Parcerias em risco: cuidado em quem você confia

No meio empresarial, é absolutamente necessário construir parcerias em visem o crescimento mútuo dos interessados. É nesse sentido que se constroem os relacionamentos entre sócios, colaboradores, parceiros e representantes comerciais, dentre tantas outras formas de colaboração.
No entanto, por razões diversas, há pessoas que não são dignas de confiança e podem trazer severos prejuízos. Dentre as perguntas que você deve fazer, algumas são absolutamente reveladoras:

Posso confiar nessa pessoa/empresa?
Temos os mesmos princípios e valores?
Quais são os reais interesses por trás desta parceria?
Qual é o histórico desse parceiro?
O que impede que ele venha a me trair em eventual parceria?
Com essas questões respondidas, sem prejuízo de outras, é possível dar um passo a mais nesse relacionamento profissional. No entanto, é sempre importante manter certo grau de ceticismo e procurar ferramentas jurídicas que lhe protejam e minimizem os riscos.

Esse cuidado é de extrema relevância. Com algumas décadas em Brasília, já acompanhei um sem-número de situações lamentáveis principalmente profissionais liberais vendendo serviços de recuperação tributária e se valendo de tráfico de influência e exploração de prestígio.
Recentemente, em mais um desses casos, soube de advogados que estariam a trair a confiança de parceiros comerciais e não honrar com os compromissos assumidos.
Por isso, é sempre bom reforçar: cuidado em quem você confia!
Fotos: Reprodução