Páscoa: compromisso pela vida e esperança de novos recomeços

bernadetealves.com
Páscoa: compromisso pela vida e esperança de novos recomeços

É Páscoa! Tempo de celebrar o triunfo de Jesus Cristo sobre a morte. ELE vive, ELE reina e nos fortalece. Quando cremos vencemos a morte, a escuridão e os desertos que a vida nos impõe.


O verdadeiro sentido da Páscoa está no mistério, o segredo onde Deus se fez homem, pessoa, carne da nossa carne, em seu filho Jesus, e nos resgatou da morte, do pecado e nos deu a dignidade de filhos e filhas de Deus. É com esse sentido que devemos olhar. Páscoa é passagem e vida nova que nasce do coração de Deus e invade o nosso coração.


O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Primeiro Concílio de Niceia (ano de 325 d.C), devendo ser celebrado sempre ao domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul).

bernadetealves.com
Jesus ressuscitou! ELE vive, ELE reina e nos fortalece


A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. No Novo Testamento, a Páscoa é a celebração da passagem da morte para a vida, através da ressurreição de Jesus Cristo.


De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. No catolicismo, as comemorações referentes à Páscoa começam na “Quinta Feira Santa” com a Missa da Ceia do Senhor. Em seguida, na “Sexta Feira Santa” é celebrada a crucificação de Jesus. O “Domingo de Páscoa”, que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos, encerra as comemorações de Páscoa.


A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou aproximadamente 400 anos.


Páscoa se origina da palavra em latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”. Essa “passagem” esta descrita no Antigo Testamento como a libertação do povo israelita da escravidão no Egito. A Páscoa era celebrada pelos judeus para comemorar a liberdade conquistada pelo seu povo.


Segundo a Bíblia, Jesus teria participado de várias celebrações pascais. Quando tinha doze anos de idade foi levado pela primeira vez pelos seus pais, José e Maria, para comemorar a Páscoa, conforme narram algumas das histórias do Novo Testamento da Bíblia. A mais famosa participação relatada na bíblia foi a “Última Ceia”, onde Jesus e os seus discípulos fizeram a “comunhão do corpo e do sangue”, simbolizados pelo pão e pelo vinho.

bernadetealves.com
A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas


A Páscoa é comemorada em vários países, principalmente aqueles com fortes influências do cristianismo. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.


Diferentes religiões e denominações celebram a Páscoa de maneira diferente. Enquanto os católicos são encorajados a não comer carne na Quaresma, para os protestantes não existe essa restrição. Além disso, os protestantes não costumam celebrar todos os dias da Semana Santa como os católicos, dando mais importância à Sexta Feira Santa e Domingo de Páscoa.


Símbolos da Páscoa

bernadetealves.com
O Cordeiro é um símbolo da Páscoa porque representa a aliança de Deus com o povo judeu no Antigo Testamento

A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas. A maioria destes símbolos, no entanto, foram sincretizados pela igreja a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões.


O cordeirinho é um legítimo símbolo da páscoa cristã. Ele representa a aliança de Deus com o povo judeu no Antigo Testamento. Já para os cristãos, Jesus Cristo é chamado de “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.


O coelho da Páscoa, por exemplo, se tornou um dos principais símbolos desta festividade em referência as comemorações feitas pelos povos antigos durante o começo da primavera. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.


O ovo também é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. A partir deste costume, surgiram os primeiros Ovos de Páscoa.


Nesta Páscoa vamos dizer sim ao amor e à vida, lutar por um mundo mais justo e investir na solidariedade. Que fortaleça nossos corações para recomeçarmos sempre com alegria e coragem.


Vamos renovar nossa fé e esperança neste tempo tão marcado pela dor, pela violência e pela guerra. Que possamos fazer esse compromisso pela vida e pelas pessoas para que haja paz, respeito e amor.


Busquemos em Nosso Senhor Jesus força para abrir cada vez mais espaço para que o significado sagrado da Páscoa entre nesse ambiente contaminado pelo materialismo, pelo consumismo, e que a Páscoa seja realmente entendida, assumida, vivida como um grande gesto de amor de Deus por cada um de nós.


Feliz e Abençoada Páscoa a todos.!!!


Fotos: Reprodução