Bacalhau: peixe tradicional da Semana Santa, rico em nutrientes e com baixo teor de gordura

bernadetealves.com
Bacalhau à Lagareiro com batata a murro

Semana Santa com a família merece cardápio especial. E o bacalhau é tradição em muitas casas brasileiras nesta época do ano. Em versões diversas, com diferentes tipos de cortes,temperos e acompanhamentos que realçam o seu sabor, o peixe deixa o prato bonito e é uma delícia.


O bacalhau pode ser feito de vários peixes de oceanos diferentes como o Gadus Morhua, Saithe e Gadus Macrocephalus. Dentre as espécies os chefs preferem o Gadus Morhua porque tem lombos mais altos e macios, mas é também o mais caro.

bernadetealves.com
Bacalhau – cortes especiais desse tradicional pescado que faz bem para a saúde

O mais comum no Brasil, pescado no oceano Atlântico é o Saithe. Ele tem coloração mais escura, não tem lombo e tem a carne mais seca. É usado para escondidinhos, bolinhos e ensopados. O bacalhau é comercializado com diferentes tipos de cortes. Os mais especiais são Lombo, Miolo, Filé e Bombom.

Lombo de Bacalhau

bernadetealves.com
Lombo de bacalhau ao Forno com azeitonas, rico em nutrientes e com baixo teor de gordura


É a parte mais nobre do peixe. Ele possui camadas mais grossas e sem espinhos. É um tipo de carne que se solta facilmente após o preparo, sendo uma opção muito saudável, nutritiva e suculenta.


Miolo de Bacalhau

bernadetealves.com
Miolo de Bacalhau ao Forno com batata e brócolis, saboroso e saudável

É uma opção saborosa e com muitas texturas. Este tipo de corte não possui espinhos e pode ser vendido sem a pele do peixe. Depois de cozido, se desfaz em lascas claras e tenras com um sabor inconfundível!
Essa opção de bacalhau é rica em proteínas, ferro e fósforo, além de possuir vitaminas A, E e D, grandes aliadas da nutrição balanceada; e é claro do Ômega 3.


Filé de Bacalhau

bernadetealves.com
Filé de Bacalhau: saboroso, saudável e fácil de fazer

É encontrado nas laterais do peixe, e é considerado uma carne extremamente suculenta e leve, pois seu corte é um tanto mais fino do que os outros. Além disso, os filés dessalgam facilmente. O preparo é bem mais simples se comparado aos outros cortes. É ideal para ser preparado como carne desfiada para saladas, bolinhos e escondidinho.


Bombom de bacalhau

bernadetealves.com
Bombom de bacalhau Bacalhau à moda do Porto com batatas e pimentões

É um tipo de corte extremamente saboroso e sem espinhos. Como todos os cortes desse peixe, é uma opção extremamente nutritiva e rica em proteínas, ferro, fósforo e Ômega 3. Além disso, proporciona diversas receitas deliciosas e surpreendentes. de Domingo.


Para facilitar seu almoço de Sexta-Feira Santa ou de Domingo de Páscoa, selecionamos algumas receitas com este peixe especial e saboroso.

Lombo de Bacalhau à Lagareiro

bernadetealves.com
Bacalhau à Lagareiro, fácil de fazer e gostoso de comer

Ingredientes

600g de lombo de bacalhau, 1 cebola grande, 6 azeitonas pretas, ½ pimentão vermelho, ½ pimentão amarelo, 180 ml de azeite de oliva, 100g de farelo de pão, 3 dentes de alho (sendo 2 inteiros e 1 picado), 5 batatas sauté cozidas e sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer

Em uma frigideira, prepare o farelo de pão, azeite e o dente de alho picado. Deixe no fogo até ficar seco, mas não torrado. Tempere bem com sal e reserve.
Em uma fôrma, você irá colocar a peça de bacalhau, os pimentões, batatas, cebola e alho. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos. Assim que o seu bacalhau estiver dourado, retire os legumes e temperos da fôrma, deixando apenas o bacalhau. Cubra o peixe com a farofa que você preparou e deixe no forno por mais 5 minutos.

Bacalhau à moda do Porto

bernadetealves.com
Bacalhau assado é um dos pratos tradicionais da Semana Santa

1 kg de bacalhau já demolhado por 24 horas e depois cozido, ½ copo de óleo, ½ copo de azeite de oliva, ½ kg de cebola cortada em rodelas, 8 tomates sem pele cortado em rodelas, 1 pimentão verde, 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo, ½ copo de caldo do cozimento do bacalhau, 1 copo de vinho branco seco, ½ xícara de chá de salsinha e cebolinha verde, 800g de batatas cozidas, 2 maços de brócolis ou espinafre, 2 dentes de alho, 750ml de leite, 250ml de creme de leite, 3 colheres de sopa de amido de milho, 1 colher de sopa de manteiga, pimenta-do-reino, orégano e sal a gosto e 2 folhas de louro.


Modo de Fazer

  • Você deve fazer um refogado com ½ copo de óleo, ½ copo de azeite e alho. Feito isso, acrescente a cebola, os tomates, os pimentões e o bacalhau cortado em lascas e refogue novamente. Em seguida, utilize um caldo de bacalhau e o vinho branco; refogue novamente e reserve.
  • Enquanto o peixe está reservado, refogue o brócolis com três colheres de sopa de óleo e alho.
  • Em um liquidificador, coloque o leite, amido de milho, manteiga e pimenta, bata tudo até virar um creme.
  • Montagem do prato
  • Sirva em um refratário untado, comece colocando as batatas cozidas, e depois uma camada do refogado de bacalhau, e assim sucessivamente, e o creme no final.

Filé de Bacalhau

bernadetealves.com
Bacalhau: prato tradicional da Semana Santa que é gostoso e faz bem para a saúde

Ingredientes

1 kg de filé de bacalhau dessalgado,1 colher (sopa) de colorau in natura,4 batatas em triângulos grossos, 3 tomates cortados em triângulos grandes, 2 cebolas cortadas em rodelas ou fatias, 2 pimentas doces cortadas em fatias (ou pimentão vermelho), 4 ou 5 folhas de couve inteiras, para forrar a panela, 150 g de cogumelos Paris in natura, ½ copo de azeite, 1 colher (sopa) de zimbro, 1 copo de vinho branco (Caso você queira utilizar), Salsinha fresca picada, para enfeitar o prato.


Modo de Fazer

Em uma assadeira ou panela que possa ir ao forno, forre o fundo com folhas de couve, depois acrescente uma camada de cogumelos. Logo em seguida, coloque os filés de bacalhau e despeje o vinho branco por cima. Salpique o colorau sobre o peixe e cubra com batatas, tomates, cebola, pimenta doce e o zimbro. Finalize com o azeite.
Cozinhe em forno médio com a assadeira ou panela tampada, por 40 minutos. Quando o bacalhau estiver pronto, destampe o recipiente para que todos os líquidos sequem. Retire do forno e salpique salsinha, se for de seu agrado! Está pronto!

Risoto de Bombom de Bacalhau

bernadetealves.com
Bombom de Bacalhau com risoto

Ingredientes

500g de bacalhau em lascas, 1 alho-poró grande e tenro cortado em rodelas finas, 1 cebola grande picada,5 colheres de sopa de azeite de oliva, 3 tomates maduros sem pele e sementes picados, 100 g de azeitonas verdes picadas, Sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 xícaras de chá de arroz arbóreo, ½ xícara de chá de vinho branco seco, 1,5 a 2 litros de caldo de peixe fervente, 3 colheres de sopa de salsinha picada.


Modo de Fazer

Em fogo médio, refogue em 3 colheres de sopa de azeite, o alho-poró e a metade da cebola até murcharem. Logo em seguida, acrescente o bacalhau e deixe fritar por 1 minuto. Acrescente o tomate e abaixe o fogo. Você deve deixar cozinhar por 10 minutos, mexendo às vezes. Quando obtiver um refogado encorpado, coloque as azeitonas picadas e tempere com sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo e reserve esse conteúdo.

Em outra panela, refogue o restante da cebola no azeite até que murche. Coloque o arroz e frite tudo por 1 minuto, adicionando em seguida o vinho. Deixe evaporar e adicione uma concha do caldo fervente. Cozinhe sem parar de mexer até o líquido secar. Despeje mais uma concha de caldo e repita o procedimento. Depois de ter acrescentado metade do caldo, junte o refogado de bacalhau e continue o cozimento, incorporando o caldo restante e mexendo bem a cada adição até o arroz ficar cremoso e al dente (cozido, porém firme e úmido). Salpique a salsinha e sirva.

Bacalhoada de Forno

bernadetealves.com
Bacalhoada de forno feita de lombo de dessalgado, azeitonas, pimentões e ovos

A bacalhoada de forno é uma receita tradicional do almoço de Páscoa e da ceia de Natal. Clássico da culinária portuguesa, o prato é feito com lombo de bacalhau dessalgado, batatas, ovos, cebolas, pimentões, azeitona e bastante azeite.


O segredo para deixar o bacalhau suculento é prestar atenção no cozimento. Caso a água evapore, acrescente mais água para que ele não fique duro e ressecado. Depois, é só espetar um garfo para conferir se o bacalhau está cozido, mas firme e sem desmanchar.


A bacalhoada de forno é uma receita clássica que leva poucos ingredientes.

Ingredientes
1 quilo de lombo de bacalhau dessalgado,1 quilo de batata em rodelas, 3 cebolas em rodelas, 1 pimentão verde em rodelas, 1 pimentão vermelho em rodelas, 1 pimentão amarelo em rodelas, 4 ovos cozidos por 6 minutos e cortado em rodelas, 1 xícara de azeitona preta, Azeite a gosto e Salsa picada a gosto.

Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o lombo de bacalhau dessalgado e água suficiente para cobrir o bacalhau pela metade. Cozinhe por 20 minutos. Espete o garfo para conferir se o bacalhau está firme cozido. Reserve.
Em uma panela, coloque as batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas e água suficiente para cozinhar. Cozinhe até ficar al dente. Quando estiverem cozidas e macias, escorra as batatas e reserve.
Em uma panela, coloque um fio de azeite e adicione 3 cebolas em rodelas, 1 pimentão verde em rodelas, 1 pimentão amarelo em rodelas, 1 pimentão vermelho em rodelas e pimenta-do-reino a gosto. Refogue rapidamente.

  • Forre o fundo de uma assadeira (untada com óleo) com as batatas cozidas.
  • Em seguida, adicione metade do refogado de pimentões e acomode as postas de bacalhau cozidas.
  • Acrescente o restante do refogado de pimentões, 1 xícara de azeitona preta e regue com bastante azeite.
  • Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos.
  • Finalize com os ovos cozidos e a salsa picada a gosto e sirva em seguida.


Bacalhau à provençal com Ratatouille e Crispy de Couve

bernadetealves.com
Bacalhau à provençal com ratatouille e Crispy de Couve

Ingredientes

800 gramas de Lombo de Bacalhau Dessalgado, 300 gramas de Ratatouille, Ervas de Provance a gosto, Sálvia picada a gosto, Tempero para Pescados a gosto, suco de 2 limões, 200 mililitros de azeite, sal a gosto.

Comece fazendo o Ratatouille, uma clássica receita francesa provençal de legumes cozidos do século XVIII, podendo ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento de peixes.

Ingredientes: abobrinha, beringela, cebola, tomate,pimentão verde, amarelo e vermelho, azeite a gosto, alecrim a gosto, manjericão a gosto, louro a gosto, alho a gosto, sal a gosto e molho de tomate. Corte os vegetais em rodelas finas sem as sementes e reserve.

  • Cubra o fundo de uma forma com o molho de tomate. Coloque os vegetais. Amasse o alho e espalhe por cima acrescentando o sal e o alecrim a gosto. Regue com um pouco de azeite e cubra com papel-manteiga ou alumínio.
  • Leve ao forno por 30 minutos a uma temperatura de 180° C a 200° C.


Preparo do Bacalhau

  • Em uma travessa, coloque o ratatouille, a cebola em pétalas, acrescente os lombos de bacalhau e tempere com as ervas de provance, tempero para pescados, sálvia, suco de limão e metade do azeite. Envolva todos os ingredientes no lombo.
  • Leve ao forno preaquecido a 180 °C entre 15 e 20 minutos.

Crispy de Couve

Ingredientes: 3 folhas de couve-manteiga, 300 mililitros de óleo, sal a gosto
Modo de Fazer

  • Lave, seque as folhas da couve e retire os talos. Enrole como um rocambole e corte em tiras finas.
  • Em uma panela alta, coloque o óleo e deixe esquentar bem, coloque as couves picadas pouco a pouco, pois o óleo pode derramar. Deixe a folha ficar enroladinha, pois quando você for mexer vai escutar que está pronta, pois faz um barulho crocante.
  • Retire com uma escumadeira, coloque em papel-toalha e tempere com sal.


Modo de servir

Monte em um prato individual, com ratatouille e por cima o lombo de bacalhau, regue com o restante do azeite e adicione o crispy de couve.

O Bacalhau é uma sugestão fácil e prática para o almoço de Sexta-Feira Santa. Você pode também fazer peixe assado no forno, peixe ensopado e peixe ao molho, escondidinho de bacalhau e torta de bacalhau de forno. Sugestões simples e econômicas não só para a Semana Santa como para saborear em qualquer refeição.

O peixe é um ingrediente versátil que pode ser feito de diversas maneiras.


Para quem busca economia, rapidez e praticidade, o peixe ao molho é uma ótima sugestão para a Semana Santa. A receita é simples de preparar e fica pronta em 30 minutos. E leva ingredientes que normalmente a gente tem em casa: cebola, tomate, pimentão, limão, cenoura, abobrinha e cheiro-verde.


Uma dica é fazer Filé de Peixe a sua escolha. A tilápia, por exemplo, é um peixe de água doce muito saboroso, de carne branca e suculenta já o Salmão é muito conhecido na culinária japonesa, por ser salmão um peixe super saboroso e nutritivo.

Filé de Peixe com Cama de Vegetais Refogados

bernadetealves.com
Filé de Tilápia com cama de vegetais, saboroso e suculento

Ingredientes:
4 filés de peixe (cerca de 400g), 1 dente de alho amassado,
1 colher (sopa) de suco de limão, 1 pitada de pimenta-do-reino, Cheiro Verde, 1 colher (sopa) de azeite, 1 cebola ralada, 1 cenoura pequena em palitos finos, meio pimentão vermelho em palitos finos, 1 abobrinha média em palitos finos, 1 sache do Maggi Meu Segredo e 2 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada.

Modo de preparo

  • Em um recipiente tempere os filés de peixe com o alho, o suco de limão, a pimenta e 1 sachê do Maggi Meu Segredo. Reserve.
  • Em uma frigideira grande aqueça metade do azeite e refogue a cebola.
  • Junte a cenoura e o pimentão, mexendo delicadamente, por cerca de 5 minutos.
  • Junte a abobrinha
  • Refogue por mais 5 minutos, ou até que os vegetais estejam cozidos, mas ainda firmes. Reserve aquecido.
  • Aqueça outra frigideira com o restante do azeite e grelhe os filés, deixando-os dourados por fora e macios por dentro.
  • Arrume os vegetais refogados em um prato de servir, acomode o peixe por cima e polvilhe com a cebolinha.

Peixe ao molho

bernadetealves.com
Peixe ao molho: saboroso, saudável e fácil de fazer

Ingredientes
1 quilo de filé de peixe, sal a gosto, Suco de 1 limão, 1 fio de azeite, 1 cebola em rodelas, 1 pimentão verde em rodelas, 3 tomates em tiras, e Cheiro-verde a gosto.

Modo de Preparo

  • Tempere os filés de peixe com sal a gosto e suco de 1 limão. Reserve em refrigeração.
  • Em uma panela, coloque 1 fio de azeite, 1 cebola em rodelas, 1 pimentão verde em rodelas e 3 tomates em tiras.
  • Em seguida, acomode os filés de peixe e deixe cozinhar por 5 minutos.
  • Finalize com cheiro-verde a gosto.
  • Sirva em seguida.

Como retirar a pele e sementes do tomate

  • Faça um corte em x nos tomates.
  • Coloque em água fervente por 30 segundos.
  • Escorra e coloque em água gelada.
  • Retire a pele.
  • Corte ao meio e retire as sementes.


Fotos: Divulgação e Reprodução