Tango dá o ritmo do aniversário de 62 anos de Brasília

bernadetealves.com
Juliano Andrade y Paula Emerick vão embalar os 62 anos de Brasília durante Festival Internacional de Tango


O tango originou-se no final do século XIX nas margens do Rio da Prata, em Buenos Aires, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai. Acredita-se que o estilo musical seja decorrente da habanera e da milonga, que são vertentes da música cubana. Apenas em 1910, com a difusão dessa arte, o tango passou a ser aceito pela burguesia e a partir de então, ganhou os salões e viveu fases gloriosas.


A primeira foi nos anos 20, quando algumas personalidades argentinas e uruguaias começaram a dedicar-se na difusão do tango. Escritores centraram esforços na valorização dessa arte e surgiram importantes cantores como Carlos Gardel, Ignacio Corsini, Agustín Magaldi, Rosita Quiroga, Azucena Maizani e Enrique Santos Discépolo.


Mais tarde, na década de 40, houve outro momento de ouro para o tango, em que mais nomes de sucesso surgiram, como: Aníbal Troilo, Astor Piazzolla, Armando Pontier, Francisco Canaro, Carlos di Sarli, Juan D’Arienzo e Osvaldo Pugliese.


As coreografias deste gênero de dança e música possuem certo grau de complexidade e transmitem sensualidade, paixão e tristeza. A dança é feita em pares e para realizá-la é necessário habilidade e expressividade. Para que a apresentação seja bem sucedida, o casal deve ter entrosamento, conexão e capacidade de improvisação.


Este importante símbolo cultural foi elevado à categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2009.


Como gaúcha de nascimento aprecio muito esta manifestação cultural e assim como eu centenas de brasilienses vão poder apreciar a icônica dança no dia do aniversário de Brasília.


“Brasília Tango Festival”,Festival Internacional de Tango, começa na quinta-feira, dia 21 e vai até domingo dia 24 com profissionais e iniciantes de todo o país, além de convidados da Argentina.


O BTF promete à Brasília uma imersão no universo tangueiro em que iniciantes e profissionais compartilharão conhecimento e experiências. O tango contagia pela beleza das apresentações e promove o intercâmbio cultural de profissionais brasileiros e argentinos e proporciona conhecimento e alegria.


O evento que está em sua terceira edição é gratuito e ocorre na Asa Sul, no Setor de Hotéis e Turismo Norte e em Taguatinga.


Na abertura, o público pode conferir “Espetáculo Internacional de Tango”: 20h, no Hotel Golden Tulip, no Setor de Hotéis e Turismo Norte e depois confere “Milonga de Abertura”: 22h30, no Espaço Providência, na 601 Sul.

Anna Elisa é professora e coreógrafa há 24 anos, iniciando no ballet clássico e jazz aos 4 anos de idade para depois se encantar pela dança de salão e pelo tango no Rio de Janeiro, ao vir para Brasília integrou a equipe da Companhia de Dança Marcelo Amorim por 16 anos.


Sávio Menezes é ator, professor e coreógrafo especializado em danças de salão, formado em Licenciatura em Dança pelo Instituto Federal de Brasília. Atualmente é integrante da Duo Cia de Dança dirigida por Rodrigo Mena Barreto.


Juntos desde 2014 nesta parceria de dança, participaram do 4º e 5º Festival de Tango Argentino; da Bienal de Tango de Florianópolis, onde participaram da Maratona Coreográfica dirigida por Sebastian Arce e Mariana Montes; do Seminário de Composição Coreográfica com Mário Morales (técnico dos Campeões Mundiais de Tango).


Em 2017, abriram o primeiro estúdio de dança especializado em Tango de Brasília, o Estúdio de Dança Anna&Sávio. Criadores do método DescompliTANGO que visa facilitar o ensino-aprendizagem no Tango, tornando-o acessível a todos.

bernadetealves.com
Tango, Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, é atração no aniversário de 62 anos de Brasília


São realizadores do Brasília Tango Festival, primeiro festival internacional de Tango de Brasília que teve sua primeira edição em 2020, presencialmente, e em 2021, 100% online. A realizada em 2020, contou com mais de 150 participantes. À época, Brasília foi lançada no circuito de grandes eventos de tango do país.Aqui estiveram profissionais e iniciantes de Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Fortaleza (CE).


Em 2022, no aniversário de Brasília, eles esperam encantar o público ainda mais.

Juliano Andrade e Paula Emerick são os campeões do Campeonato de Baile de la Ciudad de Buenos Aires 2019 (categoria Milongueros del Mundo), os campeões brasileiros 2019 (tango de pista) e finalistas do Mundial de Tango (escenario/pista, 2017/2019).


Em 10 anos de parceria, entre os diversos trabalhos desenvolvidos pelo casal, merecem destaque: performances em várias prestigiosas milongas de Buenos Aires; aulas e shows na Bélgica, Colômbia, Espanha, França, Grécia, Holanda e Itália; dançarinos da Companhia “El Cxuce”, dirigida por Vanesa Villalba e Facundo Piñero; aulas e show em festivais e eventos pelo país nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal; direção do grupo de formação Fuerza Tanguera e dos espetáculos “El Tango es el Tango” e “Cafetín de Buenos Aires”.

Fotos: Reprodução do Acervo pessoal do Festival