Vacinação contra a Gripe Influenza começa neste 04 de abril

A 24° Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza começou nesta segunda-feira, 04 de abril em todo o país. A abertura foi feita pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na UBS 2 da Asa Norte. Nessa primeira fase, podem ser imunizados idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde.
O Distrito Federal recebeu 95 mil doses contra a Influenza e mais imunizantes vão ser entregues ao longo da campanha, segundo o Ministério da Saúde. A meta do Governo do Distrito Federal é vacinar 90% do público-alvo até o dia 3 de junho, data prevista para o encerramento da campanha. Ao todo, 1.086.547 pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Brasília.
As 80 milhões de doses que serão distribuídas pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde, foram produzidas pelo Instituto Butantan.


A vacina foi atualizada e é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin e a Cepa B. A atualização foi necessária porque no final de 2021 e o inicio deste 2022 o Brasil viveu um surto de Influenza provocado pelo subtipo Darwin.
O objetivo da vacinação contra a Gripe é reduzir as sobrecargas nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias pelo vírus da Influenza.
Sintomas da gripe:

Febre alta (sintoma mais importante e dura cerca de três dias)
Dor muscular, na garganta e cabeça
Coriza
Tosse
O período de incubação do vírus é, geralmente, de dois dias, variando entre um e quatro dias. Sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias, após o desaparecimento da febre.
Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. A transmissão pode ocorrer por meio do contato direto ou indireto com as secreções respiratórias, pelo toque em superfícies contaminadas com o vírus da gripe e, em seguida, na mão, nos olhos, nariz ou boca.
Calendário de Vacinação
Primeira etapa: de 4/4 a 2/5
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da Saúde
Segunda etapa: de 3/05 a 03/06
- Crianças a partir de 6 meses até 5 anos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Professores do ensino básico e superior
- Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Forças de Segurança e Salvamento
- Forças Armadas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, reforça a importância da participação da população na campanha de vacinação contra a Influenza. “Entendemos a situação da Covid, que estava mais presente ano passado. Agora pretendemos ter uma bela cobertura na questão da Influenza, que é tão importante quanto”, diz o secretário.
A campanha contra a Gripe vai até o dia 03 de junho, obdecendo critérios de imunização por faixa etária. O Dia D da campanha será dia 30 deste mês.
Vacine-se contra a Influenza. A imunização salva vidas.
Fotos: Reprodução