude testemunhar a competência do seu trabalho. É um vanguardista da advocacia”, destacou Simonetti.

bernadetealves.com
Beto Simonetti presidente da OAB Nacional felicita Délio Lins e Silva Jr. por mais um triênio no comando da OAB-DF

Simonetti lembrou que pela primeira vez na história em 61 anos, com a colaboração do Tribunal Superior Eleitoral, a eleição de 2021 foi virtual. “Um fato histórico, que muito nos orgulha e que, tenho certeza, dá início a uma nova era em que a tecnologia está a favor de uma maior inclusão e de assegurar a máxima participação em nossas eleições, com segurança e confiabilidade comprovadas”, disse o presidente da OAB Nacional.

bernadetealves.com
Posse dos membros de todo sistema OAB- DF para triênio 2022-2024 foi inclusiva e em defesa da Constituição

Beto Simonetti disse que no Distrito Federal, advogados e advogadas serão guiados por um presidente que começou sua história na OAB participando de duas importantes comissões: a de Apoio ao Advogado Iniciante e a de Direitos Humanos. “Sintam-se seguros, pois vocês estarão sob os cuidados de alguém cuja sensibilidade e experiência conseguirá compreender as tarefas históricas do momento atual, que, para mim, estão mais que evidentes: a valorização da nossa classe e a defesa das prerrogativas.”

bernadetealves.com
Severino Cajazeiras, ex-vice presidente da OAB/DF e Cristiane Damasceno, vice-presidente da Gestão 2019-2021 e atual Conselheira da OAB Nacional

O presidente da OAB Nacional também elogiou o trabalho realizado pela Diretoria da OAB/DF na criação da Central de Atendimento Virtual da Advocacia, a luta pela modernização das regras de publicidade na advocacia, o trabalho no aperfeiçoamento dos serviços digitais por meio do programa OAB/DF Digital, e a importante medida de apoio financeiro concretizada no programa Recupera OAB/DF.

bernadetealves.com
Os ex-presidentes da OAB/DF, Esdras Dantas, Francisco Lacerda Neto e Juliano Costa Couto, na Tribuna de Honra

Essas são ações concretas que confirmam o compromisso com as demandas da advocacia da região. Ampliar essas conquistas é a nossa meta principal. Contem conosco. A OAB Nacional está de portas abertas para o futuro e a parceria com as Seccionais é parte essencial deste novo momento. Contem conosco!”, disse o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti.

bernadetealves.com
Délio Lins e Silva Jr. assume a presidência da OAB-DF para triênio 2022 – 2024 com os aplausos do presidente da OAB Nacional Beto Simonetti

Délio Lins e Silva Jr. fez um balanço da gestão anterior, lembrou de grandes vitórias e embates do último triênio em que esteve à frente da Seccional do DF e garantiu que os próximos anos serão de muita luta em nome da advocacia, da democracia e da sociedade.

bernadetealves.com
Posse dos membros de todo sistema OAB- DF para triênio 2022-2024 foi inclusiva e em defesa da Constituição

“Faremos isso, eu e esta diretoria que toma posse unida aqui hoje, usando as bases que construímos no último triênio. Aqui todos têm o direito de pensar de forma diferente sobre variados temas, mas conseguimos trabalhar em conjunto porque existe o respeito, o foco no bem comum e o espírito democrático que, em última análise, é a verdadeira essência e origem da Ordem dos Advogados do Brasil.”

bernadetealves.com
Rafael Assis Horn vice-presidente e o presidente da OAB Nacional Beto Simonetti na recondução de Délio Lins e Silva para mais um triênio no comando da OAB/DF

Délio disse que o triênio anterior foi apenas o início da caminhada. “Fizemos uma chapa que, hoje, tenho a noção de que era histórica. Realmente paritária de gênero, com 50% de homens e 50% de mulheres. Esse trabalho fez com que nós conseguíssemos abraçar toda a advocacia do Distrito Federal. Um grupo eclético, um grupo plural, um grupo que realmente entendeu o que a advocacia precisava”.

bernadetealves.com
Lilli, Délio Lins e Silva, a advogada Alice Carolina Lins e o filho JP, orgulhosos de Délio Júnior
bernadetealves.com
Délio Lins e Silva Jr. toma posse na presidência da OAB-DF para triênio 2022 – 2024

O presidente reeleito da OAB/DF pregou a união da advocacia, a defesa intransigente da Constituição e da Democracia em prol da paz social e do Estado Democrático de Direito. “A gestão continuará a ser da advocacia, sem amarras políticas e focada na inclusão, pluralidade, paridade e defesa intransigente da sociedade e das prerrogativas da advocacia. Vamos juntos, sempre, advogadas e advogados independentes e unidos”.

bernadetealves.com
Délio Lins e Silva Jr. toma posse na presidência da OAB-DF para novo triênio

O presidente Délio Lins prestou apoio ao povo ucraniano na pessoa do diplomata Ihor Torshyn, 3° secretário da Embaixada da Ucrânia no Brasil e imediatamente a plateia ficou de pé para prestar solidariedade.

bernadetealves.com
Posse da OAB-DF para triênio 2022 – 2024 é marcada por homenagem a Ucrânia

“Quero agradecer a presença do Ihor Torshyn aqui conosco essa noite e esperamos que logo essa guerra acabe e os ucranianos possam reconstruir seu país e suas vidas. Deixo aqui o meu carinho e minha solidariedade. Leve o abraço do nosso país, que a energia positiva dessa noite sirva de algo”, disse Délio, interrompido pelos fortes aplausos da plateia. Momento de muita emoção.

bernadetealves.com
OAB presta solidariedade aos ucranianos durante posse da diretoria para triênio 2022-2024

Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF, lembrou emocionada da campanha que levou ela e toda a diretoria ao comando da advocacia do DF para o triênio 2022-2024. “Quero agradecer pela confiança e pela força, por todos deixarem claro que uma mulher gestante podia participar da direção de uma entidade como a OAB/DF, por mostrarem em gestos e em ações que a gravidez é uma coisa natural, e que jamais gerar uma nova vida pode ser vista como um problema, que nunca alguém ser mãe será um limitador”.

bernadetealves.com
Lenda Tariana toma posse como vice-presidente da OAB/DF para triênio 2022 – 2024

“Agradeço a todos que vieram antes, pois quando cheguei aqui encontrei uma Casa plural, com homens, mulheres, pretos, pretas, pardos, como temos aqui representados hoje.” A manifestação da vice-presidente da OAB/DF encerrou-se com seu marido, o advogado Alex Costa, subindo ao palco com sua bebezinha Maya, nascida no dia 18 de março.

bernadetealves.com
Lenda Tariana toma posse na vice-presidência da OAB-DF ao lado do marido o advogado Alex Costa e filha Maya
bernadetealves.com
Posse dos membros de todo sistema OAB-DF é marcada pela defesa da democracia e sociedade

A secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz, exaltou o protagonismo feminino na advocacia atual. “Estar aqui hoje falando em nome das mulheres mostra que nosso caminho é de muita coragem, então eu não poderia deixar de agradecer a todas as mulheres que lutaram para abrir esses espaços que nos trouxeram até aqui hoje, e também todas as mulheres que ainda lutam para que possamos ter cada dia mais espaços na advocacia e na sociedade”.

bernadetealves.com
Roberta Queiroz, secretária-geral adjunta da OAB/DF, na cerimônia de posse para triênio 2022 – 2024


Graciela Slongo, presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, falou em nome de todas as subseções da OAB e enalteceu a força feminina e a paridade da nova gestão. “Esta gestão não tem as portas abertas para as mulheres, tem as portas escancaradas. Nós mulheres advogadas, que já somos mais de 50% da advocacia nacional e do DF, permaneceremos nos espaços que conquistamos e sendo ouvidas, mas sempre ao lado de homens e advogados valorosos, que diariamente apoiam e aplaudem os nossos esforços para que possamos alcançar essa igualdade tão necessária.”

bernadetealves.com
Graciela Slongo, presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, enalteceu a força feminina e a paridade da nova gestão da OAB/DF

A Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), braço assistencial do Sistema OAB, comandada por Eduardo Uchôa Athayde que também foi escolhido para presidir o Conselho das Caixas de Assistência da OAB Nacional, disse que estar na OAB Nacional é um “momento especial” para a advocacia.

bernadetealves.com
Eduardo Uchôa Athayde assume a presidência da CAADF para triênio 2022 – 2024

Eduardo Uchôa Athayde, fez um balanço de sua gestão à frente da entidade assistencial da advocacia, ressaltando momentos importantes como o enfrentamento à pandemia; a doação de 63 toneladas de alimentos e a garantia de renda mínima a diversas famílias de advogados e advogadas; a vacinação contra a gripe e a posterior doação dos imunizantes ao governo do DF; as melhorias no sistema de saúde suplementar, entre outras medidas.

bernadetealves.com
Eduardo Uchôa Athayde presidente do Conselho das Caixas de Assistência da OAB Nacional

“Essa também é a primeira oportunidade em que falo diretamente à advocacia do DF após minha nomeação para a Coordenação Nacional das Caixas de Assistência. Mais do que uma vitória pessoal, o espaço que me foi disponibilizado representa uma conquista para todos nós. E, também, o reconhecimento dos resultados alcançados em Brasília na gestão do presidente Délio. Um projeto que atingiu resultados extraordinários exatamente porque foi construído por muitas mãos e todas elas apontado para a mesma direção. Os mais legítimos interesses da Advocacia do DF.

bernadetealves.com
Conselheira Federal Maria Dionne Felipe na tribuna de honra da posse da OAB/DF para triênio 2022-2024

Nos próximos três anos, buscaremos insistentemente desenvolver políticas de bem-estar que sirvam para concretizar o compromisso de valorização pessoal e profissional de nossa categoria, agindo sempre em sintonia com a diretoria do Conselho Federal e com o nosso Colégio de Presidentes de Seccionais. Jamais nos afastando da premissa de alcançarmos mais resultados na medida em que trabalharmos todos juntos”, declarou Uchôa. “Uma gestão cujo olhar, para o momento de retomada, antevê a necessidade de chegar a todos os cantos desse enorme Brasil para atender os anseios de toda advocacia”, concluiu.

bernadetealves.com
Ministro do STJ Sebastião Reis na posse da diretoria da OAB-DF para triênio 2022-2024

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Reis, lembrou de seus anos atuando como advogado e da importância da profissão para a democracia.

bernadetealves.com
Defesa da democracia e da sociedade marcam posse da OAB-DF para triênio 2022-2024

“Fico muito feliz em voltar à OAB/DF, que foi a minha casa por 25 anos. Estou emprestado ao STJ, mas assim que terminar com minhas obrigações por lá pretendo voltar e exercer essa profissão por mais alguns anos. E vendo esse momento em que a sociedade brasileira tem tantos embates pela frente, pela igualdade, a garantia por uma estabilidade política, a garantia de um bom funcionamento de nossas instituições e tantas outras, fico satisfeito em ver que a OAB/DF está tão empenhada e tão dedicada nessa luta, e que está em boas mãos com essa nova diretoria”, declarou o ministro do STJ.

bernadetealves.com
Mesa Diretora e Tribuna de Honra da solenidade de posse da Gestão 2022-2024 da OAB-DF

A Tribuna de Honra da solenidade de posse do Triênio 2022-2024 da OAB/DF foi composta pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Reis Júnior; o diretor jurídico do Senado, Luiz Cláudio da Silva Chaves; a procuradora-Geral do Distrito Federal Ludmila Lavocat Galvão; o decano do Conselho Federal e presidente do Fida, Felipe Sarmento; o advogado e ex-presidente da OAB/Alagoas Nabor Bulhões, detentor da Medalha Rui Barbosa; o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano; o desembargador do TRF-1 Luis Gustavo Soares Amorim, o presidente do TRT-10, Alexandre Nero Poletti; o senador Izalci Lucas; e a Deputada Federal Paula Belmonte.

bernadetealves.com
Advogado Nabor Júnior, detentor da Medalha Rui Barbosa e ex-presidente da OAB Alagoas na cerimônia de posse da OAB/DF para triênio 2022-2024

Também fizeram parte da tribuna o membro honorário vitalício e coordenador da Procuradoria Constitucional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; os ex-presidentes da OAB/DF Juliano Costa Couto (2016 a 2018); Esdras Dantas de Souza (1991 a 1995) e Francisco C. N. de Lacerda Neto (1989 a 1991), e o ex-vice presidente Severino Cajazeiras (2013 a 2015); a ex-vice presidente Daniela Teixeira (2016-2018) presidentes de seccionais de outros estados, conselheiros federais, autoridades do meio jurídico, acadêmico e político.


Conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, disse aos jornalistas das expectativas elevadas em torno da nova gestão. “A gestão liderada pelo presidente Délio é inclusiva, agregadora e participativa. Aqui, as mulheres estão no centro das decisões. Muito se construiu a favor da advocacia do DF: acesso a prerrogativas, reforma e criação das novas subseções, reestruturação administrativa. Gestão comprometida com a advocacia do DF”.

bernadetealves.com
Rafael Assis Horn, vice-presidente da OAB Nacional, Advogada Alice Carolina Lins, Délio Lins e Silva, presidente da OAB-DF, Conselheira Federal Cristiane Damasceno e Beto Simonetti, presidente da OAB Nacional

Vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn recorda que foi presidente de seccional de Santa Catarina no mesmo período em que Délio Lins e Silva presidiu a seccional do Distrito Federal, no último triênio. “O presidente Délio é uma liderança, liderança para todos os presidentes seccionais. Ele inspira, ele mostra como fazer e essa gestão agora vai ser de grande valia para toda a advocacia do Distrito Federal, certamente com os projetos conectados com a OAB nacional, juntamente com o presidente Beto Simonetti estaremos juntos fazendo o melhor pela advocacia de todo o país.”

bernadetealves.com
Os advogados e professores Felipe Rossi e Ulisses Juliano com Gilbert Di Angellis, presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico OAB-DF

O decano do Conselho Federal e presidente do Fida, Felipe Sarmento, disse que a reeleição de Délio é uma confirmação do êxito do trabalho executado no triênio que se encerra. “E tenho certeza de que repetirá o sucesso que foi esses últimos três anos. Délio é um líder agregador, decidido, corajoso, que tem enfrentado as pautas importantes da advocacia, fazendo uma advocacia para a advocacia, que é exatamente o que faz hoje o grande líder Beto Simonetti”.

bernadetealves.com
A advogada Claudia Vasconcelos com a Conselheira da OAB/DF Patrícia Garrote

Gestão da OAB/DF 2022 – 2024

bernadetealves.com
Beto Simonetti, presidente da OAB Nacional na posse de Délio Lins e Silva Jr. para novo triênio no comando da OAB/DF

Presidente: Délio Fortes Lins e Silva Júnior
Vice-Presidente: Lenda Tariana Dib Faria Neves
Secretário-Geral: Paulo Maurício Braz Siqueira
Secretária-Geral Adjunta: Roberta Batista de Queiroz
Tesoureiro: Rafael Teixeira Martins

bernadetealves.com
Deputada Federal Paula Belmonte na cerimônia de posse de Délio Lins e Silva Jr como presidente da OAB/DF

Presidente da CAA: Eduardo Uchôa Athayde
Vice-Presidente da CAA: Maria Bernadete Teixeira
Diretor de Tecnologia e Inovação: Fernando Abdala
Diretora de Comunicação: Raquel Cândido
Diretora de Igualdade Racial e Social: Livia Brito
Diretor de Prerrogativas: Newton Rubens

bernadetealves.com
As advogadas Daniela Teixeira, Alice Carolina Lins, Silvia Souza e Raquel Cândido, na posse da diretoria da OAB- DF para triênio 2022-2024
bernadetealves.com
Délio Lins e Silva Jr, presidente da OAB/DF para triênio 2022 – 2024 com a esposa a advogada Alice Carolina e o filho JP

Conselho Federal – Titulares: Cristiane Damasceno Leite, Francisco Queiroz Caputo Neto e Ticiano Figueiredo de Oliveira

Conselho Federal – Suplentes: Maria Dionne de Araujo Felipe, Nicole Carvalho Goulart e José Cardoso Dutra Júnior
Fotos: Roberto Rodrigues