Izolda Cela é a primeira mulher a governar o Ceará

Izolda Cela,professora, psicóloga e ex-secretária estadual da Educação é a primeira mulher a comandar efetivamente o Estado do Ceará. Ela assumiu o lugar do governador Camilo Santana do PT, que deixou o cargo para concorrer a uma vaga ao Senado.

A ex-vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, do PDT, tomou posse como chefe do Executivo em sessão solene na Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Evandro Leitão, na tarde do dia 02 e na presença da Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça, do prefeito de Fortaleza, José Sarto e o presidenciável Ciro Gomes.

“Vivemos um dia memorável para a história do Ceará, com a posse da primeira mulher governadora neste sábado, em solenidade que tive a honra de presidir na Assembleia Legislativa”, declarou o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.


Depois a nova governadora seguiu para o Palácio da Abolição para a transmissão de cargo.

“Prometo manter e defender a Constituição Federal, a Constituição Estadual, observar as leis, promover o bem geral do povo cearense, respeitar e sustentar a autonomia dos municípios, sujeitar-me ao estado democrático de direito e à ordem federativa. Assim prometo”, declarou a governadora no compromisso de posse.
Em discurso de despedida, o agora ex-governador Camilo Santana (PT) fez um balanço das ações realizadas durante os 7 anos e três meses em que esteve a frente do Governo do Ceará. Ele transmitiu o cargo a governadora Izolda Cela (PDT). O petista renunciou ao cargo já que irá se candidatar a uma cadeira no Senado Federal.

Camilo citou o momento histórico no qual, pela primeira vez, uma mulher chega a chefia do Executivo estadual. Neste momento, todos os presentes na cerimônia aplaudiram de pé a governadora Izolda Cela, que acompanhava o discurso no palco, ao lado do esposo Vevéu Arruda e da esposa de Camilo, Onélia Leite Santana.
“Estou seguro de que vocês continuarão firmes e realizando um grande trabalho nesse governo, que sempre também foi seu”, disse o ex-governador Camilo Santana.

A governadora Izolda afirmou que pretende seguir reforçando o diálogo com prefeituras e câmaras dos 184 municípios cearenses. “As questões político-partidárias não interferem nessa parceria. O foco é a população do Ceará”, declarou a governadora.
“Seguimos firmes com a responsabilidade ainda maior pela promoção do diálogo, do respeito e da concórdia. Seguimos vigilantes na defesa da democracia, da liberdade de expressão e de pensamento. Seguimos nessa luta com muito trabalho e dedicação em defesa do Ceará e também do povo brasileiro”, disse a governadora.

Izolda Cela avaliou que assim pode dar continuidade aos projetos já existentes. “A boa política exige aliança, alianças políticas, sólidas, duradouras, realistas, mas também generosas, pautadas na confiança mútua e na visão do que melhor se deseja para a população cearense”.
“Obrigada ao governador Camilo Santana e ao povo cearense pela confiança. É uma honra ser a primeira mulher a governar o Estado do Ceará. Juntos, faremos nosso estado continuar crescendo e se desenvolvendo!”, disse Izolda.

A nova governadora é especialista em Educação Infantil e Gestão Pública e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Foi secretária estadual da Educação pelos oito anos da gestão Cid Gomes (PDT) e, antes disso, foi secretária municipal da Educação em Sobral.
Izolda Cela é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

A governadora do Ceará tem 61 anos e é casada com Vevéu Arruda, ex-prefeito de Sobral com quem tem quatro filhos. Maria Izolda Cela de Arruda Coelho nasceu e cresceu em Sobral, na Região Norte do Ceará.
A professora e psicóloga foi eleita vice-governadora na chapa com Camilo Santana em 2014 e reeleita em 2018. Desde então, ela atua em funções executivas no acompanhamento e no apoio a políticas sociais implementadas pelo governo.
Izolda também esteve à frente das principais estratégias adotadas pelo poder público para, progressivamente, transformar o Ceará em referência nacional em Educação.
Participaram da transmissão de cargo, entre outras autoridades, a presidente do TJCE Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o senador Cid Gomes (PDT), o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), dentre outras importantes personalidades.

Após a cerimônia de posse de Izolda Cela, o pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes registro o momento histórico do seu partido no Ceará em redes sociais. “Tive a honra de prestigiar esse momento histórico: a posse da primeira governadora da história do Ceará, Izolda Cela, que está pronta para trabalhar ainda mais pelos cearenses”.
Com a posse de Izolda Cela (PDT) como governadora do Ceará, no dia 2, o Nordeste passa a contar com três mulheres como chefes do Poder Executivo em seus respectivos estados. A região, inclusive, é a única que conta com governadoras. Além de Fátima Bezerra (PT), eleita em 2018 no Rio Grande do Norte, Regina Sousa (PT) assumiu, na última quinta-feira (31), o Governo do Piauí.
Viva a liderança e o protagonismo feminino na política.
Fotos: Helene Santos/Gov do Ceará, Thiago Gadelha/SVM e reprodução