Rabo de Burro: exótica suculenta com vida longa e fácil de cultivar

A Sedum morganianum é uma exótica Suculenta que se transforma em uma belíssima cascata formada por seus ramos pendentes que podem medir até 1.5 metro de comprimento, ideal para vasos suspensos.


O rabo de burro, é uma espécie de planta com flor da família Crassulaceae, nativa do sul do México. É perene e produz caules rasteiros bem longos, com folhas carnudas verde-azuladas e flores terminais rosas a vermelhas no verão.

Pendentes, elas podem decorar espaços com muita perfeição e charme. Esta planta possui floração na extremidades de suas folhas. A floração acontece esporadicamente e é preciso que a planta esteja muito saudável para acontecer.

No Brasil existe mais de 100 tipos de suculentas, plantas cuja característica mais marcante é o fato de armazenarem boa quantidade de água nas raízes, no talo ou nas folhas, o que varia de acordo com a espécie. Essa adaptação lhes permite manter reservas por períodos prolongados e mesmo viver em locais áridos, secos e de temperatura elevada, como onde surgiram: principalmente em regiões da África e da América.


Esta suculenta se adapta bem em pequenos vasos tanto em ambientes internos quanto externos como beirais de janelas, jardineiras, sacadas, pequenos jardins internos e em vasos largos. Algumas espécies conforme crescem tendem a ficar pendentes ou preencher completamente o vaso criando belos efeitos.

Como são extremamente ornamentais, podem ser arranjadas de inúmeras maneiras, seja compondo um ambiente com várias espécies, seja sozinhas num singelo vasinho. Não exigem cuidados específicos, apreciam pouca água, ficam bem tanto ao sol indireto quanto à sombra. Estão sempre bonitas e com aspecto saudável e possuem ciclo de vida perene.


São ótima opção para quem não dispõe de tempo e dedicação para cuidados minuciosos com plantas ornamentais.

Fotos: Divulgação