Grêmio é Penta, Galo é Tri e campeões estaduais de 2022 fizeram a festa neste 02 de Abril


O sábado 02 de abril foi especial para Grêmio e Atlético-MG. Os dois clubes ergueram a Taça de Campeões e escreveram mais um capítulo na história do futebol brasileiro assim como o Fluminense, Cuiabá, Atlético-GO, Manaus e Brusque.
O quinto título gaúcho consecutivo do Grêmio mostra a hegemonia histórica estadual. No Brasil, o Grêmio é o único a ganhar quatro vezes uma sequência de cinco títulos. A conquista vem da reconstrução, da força e consolidação da base. Com a renovação do elenco ganhou solidez e confiança, necessárias para ter ânimo e voltar a elite do futebol brasileiro.
O Atlético-MG ergueu a quinta taça em um intervalo inferior a um ano e escreveu mais um capítulo de um momento ímpar ao lado de Hulk,símbolo do momento mais vitorioso da história de um clube de 114 anos. Com a vitória o Galo amplia domínio em Minas e fatura tricampeonato após quase quatro décadas.

Em Porto Alegre o Tricolor Gaúcho venceu novamente o Ypiranga de Erechim e conquistou o pentacampeonato e o capitão Geromel faz história por ser o único jogador do atual elenco que esteve em campo em todas as decisões. A lenda do Grêmio se emocionou ao erguer seu quinto troféu do Gauchão.

O Grêmio manteve a hegemonia estadual e conquistou o título do Campeonato Gaúcho pela quinta vez consecutiva na tarde deste sábado. O tricolor é único penta estadual, por quatro vezes no Brasil.
“Minha décima taça vestindo essa camisa, a quinta do Gauchão. Muito feliz e agradecido em viver mais essa conquista junto com meus companheiros, minha família e toda a torcida tricolor”, declarou o capitão Geromel.

A taça veio com mais uma vitória sobre o Ypiranga,do técnico Luizinho Vieira, desta vez por 2 a 1, diante de uma Arena lotada. Com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, o Tricolor administrou bem o jogo, não deu chances para o perigoso Canarinho e voltou a dar alegrias ao seu torcedor. Bruno Alves abriu o placar no primeiro tempo e Rodrigues ampliou na segunda etapa – Erick ainda descontou para o Ypiranga.

Esse foi o 41º título gaúcho do Grêmio e também a quarta vez que o clube enfileira cinco conquistas estaduais em sequência. A última vez que isso havia acontecido foi em 1989, com um time que tinha nomes como Mazaropi, Cuca e Assis – o Tricolor viria a ser hexa no ano seguinte. Agora, o Grêmio está a duas taças de igualar sua maior sequência de títulos estaduais, o hepta de 1968.

Multicampeão pelo Grêmio nos anos 1990 e com quatro títulos gaúchos no currículo como jogador, Roger Machado conquista seu primeiro taça pelo clube como treinador e cumpre uma promessa feita em 2016, quando assumiu o time pela primeira vez. Hoje foi a coroação de um ciclo.

O técnico Roger Machado, 46 anos, consolidou o seu nome no Grêmio. O pentacampeonato gaúcho conquistado sobre o Ypiranga, foi o primeiro título como treinador pelo clube do coração. Roger é o oitavo gremista a erguer a taça do Campeonato Gaúcho como jogador e treinador. O feito fez com que o ex-lateral entrasse na lista ao lado de Renato Portaluppi, Oswaldo Rolla, o Foguinho, Valdir Espinosa, Telêmaco Frazão de Lima, Sérgio Moacir, Ênio Rodrigues e Cassiá.
Galo volta a ser tricampeão estadual depois de 42 anos

O Atlético-MG é tricampeão para a alegria de milhares de atleticanos presentes no Gigante da Panpulha e espalhados por todo o Brasil.O Galo bateu o arquirrival Cruzeiro por 3 a 1, neste sábado, no Mineirão, na finalíssima do Campeonato Mineiro. Também vencedor em 2020 e 2021, o Alvinegro contou com o brilho de Hulk, autor de dois gols, e Nacho, que fez um. Edu marcou para o Cruzeiro.

A finalíssima do Estadual marcou a volta da torcida dividida 50% por 50%. O Gigante da Pampulha recebeu 53.572 torcedores, em linda festa, resgatando a tradição que marcou o clássico por décadas.

Desde 2017, o duelo não tinha torcida dividida. Do lado alvinegro, do técnico Antonio Mohamed, muita festa dos atleticanos com os jogadores por mais conquista. Do lado celeste, uma prova de amor ao clube, que passa por momento delicado. Os torcedores cantaram a paixão pelo Cruzeiro ao fim do jogo.
Fluminense é campeão carioca após 10 anos

Fluminense segura o Flamengo no Maracanã e fatura o título carioca de 2022. Este é o 32º título estadual do Tricolor na história.
Mesmo com a vantagem de perder até por um gol de diferença para ficar com o título, o Fluminense não se escondeu no placar conquistado no primeiro jogo por 2 a 0 e foi superior ao Flamengo como um todo. Mérito coletivo e mudanças decisivas feitas pelo técnico Abel Braga fez o Fluminense jogar com as linhas avançadas, trabalhando a bola e apresentando volume de jogo.

Germán Cano foi decisivo e deu o título para o Fluminense. O argentino marcou dois gols na primeira partida e que deu a vitória por 2×0 em cima do Flamengo. Já no segundo jogo, voltou novamente a marcar e o confronto terminou empatado por 1×1 (Gabigol e Cano) No entanto, a última vez que levantou o troféu foi em 2012 e com esse chega a 32 títulos.


O título faz o técnico Abel Braga escrever mais um capítulo de sua vitoriosa história com o Fluminense. Foi justamente com o treinador que o Tricolor havia conquistado seu último título carioca, em 2012.

O time pôs fim a um jejum de títulos. O último havia sido o da Primeira Liga em 2016. É o 32º título estadual do Tricolor na história. De quebra, impediu que o arquirrival Flamengo chegasse ao primeiro tetracampeonato de sua história. Apenas Flu e Botafogo possuem este feito.

Quem também comemorou muito foi Fred, um dos maiores ídolos da história do Fluminense. O jogador nunca havia sido campeão pelo clube no Maracanã. Na primeira passagem do atacante pelo Tricolor, o estádio estava fechado para obras e as conquistas dos Brasileirões de 2010 e 2012 e do Carioca de 2012 foram em outros palcos. Neste sábado, ele entrou no segundo tempo e foi expulso após confusão com Bruno Henrique.

“Ano especial para mim. Faltam poucos meses para acabar minha carreira. Se tivesse como escolher um momento para esse fim, seria com um título”, disse Fred.

O Flamengo amarga o 4º vice consecutivo! Perdeu o Carioca para o Fluminense, a Supercopa para Atlético-MG, Libertadores para o Palmeiras e o Brasileirão para o Galo.
Outros campeões estaduais de 2022


Cuiabá vence as duas partidas da final e se torna bicampeão. O primeiro jogo terminou em 3×2 para a equipe visitante e a volta por 4×0 jogando em casa, com um placar agregado de 7×2. O clube agora soma 10 títulos do Mato-Grossense.
O Atlético-GO vence novamente o Goiás e conquista o título do goiano. A equipe venceu por 1×0 na primeira partida jogando em casa e voltou a vencer fora de casa, dessa vez por 3×1 e somou 4×1 no agregado. O time já foi campeão 16 vezes no estadual.
O Manaus conquistou o título após vencer o Princesa de Solimões nos dois jogos da final por 2×1. O time é o atual bicampeonato estadual e o quinto título que conquista.
O Brusque foi campeão em cima do Camboriú. Os dois jogos ficaram empatado e no agregado ficou 1×1, no entanto, tinha a vantagem do gol marcado fora de casa. E depois de 30 anos o time conseguiu voltar a conquistar o titulo do Catarinense e apenas a sua vez que ganha o campeonato.
No domingo dia 03 ainda terão as decisões do campeonato paulista entre Palmeiras e São Paulo, além do paranaense entre Coritiba e Maringá. Os demais campeonatos estaduais ainda estão nas disputa de mata-mata.
Fotos: Reprodução